jusbrasil.com.br
1 de Agosto de 2021

5 softwares jurídicos de qualidade que você precisa conhecer

A melhor forma de aperfeiçoar o dia a dia do seu trabalho é através dos softwares jurídicos. Leia este artigo e fique por dentro das novas tecnologias!

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 3 meses

Depois do Covid-19 o mundo nunca mais será o mesmo. Afinal, devido às medidas de isolamento social, os hábitos coletivos de consumo mudaram completamente, inclusive os serviços que são prestados no meio jurídico.

É aí que a tecnologia, através de softwares jurídicos despontam como a melhor alternativa para lidar com a crise contemporânea e ver o seu escritório adentrar à Era Digital.

Plataformas de acompanhamento processual, criação e assinatura de contratos, mecanismos de pesquisa avançados, inteligência de dados para resolução de conflitos, marketplace de profissionais jurídicos… São inúmeras as opções de softwares jurídicos que despontam hoje, a fim de aferir mais agilidade aos dia a dia do Advogado 4.0.

Por isso, separamos neste artigo uma lista acurada dos 5 melhores softwares jurídicos para agilizar os processos do seu escritório e tornar o seu serviço ainda mais eficiente.

Mas antes, confira a seguir um panorama geral da disrupção tecnológica no meio jurídico.

A realidade jurídica já é digital

Para ilustrar melhor algumas das aplicações de softwares jurídicos na contemporaneidade observe alguns exemplos do que já está acontecendo na Justiça Brasileira.

Qualquer pessoa que trabalha com o Processo Judicial Eletrônico (PJe) já percebe, de forma natural, como o Judiciário está presente no ciberespaço.

No ano de 2019, por exemplo, antes mesmo das medidas de isolamento social, segundo o Relatório Justiça em Números 2020, nove em cada dez ações judiciais foram iniciadas em um computador, celular ou tablet. Ora, 10 anos antes, essa proporção era de uma a cada dez ações.

O que é um software jurídico?

Software jurídico é um tipo de sistema de computador criados para otimizar o trabalho com Direito, através da automatização. Podem ser usados para analisar bancos de dados jurídicos, melhorar a gestão de escritórios de advocacia, conectar prestadores de serviço na área jurídica, dentre inúmeras outras aplicações.

Em outras palavras, softwares jurídicos são ferramentas virtuais que tornam mais eficiente a Gestão do Direito de profissionais da área. Por meio deles é possível obter e transmitir informações jurídicas de forma mais rápida e organizada.

Com essa perspectiva acerca da atual conjuntura tecnológica no meio jurídico, confira a seguir os 5 melhores softwares jurídicos que vão auxiliar o seu escritório a se destacar dos demais. Veja!

1) Jusbrasil PRO

O Jusbrasil PRO é produto digital que procura otimizar a gestão do Direito de advogados autônomos, escritórios pequenos, médios ou grandes, empresas e órgãos governamentais com segurança e simplicidade através da facilidade que a tecnologia proporciona.

Por meio dele, você consegue desenvolver um estudo da jurisprudência de todos os tribunais do Brasil com excelência e praticidade, e ainda acessa um sistema unificado de download de ementas, modelo de peças entre outros arquivos jurídicos fundamentais.

Assim, a assinatura Jusbrasil PRO se destaca no mercado por ser ideal tanto para advogados autônomos, quanto para equipes jurídicas que operam com uma quantidade maior de processos.

Com isso em mente, existem dois planos do Jusbrasil PRO: Jusbrasil PRO focado para advogados autônomos ou escritórios pequenos e o Jusbrasil PRO ideal para escritórios, médio e grande porte. Confira a diferença entre eles:

Qual a diferença entre o Jusbrasil PRO para advogados autônomos e Jusbrasil PRO para escritórios e instituições governamentais?

Confira na tabela abaixo a diferença entre o Jusbrasil PRO para advogados autônomos e Jusbrasil PRO para escritórios e instituições governamentais:

Agora que você entende a diferença entre os planos do Jusbrasil PRO, vale destacar todas as funcionalidades:

Jusbrasil PRO para advogados autônomos

  • Tipo de Uso: Uso individual
  • Qtd de Logins: Comporta apenas 1 login (apenas um email é cadastrado e acessa ao PRO)
  • Benefícios:
    • Acesso individual a TODAS as funcionalidades do Jusbrasil PRO

