jusbrasil.com.br
21 de Janeiro de 2022

Escritório do Futuro: conquiste clientes, otimize tempo e foque no Direito com a tecnologia

Seja bem-vindo ao Presente!

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 9 meses

Estamos passando por intensas transformações sociais em função do desenvolvimento de novas tecnologias.

Esse processo foi muito acelerado pela pandemia do Covid-19, que deu enorme destaque ao acesso à rede como instrumento para tornar viável o distanciamento social.

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br) considera que as tecnologias de informação e comunicação foram ferramenta crucial para lidar com o isolamento e mitigar os efeitos da pandemia.

Os tempos mudaram muito, principalmente no último ano.

Agora, anywhere office, Advocacia 4.0, listas virtuais de clientes, armazenamento em nuvem... Esses são alguns dos recursos virtuais que já fazem parte da realidade de trabalho de muitos advogados, principalmente daqueles ligados à área de inovação e empreendedorismo.

Neste post nós damos várias dicas para conhecer e fazer o melhor uso dessas ferramentas.

Expectativa x Realidade

Você sente que enfrentou todo um curso de graduação em Direito e que seu esforço não está sendo compensado pelo mercado de trabalho? Que passa mais tempo com questões organizacionais do que com questões jurídicas, ou não consegue captar muitos clientes?

Essas são algumas das dificuldades de vários advogados recém-formados.

Atualmente, a OAB registra em seus quadros um total de 1.289.297 advogados. É difícil se manter competitivo nesse cenário.

A boa notícia é que as tecnologias digitais, que apresentamos neste artigo, podem dar grandes vantagens ao seu serviço jurídico e mantê-lo sustentável.

Quer transformar seu escritório de advocacia no escritório do futuro? Ou até mesmo abrir um escritório digital de advocacia? A gente ajuda!

Vamos apresentar soluções para três desafios principais: prospecção de clientes de advocacia, otimização de fluxo de trabalho e ferramentas para melhorar o estudo do Direito.

Você irá encontrar, também, links para outros dos vários artigos que temos em nosso Blog - é só clicar nas palavras sublinhadas para ser redirecionado! A missão do JusBrasil é promover o acesso à Justiça através de recursos e conteúdo educativo, relevante e de qualidade.

1) Captação de clientes

Um ótimo jeito de conseguir clientes na advocacia é por meio do marketing de conteúdo.

A ideia é que, para divulgar seu serviço como advogado, uma boa estratégia é criar conteúdo informativo, que resolva dúvidas de clientes em potencial e mostre que você sabe bastante sobre determinado assunto.

Por isso é interessante investir seu tempo em criação de Blogs, redação de artigos online e publicações em redes sociais.

Essa nova forma de publicidade está 100% de acordo com as regras previstas no Código de Ética da OAB (só é preciso tomar alguns cuidados). É uma alternativa criativa e dentro da lei para divulgar seu serviço de advocacia.

Você atrai e convence seu cliente em potencial do seus serviços por meio da disseminação de conteúdo didático sobre o problema que ele enfrenta. Ao mesmo tempo você estuda e aprende mais sobre inovações, o que contribui para que se torne referência no tema.

É importante também sempre pensar a criação de conteúdo (assim como sua linguagem, design) do ponto de vista daquele que você quer alcançar - no caso, o cliente. É o que se chama de “UX - User Experience”.

Mas a tecnologia pode ajudar de jeitos ainda mais eficientes.

Você se lembra como era complicado pedir um táxi antigamente, quando ainda não existia Uber ou Cabify?

Se lembra também como havia menos opções para entrega de lanches na época em que, ao invés de iFood, as pessoas só tinham alguns ímãs de geladeira, com o telefone de umas 4 ou 5 lanchonetes que faziam delivery?

A Internet e os aplicativos revolucionaram o universo de prestação de serviços. E o Direito não ficou de fora.

O Diretório Virtual é uma das funcionalidades do Escritório Online JusBrasil. Por meio dele, milhares de pessoas que procuram por advogados são conectadas com os profissionais cadastrados no sistema. É praticamente uma lista virtual de clientes.

