jusbrasil.com.br
23 de Setembro de 2021

Case: Como jovens advogados desenvolveram uma solução tecnológica em apenas 50 horas de curso

E mais! Entenda como a parceria entre Jusbrasil Academy, Finted Tech School e a OAB/DF possibilitou a realização do Curso de Inovação na Advocacia.

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 4 meses

Dentre os vários desafios enfrentados pelo advogado 4.0, um deles que mais se destaca é a empregabilidade. Hoje, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) já registra em seus quadros mais de 1,2 milhão de profissionais.

Como absorver todo esse capital intelectual e aplicar os conhecimentos desses profissionais no mercado jurídico, sobretudo, tendo em vista a disrupção tecnológica que afeta o futuro do trabalho?

Com foco na resolução desse problema, surgiu uma parceria entre o programa Carreiras TEC da OAB/DF, o JusBrasil Academy e Finted Tech School ****para desenvolver o Curso de Inovação na Advocacia: casos práticos de tecnologia aplicada aos serviços jurídicos, que promove a integração entre tecnologia e direito.

O curso foi destinado para estudantes de direito, estagiários, advogados e demais profissionais jurídicos interessados em desenvolver ações com foco em direito e tecnologia, de modo a se adaptar à disrupção da Era Digital.

Por ter sido totalmente online, o Curso de Inovação na Advocacia teve um alcance nacional e multicultural, com pessoas das mais variadas faixas etárias e repertórios.

Assim, aliando módulos teóricos e práticos, os participantes do Curso de Inovação na Advocacia desenvolveram soluções tecnológicas inovadoras com foco nas principais dores que afetam os processos internos e o dia a dia de escritórios de todo o país.

Neste artigo, vamos contar essas histórias de sucesso trazer detalhes sobre a interface entre Direito e Tecnologia, com depoimentos de profissionais que são autoridade na área, para inspirar a gestão interna do seu escritório:

Confira!

Inovação na Advocacia: casos práticos de tecnologia aplicada aos serviços jurídicos

Elaborar um programa que alie conhecimentos em Tecnologia e Direto foge das expectativas tradicionais do mundo jurídico. Porém, diante das demandas inerentes ao Novo Normal pós-pandemia, pensar fora da caixa pode gerar resultados inesperados e enriquecedores para a experiência de profissionais do direito.

Pensando em aproximar essas duas áreas que o Diretor de Comunicação e Tecnologia da OAB/DF, Fernando Abdala, idealizou o programa Carreiras TEC; o qual é principal realizador do Curso Inovação na Advocacia. Na sua visão, a formação técnica garante o encaminhamento dos alunos para o mercado de trabalho e ainda atende a uma demanda de mercado por profissionais com múltiplos conhecimentos.

Qual é o objetivo do Programa CarreirasTEC?

O objetivo do Programa é capacitar profissionais do direito para o mercado de trabalho, a partir da “ampliação da perspectiva da jovem advocacia em competências tradicionais do Direito”, como diz a descrição do programa no site oficial. Os organizadores do programa ofereceram uma série de recursos para que os participantes pudessem desenvolver suas habilidades, bem como, descobrir novas.

Conversamos com João Sales, recém-formado e integrante de uma das equipes vencedoras do módulo prático, Databot. Ele nos contou um pouco sobre a sua experiência no projeto e como do objetivo contribuiu para o aprimoramento da sua atuação no mercado jurídico.

“O Curso me ensinou diversas habilidades, que eu pretendo amadurecer cada vez mais”, afirma João, líder da Equipe 5.

“Consegui desenvolver capacidades negociais muito interessantes que eu não imaginei que ocorreriam, principalmente por conta do módulo prático, pelo contato com pessoas que estão nas principais Law Techs e Legal Techs do Brasil”, completa o jovem.

As atividades receberam feedback e orientações de nomes importantes na área, o que aumentou significamente as chances de empregabilidade dos alunos do programa.