    • Cópias Ilimitadas de Jurisprudências, Diários Oficiais, Ementas e Citações

    • Faça até 2.000 downloads de Modelos

    • Acompanhe 1 Termo nos Diários Oficiais

    • Acompanhe Andamentos de até 5 Processos

  • Vantagens:
      • Plano Mensal

      • Pagamento via cartão de crédito

      • Sem taxa de rescisão ou adesão)

      • Acesso ao acompanhamento de até 5 processos

      • Acesso unificado a tribunais de todo o país sem pagar nada a mais por isso

  • Onde contratar? Clique aqui para contratar

Jusbrasil PRO para escritórios e instituições governamentais

  • Tipo de Uso: Uso coletivo
  • Qtd de Logins: Acima de 2 logins (múltiplos emails são cadastrados na plataforma e acessam ao PRO)
  • Benefícios:
    • Acesso coletivo a TODAS as funcionalidades

    • Cópias Ilimitadas de Jurisprudências, Diários Oficiais, Ementas e Citações

    • Faça até 2.000 downloads de Modelos

    • Acompanhe 1 Termo nos Diários Oficiais

    • Acompanhe Andamentos de até 5 Processos

  • Vantagens:
      • Plano Anual (condições especiais de aquisição)

      • Pagamento via boleto ou cartão de crédito

      • Acesso ao acompanhamento e consulta de processos

      • Acesso unificado a tribunais de todo o país sem pagar nada a mais por isso

      • Suporte da equipe de consultores Jusbrasil a partir de 5 usuários

      • Onde contratar? Clique aqui para contratar

      Quais as funcionalidades do Jusbrasil PRO?

      As funcionalidades do Jusbrasil PRO são: pesquisa de jurisprudência, acompanhamento e monitoramento de múltiplos processos nos Diários Oficiais, pesquisa processual, atualização rápida via email. Confira!

      Pesquisa de Jurisprudência

      A principal função e objetivo do Jusbrasil PRO é acessar a íntegra de jurisprudências, com possibilidade de cópia e download do seu conteúdo.

      Essa função confere grande vantagem competitiva a escritórios de Direito e empresas.

      Isso porque as decisões dos tribunais ganharam uma importância sem precedentes com o Código de Processo Civil de 2015. Compreender melhor os entendimentos do Poder Judiciário agora é mais que essencial para realizar um trabalho jurídico de excelência.

      Vale destacar também que a interpretação jurídica de qualidade possibilitada pelo Jusbrasil PRO também interessa muito a órgãos governamentais, que precisam melhorar a forma como operam com o Direito.

      Pesquisa Processual

      A Jusbrasil já se destaca no universo jurídico em função da sua ferramenta de pesquisa processual unificada a tribunais de todo o Brasil sem pagar mais caro por isso.

      É possível copiar decisões, acórdãos e ementas já formatados, pronto para serem utilizados em peças jurídicas. Além disso, você e sua empresa ou instituição podem fazer downloads de todos esses documentos.

      O Jusbrasil PRO também dá acesso a vários modelos de peças, o que poupa tempo na redação de petições.

      Notificação rápida dos processos via email

      Não se preocupe mais em correr atrás das novidades de seus processos! Com o Jusbrasil PRO você pode receber em seu endereço de e-mail notificações sobre o andamento processual nos casos que acompanha.

      Essa inteligência de consulta processual unificada faz uma busca diária em todos os Diários Oficiais e no sistema interno de cada Tribunal. Se houver qualquer andamento processual, prazo em curso ou juntada de documento, assim, é enviada uma notificação para os assinantes do Jusbrasil PRO.

      Essa notificação pode ser vinculada ao seu registro na OAB. Temos aqui mais uma forma de deslocar seu tempo para o que realmente importa, e também garantir que não vai deixar passar nenhum ato processual relevante.

      Monitoramento de múltiplos processos nos tribunais Diários Oficiais

      A primeira vantagem de aderir ao Jusbrasil PRO é o acesso à nossa ferramenta de acompanhamento e monitoramento de vários processos nos tribunais e Diários Oficiais.

      A tecnologia desenvolvida pelo Jusbrasil possibilita uma grande economia de tempo. Você não precisa mais consultar vários Diários Oficiais manualmente, um a um, para ficar ciente dos andamentos e publicações nos seus processos.

      Com o Jusbrasil PRO, você garante acesso a atualizações em mais de 400 Diários Oficiais nos tribunais em todo o Brasil, o que gera uma economia de tempo significativa para toda e qualquer equipe de juristas, e especialmente aquelas que têm atuação em diferentes estados brasileiros.

      Agora que você compreende cada funcionalidade do Jusbrasil PRO confira abaixo:

      Quais os principais benefícios do Jusbrasil PRO?