Os advogados assinantes possuem uma caixa de mensagens, filtráveis por área de atuação e localidade, onde podem se comunicar com clientes em potencial. Tudo respeitando o Código de Ética da OAB.

Já se passou o tempo em que o serviço de advocacia era divulgado pelo “bocaaboca". A conexão virtual é o futuro. Na verdade, já se trata do presente do advogado inovador e empreendedor.

2) Otimização do fluxo de trabalho – como evitar repetição de tarefas e agilizar o trabalho burocrático?

Trabalhar como advogado envolve mil questões além do Direito. É comum que as faculdades de Direito não abordem desafios de ordem prática do mercado de trabalho, que dizem respeito principalmente à gestão do seu serviço.

Quer você faça parte de um escritório ou exerça advocacia autônoma, esses desafios com certeza irão aparecer.

Que bom que as tecnologias digitais também facilitam uma gestão eficiente do seu escritório de advocacia.

Com os bancos de dados em nuvem, por exemplo, é possível que informações e documentos sejam armazenados no meio virtual. Dessa forma, o trabalho não fica dependente de computadores físicos específicos, como acontecia nos escritórios de antigamente.

Agora é possível acessar arquivos de qualquer local que tenha acesso à Internet. Isso torna o trabalho de grupos de advogados muito mais rápido e barato.

Mesmo se você trabalha sozinho, o armazenamento em nuvem desocupa o espaço do seu computador, que pode ficar mais aliviado para realizar outras tarefas.

Como praticamente não existem mais arquivos físicos, é super importante investir na organização e centralização de documentos virtuais.

Vamos supor que você precise acessar as informações de contato de um cliente, algum modelo de petição ou algum documento escaneado. Se os seus arquivos forem organizados segundo um padrão específico que todos seus colegas de trabalho conheçam, fica bem mais rápido localizá-los.

Imagem retirada do site cloudcoaching.com.br

Dicas práticas

É interessante, por exemplo, combinar previamente uma forma de nomear os arquivos. Não se esqueça, também, de fazer backups regulares de todos eles, para não correr o risco de perdê-los.

Estudar maneiras de promover uma gestão eficiente do seu serviço de advocacia é essencial para otimizar seu fluxo de trabalho.

Também oferecemos ferramentas personalizadas para otimizar seu trabalho como advogado.

A depender do plano de assinatura do Jusbrasil PRO que você contratar, é possível:

  • Monitorar 1 (um) termo de alerta nos Diários Oficiais;
  • Acompanhar até 5 (cinco) processos (andamentos e publicações);
  • Fazer download e cópias ilimitados de Diários Oficiais, Jurisprudências e suas Ementas prontas.

Se quiser optar por um serviço mais completo, indicamos nosso Escritório Online.

Ele oferece ainda mais funcionalidades para auxiliar na sua rotina de trabalho:

  • Organizar contatos em agenda virtual: você gerencia os contatos por meio de etiquetas personalizáveis para identificar cada um (ex.: Advogado Correspondente, Parte, área Cível, etc.);
  • Organizar documentos: você salva modelos de peças, documentos de clientes e do escritório, e quaisquer outros que quiser;
  • Consultar e acompanhar processos em todos os tribunais do Brasil: é possível etiquetar cada demanda (por assunto, por fase, por valor da causa...) e pesquisar com base nas últimas movimentações processuais;
  • Sincronizar processos com o andamento no sistema dos Tribunais: você recebe alertas em função de novas publicações e outras movimentações processuais;
  • Elaborar calendário do escritório: você organiza a agenda conjunta de seus parceiros e estimula o trabalho em equipe.

Os valores da assinatura variam de acordo com a quantidade de cada função desejada: quantos processos serão acompanhados, quantos documentos armazenados, quantas pessoas farão uso do serviço, dentre outros.

Ferramentas tecnológicas acessíveis

Além disso, como já dissemos, o Escritório Online dá acesso ao nosso Diretório Virtual, que possibilita contato com clientes virtuais.

Lembrando que todos esses recursos são acessíveis em qualquer lugar, desde que haja conexão à Internet.