Conheça a Metodologia do Curso Inovação na Advocacia

Alexandre Zavaglia é uma das grandes referências brasileiras em Direito e Tecnologia. Nesse sentido, ele se destaca no cenário como pioneiro no assunto, de modo que coordenou um dos primeiros cursos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial no Direito, Legal Design e Visual Law, além da Finted Tech School - escola de Finanças, Tecnologia e Direito.

Em conversa com o Jusbrasil, Zavaglia explica um pouco sobre a metodologia do curso:

“A criação desse curso surge a partir de uma experiência de muitos anos na integração entre Direito e Tecnologia”, explica Zavaglia que também é um dos coordenadores do programa Carreiras TEC. “A metodologia é moderna, com contribuições de vários professores que estão liderando esse movimento e tiveram atuação pioneira no mercado”, afirma.

Além disso, Zavaglia ainda ratifica que o projeto ”o projeto teve um fio condutor bem definido, de forma que não foram várias palestras, mas sim um verdadeiro curso. As aulas eram dinâmicas, com 2, 3 professores por noite apresentando, um mediador, bate-papo com os alunos”.

Desse modo, o profissional explica que outro ponto positivo de tal metodologia foi que, desde o início do curso, os alunos já tinham compreendido que deveriam desenvolver uma solução no módulo prático, por isso, todas as aulas e atividades “em conjunto contribuiu para o sucesso do curso”. Assim, “o aluno saiu com uma visão geral das tecnologias que já existem e como ele deve pensar a partir de agora”, completa.

Como ele vai poder trabalhar dentro de um departamento jurídico, de um escritório para auxiliar na inserção da tecnologia no diaadia, respeitando o tempo, a cultura, e começando aí com pequenos e bons projetos, para escalar essas atividades internamente”.

Qual o grande diferencial do Curso de Inovação na Advocacia?

O grande diferencial do curso éa mobilização das pessoas envolvidas e a utilização de aparatos tecnológicos para facilitar a comunicação entre elas. Profissionais do direito de todo o Brasil puderam participar e compartilhar ideias e conhecimentos multidisciplinares, o que o torna mais enriquecedor ainda.

Muitas pessoas foram beneficiadas pela experiência, como João Sales, que disse:

“Nós vimos como podemos explorar essas tecnologias e tirar o medo do mercado jurídico em adotar mudanças e transformar o tradicionalismo. Muitos advogados têm medo de perder o espaço e por isso não propõem soluções criativas de prevenção e solução de problemas”, evidencia João.

Teoria x Prática: Soluções Tecnológicas e Inovadoras

Um dos principais destaques do Curso Inovação na Advocacia são as soluções tecnológicas propostas pelas equipes vencedoras do módulo prático: equipes 5 e 10, que conquistaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente. Elas idealizaram e desenvolveram soluções tecnológicas (entre softwares e hacks de processos internos) para desafogar o dia a dia do judiciário, reduzir o tempo de trabalho mecânico e burocrático e, assim, aumentar a produtividade dos escritórios.

A equipe 10 debruçou-se sobre a dificuldade encontrada no jurídico em despachar processos durante a pandemia. A solução encontrada foi atuar com QR Code e hiperlinks nas petições, que dão acesso a vídeos nos quais o advogado realiza um memorial descritivo do caso. Dessa forma, o Magistrado teria um resumo daquilo que seria dito presencialmente, como explicou integrantes da equipe em artigo publicado pela OAB/DF.

Já a equipe 5, ganhadora do "hackathon'', enfrentou o desafio de discutir sobre a adequação de contratos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nos escritórios de advocacia, o que culminou no desenvolvimento do “DataBot”. Confira!

>>> Clique aqui para baixar nosso Kit Completo de Transformação Digital para Escritórios de Advocacia!

Equipe 5: Conheça a solução “DataBot”!

Desenvolver soluções que atendam às necessidades dos escritórios de advocacia tornou-se um desafio durante o módulo prático do curso, sobretudo para a equipe 5, que encarou com inteligência e estratégia o desafio.

