jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2022
    Adicione tópicos

    Como escolher o melhor Software Jurídico para o seu dia a dia?

    Está em busca tecnologia jurídica para o seu escritório de advocacia? Conheça nesse artigo os requisitos básicos que toda ferramenta deve ter!

    Blog do Jusbrasil
    Publicado por Blog do Jusbrasil
    há 11 meses

    A Justiça Brasileira avança gradualmente no que diz respeito a inovações tecnológicas. Não por acaso, atualmente existem inúmeras ferramentas de gestão e plataformas tecnológicas que auxiliam na tomada de decisões em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Estamos nos referindo ao software jurídico.

    Essa ferramenta possibilita a automação de processos e tarefas burocráticas, o que impacta na produtividade dos colaboradores. Por isso, ela é considerada uma das melhores soluções para resolver os problemas de morosidade e falhas em atividades nesse setor. E é claro que cada sistema possui suas próprias especificidades.

    Hoje, a Justiça Digital conta com funcionalidades como armazenamento em nuvem e pesquisa processual simplificada, destinados especificamente para auxiliar profissionais em escritórios de advocacia. já podem ser notados.

    Segundo pesquisa realizada em 2019 pela Softplan, legaltech da América Latina, escritórios que começaram a utilizar uma ferramenta de gestão conseguiram mitigar o seu prejuízo financeiro em 59%. Um total de 147 escritórios de advocacia participaram desse levantamento, que apresentou o retorno positivo dos investimentos em tecnologia.

    A pesquisa também apontou melhorias no clima organizacional dos escritórios após o uso do software jurídico. O local irá reduzir o uso do papel, causando um impacto significativo no meio ambiente, não precisará de um espaço físico e poderá economizar cerca de R$ 2 mil mensalmente.

    Para você que está em dúvida sobre como implementar o melhor software jurídico para escritórios de advocacia, iremos abordar aqui:

    • O que é um Software Jurídico?
    • Quais são os benefícios do Software Jurídico para o seu escritório de advocacia?
    • Como escolher a melhor ferramenta de gestão?
    • Descubra as funcionalidades do Software Jurídico da Jusbrasil.
    • O que saber sobre os planos da Jusbrasil?
    • 4 Dicas de como inserir o seu escritório no mundo digital
    • Seja um membro PRO da Jusbrasil!

    Confira!

    O que é um Software Jurídico?

    O Software Jurídico é uma ferramenta tecnológica desenvolvida para ajudar advogados autônomos, em escritórios de advocacia ou operadores do direito em departamentos jurídicos em suas atividades diárias. Eles são desenvolvidos com o objetivo de automatizar tarefas e possibilitar uma gestão de processos mais inteligente e eficaz

    Desse modo, o software jurídico impacta positivamente na rotina ao otimizar a gestão do tempo. Assim, como consequência, há uma melhora na produtividade desses profissionais. E nada melhor do que ter uma equipe mais focada e produtiva, não é mesmo?

    A ferramenta também é um importante mecanismo de modernização do setor jurídico e vem revolucionando esse cenário que é altamente rígido e conservador. Cerca de 97% dos escritórios modernos e de sucesso já possuem um software de gestão integrado às suas atividades, de acordo com a Revista Análise- Diretório Nacional de Advocacia.

    Esse dado demonstra como Direito e Tecnologia podem ser grandes aliados nesse processo.

    Alguns softwares também permitem que o usuário realize buscas automáticas de processos em sites jurídicos e Diários Oficiais, que é o caso do Jusbrasil PRO. Essa funcionalidade permite que o advogado tenha uma visão dos passos do seu processo e possa acompanhá-lo mais de perto.

    Em outras palavras, os sistemas desenvolvidos têm como objetivos desburocratizar o trabalho realizado num escritório, ser útil no controle de prazos e atividades, ajudar a melhorar o relacionamento entre advogado e cliente e auxiliar na gestão de equipe.

    Você já conhece ou utiliza algum software jurídico para escritórios?

    Veja a seguir alguns benefícios que o uso de software jurídico pode trazer para o seu dia a dia.

