jusbrasil.com.br
13 de Junho de 2021
    Adicione tópicos

    Guia Prático de Justiça Digital: tudo para advogar na Era Digital

    Quer saber como potencializar as ações do seu escritório de advocacia? Confira nesse Guia Prático de Justiça Digital como colocar em prática no seu escritório hoje mesmo!

    Blog do Jusbrasil
    Publicado por Blog do Jusbrasil
    mês passado

    Devido a pandemia do Covid-19, é notável que a transformação tecnológica trouxe mudanças profundas na forma como nos relacionamos. Nesse sentido, o conceito de Justiça Digital emerge de tal conjuntura com ferramentas de compartilhamento e armazenamento de dados, aumentando a celeridade e transparência dentro dos tribunais de todo o país.

    Por esse motivo, entender as principais tendências digitais no segmento jurídico é fundamental para se manter atualizado e promover o crescimento da sua carreira. Afinal, além de softwares jurídicos, definições peculiares provenientes da intersecção entre Direito e Tecnologia - como lawtechs, legaltechs, direito 4.0 e dados jurídicos - são cada vez mais citadas nos escritórios de Advocacia.

    Não por acaso, segundo a Microsoft, o uso de softwares de videoconferência para ligações de vídeo e reuniões aumentou de 21% para 43% apenas no início da pandemia. Da mesma forma, o uso de aplicativos de produtividade também cresceu 1000%.

    Ou seja, nunca se consumiram tantas plataformas de videoconferência como nos últimos meses!

    A ascensão dessas ferramentas provocou questionamentos acerca da segurança e privacidade na internet. Assim, as leis de compartilhamento de dados se tornaram importantes reguladores do que circula no meio digital e também garantem a proteção dos dados pessoais. Isso é relevante não só para escritórios de advocacia, como para empresas em geral.

    Por isso, criamos esse Guia Prático de Justiça Digital para alavancar sua carreira jurídica em tempos de advocacia digital. Nele, você vai encontrar:

    • Quais os impactos da tecnologia na Justiça Digital brasileira?;
    • Quais os benefícios da Justiça Digital?;
    • Qual o Futuro do Direito e Justiça Digital?;
    • 3 pilares práticos da Justiça Digital: tudo que seu escritório precisa ter;
    • Quais as ferramentas imprescindíveis para o Direito 4.0?.

    Confira!

    Quais os impactos da tecnologia na Justiça Digital brasileira?

    Um dos maiores impactos da tecnologia no Poder Judiciário Brasileiro no quesito modernização foi a adoção do digital em seus processos. Há quem diga que a principal tendência é a facilidade que a tecnologia traz, de modo a acelerar e solucionar problemas processuais comuns que atrapalham a celeridade da Justiça Digital no Brasil.

    Com essas transformações, os operadores do direito ganharam instrumentos para a realização do serviço jurisdicional de forma mais eficiente e completa. Ainda estamos num período de adaptação à nova realidade, sobretudo quando pensamos nesse período caótico de pandemia. Porém, os frutos já podem ser percebidos, como por exemplo:

    • Maior alcance e acesso à justiça;
    • Transparência nos processos jurídicos;
    • Maior governança corporativa;
    • Aumento da produtividade de advogados e outros profissionais do direito;
    • Mais facilidade nas intimações, peticionamentos e consulta de autos.

    Por isso, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, em 2019 foram aproximadamente 77,1 milhões de processos judiciais tramitando no Brasil. De acordo com o Relatório Justiça em Números, magistrados de todo o país foram muito produtivos, elevando a porcentagem para 13% a mais do que nos últimos 11 anos. Isso significa um número grande de processos finalizados e que precisaram ser armazenados na nuvem.

    Se estivéssemos falando de 10 anos atrás, todos esses processos estariam consumindo uma grande quantidade de papel ou precisariam de um espaço físico para que pudessem ser alocados.

    Isso causava uma grande morosidade, além da logística e manuseio serem prejudicados. Então, como resolver esses problemas de arquivamento, acesso à informação e redução do uso de papel dentro do nosso sistema burocrático?

    >>>> Confira 10 dicas para otimizar processos e a Gestão do seu Escritório

    O armazenamento em nuvem surgiu e a geração de dados jurídicos, como uma alternativa dentro da Justiça Digital é uma realidade que surge para sanar tais problemas. As transformações provenientes da Justiça Digital são inúmeras e têm gerado inúmeros benefícios para advogados, juristas, comunidade cível e toda a sociedade. Abaixo destacamos 3:

    Quais os benefícios da Justiça Digital?

    Os benefícios que Justiça Digital são: maior transparência na transmissão de dados, economia de recursos humanos e econômicos e redução do desmatamento. Veja a seguir:

    • Transparência na transmissão de Dados

    Diante da Era Digital, empresas que mantêm uma postura transparente diante da sociedade são vistas como confiáveis. Elas passam credibilidade e contribuem para a construção de uma nação mais honesta e responsável. A transparência na transmissão de dados públicos é essencial para que não exista ocultação de informações.