      Os principais benefícios do Jusbrasil PRO são:

      • Otimização na gestão dos processos que você acompanha;
      • Economia de tempo e recursos com nossas ferramentas de acompanhamento processual;
      • Avanço na qualidade e agilidade ao redigir peças jurídicas;
      • Excelência no estudo da jurisprudência de todos os tribunais do Brasil;
      • Automatização de tarefas burocráticas, para que você e sua equipe possam se dedicar ao trabalho intelectual, crítico e criativo com o Direito.

      Veja o próximo software jurídico de nossa lista:

      2) Contraktor

      O Contraktor é um dos softwares jurídicos para empresas, escritórios e demais clientes que desejam melhorar sua gestão de contratos.

      Você já pensou como estamos vivendo um certo tipo de crise contratual? Parece que o papel, de uma forma geral, estava se tornando obsoleto há algum tempo. Com a pandemia do novo Corona-vírus, esse processo se acelerou muito.

      Algo que com certeza muitas pessoas se perguntaram durante a pandemia: como assinar documentos durante o isolamento social? Fica bem complicado, caso não se faça uso de softwares jurídicos.

      Se for só uma assinatura isolada, existe a possibilidade de se encontrar respeitando os protocolos contra a disseminação do vírus. Mas se você é uma instituição ou empresa que precisa lidar com um volume maior de contratos, a situação se complica.

      A título de ilustração, pense no setor da educação: muitas faculdades se viram sem estrutura para receber assinaturas eletrônicas de seus alunos depois do isolamento. Isso é um problema porque fica muito fácil, por exemplo, adulterar a assinatura de um documento online com boas técnicas em Photoshop.

      Além disso, o trâmite do papel e o tempo deslocado para realizar uma assinatura presencial são economizados com sistemas seguros de assinatura virtual, como o Contraktor.

      A plataforma funciona em três frentes principais:

      1. criação e edição de contratos digitais;
      2. assinaturas eletrônicas seguras;
      3. gestão de contratos, prazos, processos e financeiro.

      Agilidade e segurança

      O software da Contraktor já atende mais de 100.000 empresas e reduz em até 97% o tempo de tramitação de documentos. A agilidade é uma das vantagens de gerir contratos virtualmente, já que fica mais simples e fácil criar, editar e importar processos.

      A empresa disponibiliza diferentes opções de planos. A partir do Plano Premium você assina documentos digitalmente com Certificado Digital (ICP-Brasil), que possui valor jurídico equivalente a um reconhecimento de firma.

      Também é possível realizar assinatura híbrida caso a outra parte não possua o certificado, o que é muito útil durante esse período de adaptação pelo qual o mundo dos documentos virtuais está passando.

      A Contraktor possui um canal no Youtube onde é possível ver o funcionamento de seus softwares jurídicos na prática.

      Isso nos leva para a próxima ferramenta que se destaca entre os principais softwares jurídicos do Brasil:

      3) Acompanhamento Processual Jusbrasil

      O software de acompanhamento processual da Jusbrasil é exatamente o que o nome sugere: uma plataforma para transformar o jeito como você monitora o andamento dos seus processos. É um dos softwares jurídicos para advogados e pequenas equipes jurídicas.

      Com as novas tecnologias digitais que existem hoje, o trabalho de consultar manualmente o site de cada Tribunal pode muito bem ser feito por computadores. Da mesma forma, você não precisa se atentar aos Diários Oficiais e baixar cada um para dar Ctrl + F em vários PDFs.

      Essa é a vantagem dos softwares jurídicos: deixar a cargo das pessoas apenas o trabalho intelectual, crítico e criativo. Que tal focar no Direito ao invés das tarefas burocráticas?

      Você pode realizar o acompanhamento de um processo específico ou vincular algum nome ao acompanhamento (seu, de terceiros ou de alguma organização).

      No acompanhamento por nome, a nossa tecnologia é usada para procurá-lo diariamente nos Diários Oficiais. Assim, se houver alguma publicação vinculada ao nome registrado, você é notificado.

      Já na ferramenta de acompanhamento de processos, é feita uma procura diária nos Diários Oficiais e também no sistema interno dos Tribunais. Sempre que houver alguma publicação ou movimentação processual você será avisado.

      Em outras palavras, você fica sabendo sempre que houver algum andamento, prazo em curso e juntada de documento nos processos que supervisionar.

      Com isso em mente, vale a pena conferir:

      Quais as funcionalidades que o Acompanhamento Processual Jusbrasil oferece?