    >>>>Confira 10 dicas práticas para otimizar as ações do seu Escritórios de Advocacia

    Quais são os benefícios do Software Jurídico para o seu escritório de advocacia?

    Os benefícios em implementar um software jurídico são diversos, como:

    1. Gestão e organização dos processos
    2. Controle e administração de tarefas
    3. Integração de informações
    4. Melhoria no atendimento ao cliente
    5. Aumento da produtividade
    6. Redução dos custos
    7. Flexibilidade

    Todos eles tem como objetivo final melhorar a gestão interna da empresa e otimizar as atividades cotidianas realizadas por profissionais da área do direito. Isso impacta diretamente na prestação do serviço para o cliente.

    Listamos aqui 7 benefícios cruciais que você perceberá ao contratar uma ferramenta tecnológica no seu escritório de advocacia.

    1. Gestão e organização dos processos

    O profissional do direito precisa lidar com o cumprimento de prazos e organização de processos diariamente. Essa é uma dor recorrente entre os operadores do direito, que ainda precisam ligar com tarefas burocráticas. Por esse motivo, é fundamental contar com uma ferramenta que possa organizar as informações num só local.

    Utilizar planilhas de excel e documentos em papel não é só antiquado como também aumenta as chances do colaborador cometer algum erro. Nesse sentido, com o software jurídico possibilita o cadastro de clientes, além de oferecer ferramentas de buscas de termos e palavras-chave, de modo a realizar o acompanhamento processual em tempo real nos sites dos tribunais, de forma organizada e eficiente.

    2. Controle e administração de tarefas

    Quantas vezes você já não viu horas fazendo uma pesquisa de jurisprudência? Certamente você já gastou muito tempo em atividades mecânicas e cansativas, verdade? Através do software jurídico você otimiza isso a partir da unificação do banco de dados de todos os tribunais do Brasil.

    Outra vantagem significativa de implementar o uso de software jurídico e inteligência artificial no dia a dia do seu escritório é poder controlar as tarefas internas de cada pessoa e poder responsabilizar a pessoa certa pelo erro.

    Além disso, ter uma agenda digital ajuda a otimizar os prazos, melhorar os atendimentos aos clientes e encaixar compromissos novos. A agenda digital é ideal para otimizar o seu tempo, pois você poderá inserir alertas e acessar as informações de qualquer lugar, pois tudo ocorre de forma digital.

    3. Integração de informações

    A integração de dados é certamente uma das principais vantagens dos softwares de gestão jurídica. Todas as pastas, arquivos e informações podem ser acessadas de qualquer lugar, sem causar risco do não cumprimento de funções administrativas.

    Além disso, você poderá inserir os dados dos clientes e os seus processos. Poderá também emitir relatórios completos que poderão ajudar na tomada de decisões e criação de novas estratégias.

    4. Melhoria no atendimento ao cliente

    Utilizar um software de automatização de tarefas permite que o advogado tenha mais tempo para lidar com o cliente, prestar esclarecimentos ou acertar detalhes importantes de uma audiência. Ele poderá agilizar algumas demandas burocráticas e melhorar seu potencial competitivo.

    5. Aumento da produtividade

    Automatizar os processos garante um aumento da produtividade e redução no gasto de tempo. O profissional não perderá mais tempo realizando trabalho manual e poderá facilmente manter o controle da rotina, melhorando também a gestão do tempo, podendo ao mesmo tempo investir em outras atividades.

    6. Redução dos custos

    Com cada vez mais documentos sendo digitalizados, o escritório de advocacia não precisará se preocupar em ter um local físico para armazenar seus documentos. Além de reduzir custos com materiais, papéis e pastas, a empresa ainda estará desenvolvendo ações de sustentabilidade.

    7. Flexibilidade

    O acesso a documentos digitais é um dos maiores benefícios trazidos pela tecnologia. Através do software jurídico, o profissional pode acessar informações dos seus clientes de qualquer lugar. Basta ter um serviço de armazenamento em nuvem, disponibilizado por diversas empresas.

    Ele também não precisa se preocupar com a segurança de dados e com a perda de documentos importantes de terceiros.