Após análises, a equipe chegou à conclusão de que há uma baixa eficiência operacional nos setores de privacidade e proteção de dados nos escritórios de advocacia. Ou seja, quando se trata de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), essa deficiência é visível e preocupante.

Nesse sentido, a equipe 5 desenvolveu a tecnologia DataBot que surgiu para reduzir o tempo de trabalho frente ao volume grande de contratos a serem analisados. Isso porque, esse sistema coleta os dados, faz a análise em relação à proteção de dados e os separa por temas.

“O databot propõe ajudar a realizar análises rápidas e eficientes de contratos. Ele é uma inteligência artificial, que usa o reconhecimento de linguagem natural, ou seja, ele vai entender padrões de linguagem, estruturas de sintaxes e o texto de um contrato para identificar se ele possui ou não cláusulas necessárias com relação à adequação à Lei Geral de Proteção de Dados”, diz João Sales, integrante da equipe 5.

O advogado irá trabalhar em conjunto com o sistema, que pode potencializar as atividades em relação ao tempo, reduzir os erros e promover uma padronização. Ou seja, segundo João, “a tecnologia não vai de forma alguma acabar com o serviço jurídico, mas sim trazer mais eficiência para o advogado que resolver trabalhar com ela”.

“O nosso produto é uma adequação que pode ser levada para os escritórios de advocacia, mas o foco principal é que os escritórios o utilizem como uma ferramenta para a adequação dos seus clientes”, completa o advogado recém-formado.

Sendo assim, a tecnologia será uma aliada do trabalho intelectual já realizado pelo advogado. Como premiação, o grupo recebeu uma bolsa de estudos de Gestão Jurídica e Ciências de Dados financiada, além da assinatura do Jusbrasil PRO.

Conheça a assinatura Jusbrasil PRO

As equipes ganhadoras foram premiadas com assinatura do Jusbrasil PRO, uma solução multifuncional que promove, na prática, a integração entre tecnologia e Direito.

Confira abaixo suas funcionalidades, que muito auxiliam no diaadia de trabalho dos profissionais jurídicos:

  • Pesquisa de Jurisprudência avançada - acesso a um sistema unificado de busca em todos os Tribunais brasileiros, com possibilidade de copiar e baixar jurisprudências na integra, de forma ilimitada;
  • Acesso também ilimitado a ementas formatadas (prontas para uso em petições), modelos de peças, templates de contratos e vários outros documentos jurídicos;
  • Automatização do acompanhamento processual: nossa ferramenta faz todo o trabalho de monitorar Diários Oficiais e o sistema dos Tribunais para averiguar qualquer novidade em seus processos!
  • Atualização via e-mail ou SMS de qualquer andamento processual, prazo em curso ou juntada de documento nos processos que você acompanha.

Com todos esses recursos, o Jusbrasil PRO otimiza seu fluxo de trabalho, economiza tempo e dá mais controle de prazos e rotina, conferindo verdadeira vantagem competitiva aos assinantes.

O Jusbrasil PRO foi desenhado para atender a todos os perfis profissionais. Existem dois tipos de planos:

Futuro da advocacia: como se adaptar aos impactos da transformação tecnológica no Direito, segundo especialistas

Diante dos impactos gerados pelas medidas de isolamento, que aceleraram a transformação digital nos escritórios de advocacia, “como vamos formar pessoas para assumir a posição de realizar a transformação digital de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos?”, questiona Alexandre Zavaglia.

Essa é uma das principais preocupações no meio jurídico hoje. Veja o que dizem os especialistas acerca desse panorama:

Desmistificando a briga entre Direito e Tecnologia

Não é à toa que o Curso Inovação na Advocacia encontra, na tecnologia, uma solução para que profissionais do Direito consigam se situar bem no mercado. Na realidade, desenvolver tecnologia é um imperativo no mundo jurídico, que possui (ou possuía) resistência maior aos avanços é o que explica Erika Siqueira:

“O universo jurídico universo é muito muito diferenciado de outras áreas. Existia um conservadorismo muito grande antigamente. Eu sei porque passei por essa fase de antigamente”, afirma a profissional formada em Direito. Ela já exerceu advocacia, mas hoje é dona de um serviço de consultoria voltado à implementação de sistemas de gestão para escritórios de advocacia, com atuação ampla no mercado e mais de 30 cases de sucesso.

