jusbrasil.com.br
23 de Setembro de 2021

Simplificando a contabilidade para advogados autônomos e escritórios

Qual tipo empresarial é o mais adequado? Qual o regime tributário eu devo optar? Preciso protocolar meu contrato social na Junta Comercial ou na OAB do meu estado?

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 10 meses

Sabemos que ninguém se forma em Direito pensando em fazer cálculos - e que, por mais que a contabilidade seja essencial para profissionais jurídicos, ela pode se mostrar bem desafiadora.

Afinal, poucos países possuem regulações mais complexas que o Brasil, e se manter atualizado com todas as normas relativas às áreas de atuação do escritório já toma tempo o suficiente de advogados e advogadas.

Acontece que seja você um profissional autônomo ou um sócio de um escritório de advocacia, essas questões necessariamente precisam ser enfrentadas, sob pena de inviabilizar o seu negócio.

Pensando nisso, o Jusbrasil se juntou à Agilize para desmistificar os segredos da contabilidade para advogados.

A importância da Contabilidade para os advogados

Desde a abertura de um negócio, seja de um escritório de advocacia ou a própria Pessoa Jurídica atuando enquanto profissional liberal, é fundamental o acompanhamento por parte de um contador.

Nesse sentido, a formalização de uma personalidade jurídica para advogados autônomos pode trazer uma economia significativa em relação aos impostos a serem pagos.

No processo de abertura existem decisões importantíssimas a serem tomadas. Vale lembrar que algumas delas acompanharão o seu negócio para sempre, portanto, é necessário que essa tomada de decisão seja feita de forma assertiva e planejada.

Do regime de tributação (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real), passando pela natureza jurídica, pela Razão Social, e até mesmo pelo porte da empresa, há de se decidir com muita cautela. Isso porque essas escolhas impactarão questões importantes como o limite de faturamento, a alíquota dos impostos a serem pagos e tantas outras questões limitantes.

No entanto, engana-se quem pensa que o auxílio do contador é necessário apenas na abertura de uma empresa.

Já não bastasse a importância em tais processos, a assessoria contábil também é fundamental para manter o seu negócio em dia e para te auxiliar na inteligência financeira do seu negócio.

É uma forma de assegurar o cálculo correto dos impostos de acordo com a sua atividade, a emissão e validação de importantes documentos e demonstrativos, a não incidência de multas e erros fiscais, dentre tantas outras questões.

Quais os benefícios do serviço contábil para os advogados?

Até aqui, você já percebeu que a contabilidade pode ser uma grande aliada do seu negócio enquanto advogado empreendedor, certo?

Ainda assim, trouxemos mais alguns pontos para te mostrar na prática mais alguns benefícios:

Todas as Obrigações Legais inclusas

A contabilidade especializada para advogados fará toda a gestão das questões contábeis, trabalhistas e fiscais por você. Ah, e os registros também!

Portanto, de forma simples e prática você terá acesso a solução para essas áreas que envolvem muita burocracia e detalhes que podem custar caro para seu escritório.

Controle das Finanças

Sem um controle financeiro, o seu negócio ficará à mercê da sorte. Você sabe disso.

Com a ajuda de uma contabilidade, será muito mais prático realizar o controle do orçamento do seu escritório (ou da empresa). Afinal, uma das premissas da contabilidade é separar os gastos pessoais dos gastos do negócio, e isso fará uma diferença enorme no modo como você encara as coisas.

É o que diferencia os profissionais que ficam na mesmice, dos profissionais que de fato decolam.

Além do mais, com a ajuda de uma contabilidade você terá mais parâmetro para estabelecer um pró-labore e resolver todas as questões relacionadas ao imposto de renda.

Sem contar as questões relacionadas ao INSS e à aposentadoria! Este tema é especialmente sensível para profissionais liberais e é algo que muitos vão deixando para depois, mas quando se dão conta, já perderam um grande tempo em que poderiam estar contribuindo para o seu próprio futuro.

Acompanhamento da Produtividade

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”

~ Lewis Carroll

Essa frase diz muito sobre a importância de se planejar, mas fato é que sem informações confiáveis e uma base contábil a qual recorrer, fica difícil fazer qualquer planejamento de médio ou longo prazo.

Através da organização e centralização das informações proporcionadas pela contabilidade, você terá em mãos tudo o que precisa para fazer um acompanhamento produtivo do seu negócio.

Vai ficar mais fácil entender o que está acontecendo para assim traçar metas e objetivos estruturados!

Dito isso, e na prática, eu preciso mesmo de um contador?

Sim, você precisa de um contador. Além de ser fundamental para tudo o que já falamos e muito mais, é também uma atividade obrigatória a depender do caso.

Mas que casos são esses?

Tudo depende da sua natureza jurídica e do seu regime de tributação. Existem situações e situações, cada qual com suas especificidades em relação às faixas de faturamento e alíquotas a serem pagas mensalmente.

E a boa notícia é que, como em quase todos os outros setores, a internet e revolucionou o acesso a essas e outras informações acerca da contabilidade para advogados.

A contabilidade online é uma inovação que surgiu no Brasil com a Agilize, em 2013, e tem se mostrado uma alternativa interessante devido a transparência e a agilidade dos processos.

Percebendo que essa questão merece o aprofundamento devido, convidamos a Agilize para prestar uma verdadeira consultoria em forma de webinar, e assim nasceu o nosso grande evento que se aproxima…

Webinar: tire todas as suas dúvidas sobre contabilidade para advogados!

Este super encontro promete. Será uma verdadeira aula sobre os diversos caminhos - e suas consequências - que o advogado pode ter em relação a formalização do seu negócio:

● Qual o melhor tipo de empresa (Natureza Jurídica) para os diferentes casos?

● Qual o melhor Regime Tributário?

● Como tributar os honorários de sucumbência?

● E o INSS, como proceder?

Essas e muitas outras questões serão respondidas com clareza e didática para você não ter mais dúvidas a respeito.

O webinar acontecerá no dia 10/12 às 19 horas. Inscreva-se gratuitamente clicando aqui e receba o link da transmissão diretamente no seu e-mail!

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Contabilidade é uma ciência, a nobre de conduzir os negócios ao sucesso. Graduei-me em Contabeis e por necessidade graduei-me em direito
Aliei o melhor das graduações para atender melhor meus cliente e parceiros continuar lendo

Excelente! continuar lendo

preciso urgente tirar uma guia do ITD alguem que faça por um valor justo? zap 21 985423651 continuar lendo

preciso de uma guia de ITD pra pagar e registrar um formal de partilha.alguem que saiba emitir essa guia e qual valor sera cobrado? zap 21 985423651 continuar lendo