    8. Completa economia de tempo

    O software jurídico vai te ajudar a ganhar tempo em tarefas que antes seriam feitas manualmente. O profissional não precisará buscar informações em agendas, utilizar planilhas ou acessar os sites um a um. O sistema será capaz de oferecer dados cruzados com rapidez e eficiência.

    Vale salientar que todos esses benefícios devem ser compartilhados entre os colaboradores do escritório. Por esse motivo, investir na qualificação profissional e na integração da equipe é essencial para que o escritório desenvolva ações assertivas.

    Gostou de conhecer as vantagens em ter um software de gestão de escritórios de advocacia? Confira no próximo tópico algumas dicas para escolher corretamente o melhor sistema.

    >>>>> Clique aqui e faça agora o download gratuito do KIT Completo de Transformação Digital para Escritórios de Advocacia

    Como escolher a melhor ferramenta?

    Agora que você já sabe muitos dos benefícios de contratar um software jurídico para o seu escritório de advocacia, tenha em mente algumas informações básicas antes de escolher o seu. Por isso, listamos algumas considerações importantes que vão te ajudar a decidir.

    • Faça um mapeamento das necessidades do seu escritório

    O mapeamento é importante para que o gestor do escritório faça um mergulho completo e descubra as necessidades do local. Então, antes de tudo, responda à essas questões primordiais:

    1. Quais são os maiores problemas enfrentados pelo seu escritório?
    2. Como funciona a questão dos prazos, tempo e produtividade?

    Na fase de mapeamento você conhecerá melhor o seu negócio e terá uma visão completa sobre o que precisa. Além disso, ao responder essas perguntas, você saberá exatamente quais são as suas maiores dificuldades e poderá em seguida partir para o próximo passo.

    • Tenha um objetivo

    A partir das suas principais dores, você entenderá quais são os seus objetivos. Por exemplo, nesse momento você pode perceber que a produtividade da sua equipe não é muito boa e que um software pode ajudar a otimizar as ações do dia a dia. Ele também poderá ajudar na questão dos prazos e da automação de atividades burocráticas.

    • Defina as funcionalidades que você irá precisar

    Quais são as principais mudanças que precisam ser feitas? Você precisa de um espaço para armazenar e mover os documentos digitalmente? Então talvez você precise investir no armazenamento em nuvem. Então, verifique quais as funcionalidades que seu escritório precisa com mais urgência.

    • Consulte outros clientes

    Uma prática bastante comum é saber a opinião de outras pessoas que utilizam o serviço que você deseja contratar. Então converse com outros clientes e veja se o software que você escolheu atende às suas expectativas.

    • Priorize soluções que sejam completas

    Como já vimos anteriormente, é muito importante que você escolha um software jurídico completo e que tenha um número considerável de funcionalidades. Isso vai te ajudar a resolver diversas questões do seu escritório de advocacia de uma só vez.

    Contrate os serviços de empresas que já possuem uma autoridade nesse mercado e credibilidade diante dos clientes e da concorrência.

    • Considere a segurança do software

    A segurança na transmissão de dados sigilosos de clientes é uma premissa muito importante para a contratação de um software jurídico. Por isso, os escritórios de advocacia têm buscado sistemas com criptografia e backup que sejam seguros contra vazamento de informações, entre outros crimes cibernéticos.

    Vale salientar que ao utilizar o software correto, seu escritório também estará se adequando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), tão discutida nos dias atuais. Implementar essa lei é uma obrigação das empresas que desejam agir em conformidade com a proteção e segurança de dados dos clientes.

    >>>> Clique aqui e faça o download gratuito do [Kit] Tudo sobre a LGPD

    • Garanta que ele seja fácil de usar

    O software escolhido também deve ser intuitivo e fácil de utilizar. Você poderá inclusive promover um dia de treinamento para que os seus colaboradores aprendam a usá-lo e percam menos tempo na descoberta do sistema.

    • Confira o atendimento e suporte

    Profissionais do direito geralmente tem pouca afinidade com ferramentas tecnológicas e sistemas informatizados. Por esse motivo, é fundamental que o software ofereça um bom suporte ao cliente e um atendimento impecável.

