jusbrasil.com.br
23 de Setembro de 2021

O desafio de se prospectar o primeiro cliente

Como superar as barreiras da advocacia a fim de prospectar o primeiro cliente? Confira, aqui, conteúdo exclusivo do curso "Guia prático: como abrir seu escritório de advocacia e encantar os clientes", do Jusbrasil Academy.

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 11 meses

O primeiro cliente é emblemático: um desafio que materializa nossa identificação enquanto profissionais. Obter o diploma e passar na prova da Ordem são importantes passos na vida de um jovem profissional, mas é atuação em um primeiro processo que consolida nossa primeira experiência profissional como advogado de fato.

Trata-se, portanto, de uma responsabilidade especial.

Como devemos então nos portar, como jovens advogados, de forma a garantir o contato com nosso primeiro cliente?

Como prospectar o primeiro cliente

Primeiramente, importa ressaltar que a autoconfiança é essencial para um profissional do Direito. Como profissionais, é importante que nós sejamos capazes de nos enxergar enquanto profissionais e enquanto advogados.

No ofício, as pessoas começam a confiar em nós como profissionais quando somos capazes de entregar possibilidades de resolução de problemas que sejam mais fáceis ou menos onerosas em sua vida. Advocacia, portanto, envolve facilitar a boa compreensão do Direito para a resolução de problemas comuns.

Nesse sentido, é importante que nós, como jovens advogados, mantenhamos uma escuta aberta em conversas do cotidiano. Isso permite que nos introduzamos como advogados, de modo a fazer questionamentos e ponderações que criem um fluxo de confiança e de confiabilidade na nossa posição profissional.

Além disso, é importantíssimo sustentar uma postura que permita que as pessoas confiem em se abrir para você, como profissional. A posição de advogado implica em uma postura aberta que garanta que as pessoas estejam confortáveis em discutir problemas e questões sensíveis de sua vida com você, que podem envolver, por exemplo, conflitos pessoais em suas famílias ou em seus ambientes de trabalho.

É preciso transparecer a confiança e se mostrar uma pessoa confiável, que compreende do assunto e que facilita maneiras de resolução. Importante: enquanto para você, aquela história é um caso, um conflito a ser resolvido, para a pessoa, aquela é uma informação valiosa que diz respeito à sua própria vida.

Se colocar e se reconhecer nessa posição profissional de advogado auxilia que outras pessoas te reconheçam como profissional. Dessa forma, se possibilita a indicação e o referenciamento de casos que podem vir a serem, de fato, seus primeiros clientes.

Essas dicas são apenas um exemplo do que você pode aprender no curso "Guia Jovem Advocacia: Como Abrir Seu Escritório De Advocacia E Encantar Os Clientes".

Com aulas sobre "como fazer atendimentos online?" e "como precificar os serviços advocatícios?", o novo curso gratuito do Jusbrasil Academy, que trás dicas práticas para jovens profissionais que tentam se encontrar no mercado de trabalho.

>> Clique aqui e inscreva-se no curso gatuitamente

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)