    • Economia de recursos humanos e econômico

    Os processos judiciais que contam com essa tecnologia ocorrem de maneira mais fluída e econômica. A Justiça Digital contribui para que governos estaduais e municipais possam oferecer melhorias à toda sociedade.

    Nesse sentido, existem inúmeras possibilidades de montar e gerir um negócio de forma remota, a exemplo do Escritório Online da Jusbrasil, o qual oferece armazenamento em nuvem simples e prático.

    • Redução do desmatamento

    O Brasil enfrenta um grande desafio quando se trata de soluções contra o desmatamento florestal. Porém, tecnologias sustentáveis surgem como oportunidades para reduzir os danos, preservar o ecossistema e a flora nacional.

    Segundo o Conselho Nacional de Justiça, para que novos 20 milhões de projetos sejam abertos, serão necessárias cerca de 690 mil árvores desmatadas para a produção de papel, além do uso de milhões de litros de água. Ou seja, o suficiente para abastecer um município de até 27 mil habitantes num ano.

    Esse dado chega a ser assustador, não é mesmo? Confira a seguir as tendências que a tecnologia preconizam para o futuro do Direito e da Justiça Digital.

    Qual o Futuro do Direito e Justiça Digital?

    O Futuro do Direito e Justiça Digital no Brasil aponta para a automatização. Essa é uma das principais vantagens da Justiça Digital no Brasil. Ela ajuda no aumento da produtividade ao reduzir atividades burocráticas, tais como carimbar, assinar e anexar documentos. Ao automatizar, é possível produzir 70% mais do que quando os processos ocorriam de forma analógica.

    O Plenário do Conselho Nacional de Justiça implementou o "Juízo 100% Digital", ato normativo que permite atos presenciais no meio eletrônico de forma remota. Esse foi um grande avanço para a Justiça Virtual, uma vez que possibilita a agilidade nos processos no Brasil.

    Na proposta, as audiências podem ocorrer por meio de videoconferências, algo que já vinha sendo realizado nesse período de pandemia do coronavírus. Além disso, o profissional ou escritório online pode realizar atendimento remoto durante o horário comercial por e-mail, telefone, aplicativos digitais, entre outros meios de comunicação.

    Vale salientar que os tribunais devem oferecer toda estrutura para que as unidades jurisdicionais continuem em pleno funcionamento. Sem dúvidas, esse é um grande passo para promover a agilidade dos julgamentos, celeridade processual e efetividade jurisdicional e evitar que eles fiquem estacionados por conta da pandemia.

    Nesse sentido, uma das melhores formas de implementar a Justiça Digital no seu dia a dia é centralizar a informação em uma única plataforma, assim você pode acompanhar a progressão dos processos, sem precisar ir de site em site dos tribunais do Brasil.

    Ao centralizar o acompanhamento em um único sistema, você otimiza seu tempo e consegue cumprir com prazos.

    Nesse sentido, o Acompanhamento Processual Jusbrasil surgiu justamente para proporcionar tal auxílio nos escritórios de todo o Brasil:

    >>> Clique aqui e conheça o Acompanhamento Processual Jusbrasil

    Confira a seguir, os 3 pilares práticos da Justiça Digital e como materializá-los no seu escritório ou home office.

    3 pilares práticos da Justiça Digital: tudo o que seu escritório virtual precisa ter!

    Já sabemos que a tecnologia é uma grande aliada para advogados e profissionais da área do direito. Ela auxilia na execução de tarefas diárias, reduz serviços burocráticos e possibilita mais fluidez nos processos criativos e que demandam mais da mente humana.

    A automatização é importante para trazer mais eficiência, agilidade e reduzir os custos, como já mencionamos anteriormente. Através das plataformas, softwares e aplicativos, é possível otimizar as ações, organizar as tarefas e com isso, ganhar mais tempo para analisar dados, produzir petições e monitorar as leis.

    O Direito 4.0, inteligência artificial, e análise e armazenamento de dados já são uma realidade para muitos escritórios virtuais. Porém, a dúvida que fica é como implementar esses recursos, se manter atualizado e desenvolver ações no Escritório do Futuro?

    Conheça algumas soluções disponíveis para advogados que desejam adaptar a tecnologia ao escritório. Veja como cada uma delas pode ajudar nas rotinas empresariais e aumentar a produtividade.

    Pilar #1: Tecnologias de produtividade

    Todo escritório de direito deve ser visto como uma empresa. Por esse motivo, é muito importante visar a produtividade e potencializar ações para chegar nesse objetivo. Por isso, invista em softwares de assinatura digital e organização de tarefas, além de aplicativos que permitam reuniões através de videochamadas.

    Além disso, todo advogado precisa fazer consulta de processo digital na justiça federal. Então, acompanhe cada um deles através de tecnologias de obtenção de dados e ofereça um serviço de qualidade ao seu cliente. Não esqueça também de utilizar ferramentas de gestão de contatos e tecnologias de organização financeira.

    Nesse sentido, a ferramenta de Acompanhamento Processual da Jusbrasil possibilita também que você visualize as ações do seu dia a dia, para te auxiliar na organização do seu tempo e no cumprimento de prazos.

