jusbrasil.com.br
30 de Junho de 2022

O poder dos dados jurídicos estruturados para escritórios, imobiliárias e legaltechs

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 2 anos

Segundo o relatório da Capgemini, uma das maiores consultorias financeiras do mundo, a previsão é que, em 2020, o volume de transações financeiras sem dinheiro físico chegue perto das 1,5 milhão de transações por segundo. Esse número inclui transações com cartões de crédito e débito, assim como aquelas realizadas por celular, internet banking e outros meios de pagamento.

A internet trouxe inúmeros benefícios para viabilizar trocas, mas ela também gerou uma série de desafios para empresas que se inserem nesse contexto.

Por um lado, temos clientes cada vez mais exigentes no que diz respeito à simplificação e à velocidade das transações. Por outro, temos reguladores elevando padrões de segurança para ter certeza que tais transações serão feitas de maneira idônea.

E é aí que entra a API do Jusbrasil: queremos trazer ainda mais segurança para todos os envolvidos em qualquer tipo de negociação.

Utilizamos de informações jurídicas estruturadas e enriquecidas para facilitar a tomada de decisão de profissionais que lidam com grandes volumes de dados.

Escritórios de advocacia: M&A, due diligence e contencioso de massa

Alguns setores do mercado jurídico possuem uma demanda expressiva de acompanhamento e análise de dados jurídicos. É o caso de escritórios que lidam com contencioso de massa, que atuam em fusões e aquisições (M&A) ou que possuem departamentos de monitoramento de competidores.

No caso do contencioso de massa, é imprescindível a busca diligente por toda e qualquer movimentação nos processos. Em uma carteira com milhares de processos ativos, esse pente fino deve ser ainda mais criterioso.

Escritórios que lidam com fusões e aquisições (M&A) precisam passar por milhares de documentos para validar as negociações de seus clientes. Essa atividade, também conhecida por Due Diligence, é uma das fases mais demoradas e desgastantes de um processo de M&A, e o uso de uma API de dados que consegue puxar as informações acerca do passivo judicial de uma empresa e de seus sócios em poucos segundos pode ser de grande valia.

E claro, em um mercado com mais de 1,2 milhão de advogados, o monitoramento de competidores é quase um pré-requisito para o sucesso. Imagine o que uma API de dados jurídicos estruturados pode fazer para auxiliar nessa tarefa de se manter sempre um passo à frente de seus concorrentes?

LegalTechs: jurimetria, ERP jurídico, ODR

O mundo está mudando rápido, e o Direito não pode ficar de fora!

Essa é a proposta de grande parte dos players que atuam no mercado de Legaltech, sendo que o acesso aos dados jurídicos estruturados via API pode se mostrar um verdadeiro tesouro para perseguir essa missão.

Isso porque empresas de tecnologia que lidam com jurimetria (análise de dados para o Direito), softwares jurídicos (ERP), resolução online de conflitos (ODR) e outras inovações no mercado jurídico podem utilizar desses dados para otimizar seus produtos e gerar ainda mais valor para seus clientes.

O Jusbrasil, enquanto uma LegalTech, tem interesse em ver esse mercado cada vez mais aquecido e relevante no cenário brasileiro. Trabalhamos pela conexão de pessoas com a justiça, e isso passa por contribuir para um cenário de LegalTech que consiga de fato revolucionar a forma como profissionais do Direito prestam os seus serviços.

Com a API de dados do Jusbrasil, pretendemos ser uma fonte confiável e escalável de informações jurídicas estruturadas para que outros players de tecnologia no Direito possam evoluir suas próprias soluções.

Mercado imobiliário

O mercado imobiliário por sua vez, possui uma peculiaridade importante: imóveis comumente são usados como garantia de outros negócios e são difíceis de se dividir em divórcios, inventários e outros procedimentos que demandem a meação do bem.

Ou seja, se você comprar um imóvel que está garantindo alguma dívida, você pode acabar perdendo o seu bem para um credor por conta de um débito que você nem achava que possuía.

Considerando tal peculiaridade, saber o background do imóvel e dos seus proprietários é essencial para avaliar se vale a pena entrar em um negócio ou não, sob o risco de perder as economias de uma vida inteira.

No caso de empresas que lidam com compra, venda e aluguel de imóveis essa atenção dobrada com isso, tanto para não comprometer o caixa da empresa de maneira equivocada quanto para agilizar o procedimento de background check para não perder oportunidades valiosas.

Você sabe com quem está lidando?

Trocas e negociações são chave para o desenvolvimento - e confiança é a matéria prima para que transações aconteçam de forma fluida e eficiente.

Acreditamos que a falta de informações precisas de forma ágil é um dos grandes gargalos da economia de nosso país. Nesse sentido, dados jurídicos estruturados, enriquecidos e acessíveis podem transformar essa situação.

Somos pioneiros no mercado de informação jurídica e pretendemos trazer essa nossa experiência para criar um ambiente cada vez mais propício para novos negócios em nosso país.

Vamos juntos?

Informações relacionadas

Blog do Jusbrasil
Artigosano passado

5 Metodologias para acelerar o cumprimento de prazos

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 5 meses

O que é Legal Analytics e como implementar no seu escritório?

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 10 meses

Pesquisa Jurídica: tudo que você precisa saber!

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 4 meses

Como aperfeiçoar seus serviços jurídicos em meio ao Big Data?

Blog do Jusbrasil
Artigosano passado

Guia Prático de Tecnologia no Direito

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Luiz Ferreira de Lima neto continuar lendo

Oi
Oi Muito obrigado continuar lendo

Separação de casal! Não tenho como pagas despesas continuar lendo