É por isso que o Escritório do Futuro possibilita uma grande redução de gastos. Não é mais necessário alugar um espaço comercial para atender seus clientes. Tudo pode ser feito à distância.

Os instrumentos de trabalho necessários agora são basicamente computador e conexão rápida e confiável à Internet.

É claro que você pode continuar também com seu escritório físico se quiser manter um contato presencial com seus clientes. Mas isso não é mais obrigatório, como um dia já foi.

Conhecendo e pondo em prática as melhores técnicas de gestão, você se prepara para concentrar seu tempo naquilo que realmente estudou na faculdade: as questões jurídicas.

3) Foque no que você estudou: Direito

Existe uma relação cada vez mais forte entre Direito e tecnologia.

Além de representar potencialidades em prospecção de clientes e gestão eficiente, as ferramentas digitais também mudam bastante a forma como o Direito existe e é estudado.

Para ilustrar um pouco dessa mudança, podemos pensar em inteligência artificial.

Calma, não acreditamos que os robôs vão substituir advogados, e muito menos dominar o mundo! Essa é a ideia que muitas pessoas têm sobre inteligência artificial, talvez por conta de filmes e séries de ficção científica como Ex Machina e Black Mirror.

A questão é que hoje existem muuuitas informações complexas armazenadas em grandes bancos de dados - é o que se chama de BigData. Além disso, há programas de computador que conseguem olhar para todas essas informações e traçar padrões - é a chamada análise de sistemas.

A fim de entender melhor como isso funciona na prática, vamos tomar de exemplo o setor da saúde.

Imagine se todos os prontuários médicos de pacientes de hospital no Brasil estiverem armazenados em nuvem. Caso haja um software capaz de ler e analisar todos eles, podemos descobrir coisas que um médico sozinho, mesmo com anos de experiência clínica, não teria capacidade de enxergar.

Assim, pode ser mais fácil antecipar diagnósticos, identificar causas para doenças e achar tratamentos eficazes. Isso só é possível, no entanto, com intervenção de um ser humano, ou seja, com ajuda de um profissional que consiga interpretar as conexões que o computador faz.

Agora imagine o potencial de usar essas mesmas aplicações no Direito brasileiro, com a quantidade enorme de processos sendo movimentados?

É um campo extremamente promissor para o escritório do futuro.

Porém, muito se discute atualmente sobre os limites na utilização de inteligência artificial para analisar dados jurídicos.

É possível minerar esses dados à luz da Lei Geral de Proteção de Dados? No embate entre os princípios da publicidade processual e da proteção à privacidade, qual deve preponderar? Quais são as tendências que deve seguir o Conselho Nacional de Justiça no assunto?

Fato é que a análise de dados jurídicos é uma área proeminente e merecedora da atenção do Advogado 4.0, ainda mais levando em conta a lei processual em vigor.

O Código de Processo Civil de 2015 deu grande importância à Ordem dos Processos nos Tribunais: hoje, o sistema de precedentes vinculantes e alguns institutos, como Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas e Incidente de Assunção de Competência, mostram que a tendência é pela uniformização de jurisprudência e segurança jurídica.

Nunca foi tão importante estudar corretamente as decisões dos Tribunais. Isso é imprescindível para entender o Direito e redigir uma boa petição.

Conte com a gente!

O Jusbrasil se destaca no assunto, já que possui um sistema unificado e instantâneo de consulta processual em todos os Tribunais do Brasil.

Esse serviço é inteiramente gratuito: qualquer um pode realizar a pesquisa em nosso site.

Acompanhando nossa página você também tem acesso a artigos jurídicos de qualidade escritos por profissionais atuantes no Direito. Acreditamos que a linguagem jurídica deve ser acessível a todos.

Esperamos que este artigo tenha te inspirado a se tornar um verdadeiro profissional do futuro!

As tecnologias de comunicação e informação abrem todo um universo de possibilidades. Cabe a cada um de nós explorar essas possibilidades e se desenvolver, enquanto indivíduos e enquanto sociedade.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom continuar lendo