      O Acompanhamento Processual Jusbrasil oferece as seguintes funcionalidades para seu escritório:

      • Monitoramento de ponta: acompanhe o andamento a partir de 5 processos, em todos os tribunais do Brasil;
      • Atualização sistemática: receba notificações no e-mail e/ou celular de publicações vinculadas ao seu registro na OAB;
      • Automatização de processos: Adicione os processos que você já acompanha todos de uma vez, ou importe-os de uma planilha.
      • Pesquisa e acesso unificado: pague pela quantidade de processos inspecionados, em tribunais de todo o Brasil, independente dos estados onde tramitam.

      A partir dessas funcionalidades, o Acompanhamento Processual do Jusbrasil é um dos softwares jurídicos que proporcionam inúmeras vantagens para o dia a dia do seu escritório. Confira:

      Quais as vantagens do Acompanhamento Processual Jusbrasil?

      As principais vantagens que o Acompanhamento Processual Jusbrasil traz para a sua profissão jurídica são:

      • Economize seu tempo - chega de gastar horas consultando os Diários Oficiais!
      • Mantenha-se atualizado acerca das novidades nos processos que você acompanha;
      • Possua maior segurança na supervisão dos seus processos: com o nosso software, você garante que não vai deixar passar nenhum prazo ou andamento relevante;
      • Economize recursos: atualiza seus processos de forma automática, liberando seu tempo e de outros funcionários para funções mais importantes;
      • Automatize e otimize o trabalho burocrático;
      • Tenha versatilidade para pagamento e acesse planos exclusivos: se acompanhar menos processos, você paga menos.

      Agora que você compreende todos os benefícios e vantagens que o Acompanhamento Processual Jusbrasil proporciona para seu dia a dia, veja a seguir:

      Como adquirir o Acompanhamento Processual Jusbrasil?

      Caso tenha ficado interessado em aderir ao Acompanhamento Processual Jusbrasil, o próximo passo é muito simples:

      >>> Clique neste link para agendar uma conversa com especialistas!

      Você será atendido por um especialista, que irá tirar quaisquer dúvidas sobre o serviço e ajudar a encontrar o melhor plano para você, de acordo com a sua necessidade.

      Confira nosso próximo sistema dos Top 5 Melhores Softwares Jurídicos de 2021:

      4) JUSTTO

      A JUSTTO é uma empresa que desenvolveu software voltado para resolução de conflitos jurídicos. É um recurso interessante para aqueles que trabalham com litígios e outros tipos de conflito. Ou seja, é uma ótima opção entre os softwares jurídicos para advogados e setores jurídicos em geral.

      Nosso sistema processual passou por mudanças intensas com o Código de Processo Civil de 2015. As pessoas envolvidas em conflitos de Direito agora são muito estimuladas pela Lei para resolver seus problemas sem intervenção do Estado.

      Isso é um sintoma de como se encontra a máquina judiciária brasileira: abarrotada de processos, caminhando a passos lentos para julgá-los.

      Por isso o CPC dispõe, em seu art. 3º, § 3º, que os métodos alternativos de resolução de conflitos devem ser incentivados não só por juízes, mas também por advogados, Defensores Públicos e membros do Ministério Público, inclusive durante a tramitação de um processo judicial.

      É nesse contexto que os acordos, judiciais e extrajudiciais, estão em alta, e agora existem softwares jurídicos para lidar melhor com esses conflitos.

      Negocie de forma inteligente

      O software jurídico de acordos da JUSTTO ajuda a fazer essas negociações com base em tecnologia de dados. Ela analisa informações sobre perfis de negociação e as apresenta por meio de relatórios de perfomance e insights sobre os acordos.

      Dessa forma, é possível fazer melhores decisões financeiras com base nas informações que o programa inspeciona. Em outras palavras, você traça uma política de acordos com base em métricas concretas.

      É uma economia não só de dinheiro, mas também de tempo - as pessoas fecham acordo **4x mais rápido ****com o uso da inteligência da JUSTTO. Isso otimiza muito o fluxo de trabalho e a produtividade de equipes jurídicas.

      A tecnologia utilizada pelos seus softwares jurídicos é chamada de 3DR - Data Driven Dispute. Em português, “Disputa dirigida por data”.

      Esse software é indicado para escritórios de advocacia e empresas que queiram investir em inovação e melhor gestão de recursos, de uma forma geral.

      Até hoje, a empresa já negociou valor superior a R$300Mi em acordos, tendo gerado também mais de R$10Mi em economia a parceiros.