    Arquivamento e compartilhamento de documentos

    Armazenar os dados na nuvem já é algo comum para muitas empresas que se cansaram de perder arquivos em servidores ou HDs. Por exemplo, hoje contamos com o serviço de empresas como Google Drive e Dropbox, que são bastante conhecidas pelo público em geral.

    Ter um espaço de compartilhamento e backup é essencial para qualquer escritório de advocacia. Essas ferramentas são eficazes, seguras e fáceis de serem utilizadas até mesmo por quem possui pouco conhecimento em tecnologia.

    Pilar #2: Softwares Jurídicos

    Outro pilar prático da Justiça Digital ainda pode contar com Softwares Jurídicos que auxiliam na tomada de decisões. Ele é um site desenvolvido especialmente para advogados autônomos, escritórios de advocacia e empresas de todos os tamanhos que desejam automatizar as atividades repetitivas e burocráticas.

    No site da Jusbrasil, por exemplo, você poderá encontrar ferramentas essenciais para todo escritório de advocacia, como consulta processual, pesquisa de jurisprudência, dentre outras. Elas são utilizadas para automação de processos, cadastros de clientes, uso de inteligência artificial, cadastro de advogados, entre outras soluções.

    Um grande exemplo de tais soluções é o Jusbrasil PRO, que pode auxiliar tanto quem está no início da carreira jurídica, como quem já está na área há bastante tempo. Se interessou? Confira mais adiante as funcionalidades desse software.

    Pilar #3: Sites especializados

    Você está buscando o contato de profissionais liberais? Sites jurídicos especializados são fundamentais para se posicionar no mercado e se destacar dos demais concorrentes, a partir de marketing jurídico.

    Tudo isso, tendo em vista as diretrizes do Código de Ética da OAB, e assim expandir o seu negócio e prospectar clientes virtuais em todo o Brasil.

    >>>>> Clique aqui e faça o download gratuito do Kit Completo de Transformação Digital para escritórios de advocacia

    Quais as ferramentas imprescindíveis para o Direito 4.0**?**

    Sem dúvidas, a melhor maneira de otimizar as ações do dia a dia num escritório de advocacia é através dos softwares e aplicativos. Eles são usuais e permitem acompanhar processos, realizar pesquisas, entre outras funcionalidades para o advogado 4.0.

    Agora que você já sabe os benefícios da tecnologia aliada à Justiça Digital, conheça algumas ferramentas disponibilizadas pela JusBrasil para o seu negócio. Por isso, separamos alguns softwares jurídicos para você conhecer.

    Jusbrasil PRO

    O Jusbrasil PRO é uma importante ferramenta que tem como objetivo auxiliar advogados autônomos, empresas pequenas e escritórios de advocacia de diversos tamanhos. Além disso, órgãos governamentais também podem se beneficiar desse software jurídico.

    Ele permite o acompanhamento de processos no Diário Oficial, realização de pesquisas processuais ilimitadas e downloads de documentos e arquivos. Em outras palavras, ele foi pensado para atender todo o público da área jurídica. Por isso, se tiver dúvidas, conheça as diferenças entre o Jusbrasil PRO para autônomos e o Jusbrasil Pro para escritórios de advocacia.

    Ferramenta de acompanhamento Processual

    Como o próprio nome diz, essa é uma plataforma de monitoramento do andamento dos processos. Seu objetivo é auxiliar advogados e equipes jurídicas mais enxutas. O advogado saberá os prazos e outras movimentações do seu processo e sobre a atualização dos sistemas.

    Você quer transformar seu negócio num escritório de Direito Digital? Então conheça de perto os produtos da Jusbrasil. Entre em contato com nosso time de especialistas e veja como podemos otimizar sua empresa através dos nossos softwares.

    Conheça a JusBrasil e conte com a gente!

    O processo de transformação tecnológica dentro da Justiça Digital vem ocorrendo de forma avassaladora. A informatização dos processos vem gerando um aumento na produtividade dos operadores do direito, o que se reflete na qualidade do serviço prestado ao cliente.

    A tecnologia é o ponto de partida para uma Justiça mais democrática e justa. Por isso, buscamos apresentar soluções que auxiliem o seu negócio a dar o pontapé inicial rumo ao sucesso, utilizando recursos que agilizam sua rotina.

    Aliás, se você chegou até aqui, é porque tem interesse em nosso conteúdo. Por isso, não deixe de entrar em nosso site e conhecer todos os produtos da Jusbrasil que mencionamos nesse artigo.

    Conheça o Jusbrasil PRO para 1 login e Jusbrasil PRO para pessoa jurídica (com 2+ logins); além de outras funcionalidades que podem ajudar a alavancar o seu Escritório Virtual. Assine nossos serviços e descubra como é possível tornar a justiça cada vez mais moderna e próxima da sociedade civil.

    Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outros profissionais do setor jurídico que se interessam pelo tema. Afinal, a informação deve ser compartilhada para que mais pessoas sejam beneficiadas e tenham acesso à Justiça Digital de modo eficiente.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)