Erika é outro nome importante na disrupção tecnológica do Direito no Brasil. Ela é uma das pioneiras no desenvolvimento de softwares jurídicos para escritórios, e batalhou muito durante sua trajetória para efetivar a mudança de mentalidade na comunidade jurídica.

“O nosso meio resiste muito à inovação, à tecnologia. Graças a Deus o cenário agora está mudando! O próprio código de ética está mudando. Faço parte da comissão de gestão do Conselho Federal e presido, aqui na OAB, a comissão de gestão de escritórios. A OAB/DF evoluiu nesse sentido - a informação e a comunicação estão trazendo uma flexibilidade ao nosso conservadorismo”, afirma Erika.

Com esse propósito, a consultora participou do curso como professora e também como mentora de uma das equipes. Além de realizar, na prática, a transformação digital de vários escritórios, Erika acompanha de perto a caminhada da classe advocatícia em sua adaptação.

O conteúdo jurídico é insubstituível

Um receio comum entre os profissionais de Direito é o medo de que seu trabalho seja substituído por ferramentas tecnológicas. É uma falsa ideia que surge, talvez, da falta de conhecimento.

Na verdade, a tecnologia desloca o tempo desses profissionais para se ocupar com a resolução de problemas jurídicos. O Advogado 4.0 se ocupa com o pensamento crítico e criativo, e muito pouco com tarefas burocráticas.

Nas palavras de Alexandre Zavaglia:

“Há muitos anos defendo que a tecnologia não funciona sem as pessoas. Tanto as empresas de tecnologia quanto os advogados estão compreendendo que todo o conteúdo dessas ferramentas é Direito. Para ilustrar: em um editor de texto, não é o software que escreve, é o próprio ser humano.

O conteúdo de todas as novas tecnologias, seja uma plataforma de automação de documentos, uma plataforma de acordo, uma plataforma da Lei Geral de Proteção de Dados, sempre vai ser o Direito. Por isso o trabalho do advogado é imprescindível. O conteúdo de todos os documentos vem dos advogados.”

>>> Para ter acesso a conteúdo completo sobre Direito e Tecnologia, baixe aqui nosso kit sobre o assunto!

Quando será a próxima edição do Curso Inovação na Advocacia?

Depois de ler esse conteúdo, você provavelmente deseja saber se o CarreirasTEC vai contar com uma próxima edição.

Trazemos boas notícias! Alexandre Zavaglia, mandou avisar: “vamos fazer uma próxima edição no semestre que vem (...) Muito provavelmente vão surgir cursos específicos sobre determinados temas, o que foi inclusive uma demanda dos próprios alunos.”

Conte com a gente para se adaptar às transformações tecnológicas!

Há mais de 10 anos, o Jusbrasil tem como foco aperfeiçoar o exercício da advocacia e tornar o segmento jurídico cada vez mais eficiente!

Nossa missão é promover o acesso à Justiça por meio da disseminação do conhecimento jurídico. É o que leva mais de 1,6 milhão de pessoas a acessar diariamente nossa plataforma. Acreditamos que a informação é a chave para a garantia e efetivação de direitos.

Por isso, desenvolvemos ferramentas usuais para transpor as barreiras que separam Direito e Tecnologia, como: softwares jurídicos, além de cursos e conteúdos para qualificação profissional, beneficiando a justiça e tornando a informação mais acessível a todos!

>>> Assine a Newsletter do Jusbrasil e receba atualizações de novas oportunidades como o Curso de Inovação na Advocacia!

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito interessante! continuar lendo

Parabéns pela iniciativa. continuar lendo

Que iniciativa animal! continuar lendo