      São muitas vantagens, não é verdade? Mas ainda não acabou! Ainda tem mais um software jurídico que vai fazer toda a diferença para as suas estratégias de atração e prospecção de novos clientes:

      5) Escritório Online Jusbrasil

      O Escritório Online é um marketplace de serviços jurídicos. Ou seja, trata-se de um software jurídico que conecta prestadores de serviço (advogados, escritórios, correspondentes, consultores, etc.) a quem precisa desses serviços (empresas, órgãos públicos, população, outros advogados, etc.).

      Para enxergar melhor o que isso significa, tome por exemplo nosso Diretório de Advogados.

      Se qualquer pessoa está com problemas no Direito, ela provavelmente fará uma busca no Google para tentar resolvê-lo da forma mais fácil, ou pelo menos para ter mais conhecimento da questão.

      Fazendo essa pesquisa, ela provavelmente vai parar em alguma página do Jusbrasil que apresente algum artigo ou jurisprudência sobre a matéria. Nas nossas páginas, no canto inferior direito, sempre aparece um balãozinho com a frase: “Fale agora com um advogado online”.

      Ao clicar na mensagem, a pessoa entra numa conversa, em que explica um pouco mais sobre seu caso (de qual área do Direito é o problema, detalhes para especificar a situação, cidade onde precisa de assistência, etc.). Essas informações, então, são redirecionadas para o nosso Diretório de Advogados.

      Também é possível acessar essa função direto da página inicial da Jusbrasil, no canto superior direito. Ela aparece, então, dessa forma:

      Conecte-se com milhares de clientes em potencial

      Os advogados assinantes do Escritório Online Jusbrasil têm acesso às demandas de potenciais clientes que são encaminhadas ao Diretório. Eles possuem um sistema de créditos, que podem utilizar para se comunicar com essas pessoas para resolver suas dúvidas e prestar serviço.

      Tudo isso está inteiramente de acordo com o Código de Ética da OAB, assim como nossos demais softwares jurídicos.

      Já deu para ter uma ideia do potencial dessa função, não é mesmo? Você consegue acesso a uma quantidade enorme de pessoas que visitam nosso site diariamente.

      Esse é apenas um dos recursos do nosso Escritório Online. Nossa ideia é fornecer um serviço completo, que aplique tecnologia de ponta para melhorar seu desempenho em vários níveis: organização e logística, prospecção de clientes e pesquisa jurídica.

      Com isso em mente, vale a pena destacar:

      Quais as principais vantagens do Escritório Online, além do Diretório de Virtual?

      No Escritório Online você também pode:

      • Organizar contatos em agenda virtual: você gerencia os contatos por meio de etiquetas personalizáveis para identificar cada um (ex.: Advogado Correspondente, Parte, área Cível, etc.);
      • Organizar documentos: você salva modelos de peças, documentos de clientes e do escritório, e quaisquer outros que quiser;
      • Consultar e acompanhar processos em todos os tribunais do Brasil: é possível etiquetar cada demanda (por assunto, por fase, por valor da causa...) e pesquisar com base nas últimas movimentações processuais;
      • Sincronizar processos com o andamento no sistema dos Tribunais: você recebe alertas em função de novas publicações e outras movimentações processuais;
      • Elaborar calendário do escritório: você organiza a agenda conjunta de seus parceiros e estimula o trabalho em equipe.

      Os valores da assinatura variam de acordo com a quantidade de cada função desejada: quantos processos serão acompanhados, quantos documentos armazenados, quantas pessoas farão uso do serviço, dentre outros.

      >>> Clique neste link e conheça melhor nosso escritório online!

      Já está pronto para investir em tecnologia de ponta?

      Nós procuramos apresentar, neste post, as opções mais modernas e eficientes em softwares jurídicos com o melhor custo-benefício.

      Compreender o que são softwares jurídicos e pesquisar pelas opções de qualidade são um passo essencial para manter-se competitivo no atual cenário. Por isso, se você chegou até aqui na leitura deste post, parabéns! Agora você tem mais informações para tomar uma decisão consciente!

      Investindo nesses novos serviços tecnológicos você contribui para que eles continuem sendo desenvolvidos e aperfeiçoados. Além disso, é claro, você melhora astronomicamente a sua gestão do Direito.

      Fazer uma boa gestão do Direito significa melhorar o fluxo da sua informação jurídica. Ajudar essa informação a chegar a quem precisa é essencial para promover o acesso à Justiça, e essa é a principal missão da Jusbrasil.

      Artigo escrito por Túlio Campos

      0 Comentários

      Faça um comentário construtivo para esse documento.

      Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)