    • Avalie o custo-benefício

    O preço nem sempre é fator decisório na escolha da ferramenta ideal para o escritório. Porém, se o sistema for completo e com todas as funcionalidades que você quiser, é essencial comparar o valor com outras empresas.

    Ao seguir esse passo a passo, certamente você saberá exatamente como escolher o software jurídico ideal para o seu escritório de advocacia. E por falar nisso, confira a seguir todas as funcionalidades oferecidas pelo sistema do Jusbrasil.

    Veja as vantagens em contratar esse software jurídico para o seu negócio. Confira também porque os serviços oferecidos pela Jusbrasil podem atender às expectativas de advogados autônomos e escritórios de advocacia de todo o país.

    Descubra as funcionalidades do Jusbrasil PRO: Software Jurídico da Jusbrasil

    O Jusbrasil possui diversas ferramentas para o advogado que deseja se inserir no mundo digital e ter uma experiência completa. Os planos de assinatura Jusbrasil PRO é uma delas, os quais oferecem diversas funcionalidades.

    Nesse sentido - a depender do plano de assinatura que você contrate - você pode ter acesso:

    • Pesquisa de Jurisprudência ilimitada

    Outro destaque do Jusbrasil PRO é a Pesquisa de Jurisprudência, funcionalidade que permite o acesso à informações em diversos tribunais pelo país. O advogado poderá buscar e baixar cópias de acórdãos, decisões e ementas para serem usadas nas suas próprias peças.

    Além disso, a pesquisa de jurisprudência ganhou importância sobretudo após a vigência do Código de Processo Civil de 2015, na Lei 13.105/15 de 5 de março de 2015.

    Vale salientar que o Jusbrasil PRO possui diversos modelos de peças já prontos para o uso. Sendo assim, você irá economizar um bom tempo ao produzir suas próprias peças processuais.

    • Acompanhamento Processual

    Nada melhor que acompanhar os processos em tempo real e monitorá-los através da internet, de qualquer lugar, não é verdade? Pois essa já é uma realidade proporcionada pela ferramenta de acompanhamento e monitoramento da Jusbrasil.

    Essa tecnologia reduz a perda de tempo e transforma a tarefa de consulta em algo prático e rápido. O advogado poderá ter acesso às atualizações em cerca de 400 Diários Oficiais de todo o país, podendo redirecionar o tempo para outras atividades.

    Conheça mais sobre os planos de assinatura do Jusbrasil PRO

    O Jusbrasil PRO é uma tecnologia disponibilizada para operadores do direito que atuam de forma autônoma, que trabalham em escritórios de advocacia de pequeno, médio e grande porte ou mesmo em instituições públicas.

    Todas as funcionalidades que mencionamos nos tópicos anteriores são funcionalidades distintas e que podem ser acessadas separadamente ou mesmo de forma conjunta. Isso vai depender do tipo de assinatura PRO que você contratar.

    Você pode assinar o Jusbrasil PRO com foco em acompanhamento processual ou o Jusbrasil PRO com foco em pesquisa de jurisprudência. Você também pode contratar Jusbrasil PRO com foco nas duas funcionalidades. Veja mais!

    O que saber sobre os planos do Jusbrasil?

    Já falamos aqui sobre as possibilidades de tanto pessoas físicas quanto jurídicas utilizarem os benefícios do Jusbrasil PRO. Mas vamos deixar mais claro sobre as vantagens de cada assinatura.

    No plano para pessoas físicas, há a renovação automática a cada trinta dias e o valor será debitado no cartão. Além disso, a assinatura pode ser cancelada a qualquer hora e o suporte está pronto para atender às dúvidas e questionamentos do cliente.

    Já o Jusbrasil PRO pessoas jurídicas é indicado para escritórios que desejam ter mais vantagens significativas. Você poderá ter dois ou mais usuários, facilidade no pagamento e descontos especiais. Clique aqui para conhecer mais.

    Tem também o plano Jusbrasil PRO para instituições governamentais que oferece uma gama de features robustas para atender as demandas da máquina pública.

    >>>> Clique aqui e descubra com nossos consultores qual a assinatura Jusbrasil PRO é ideal para você!

    4 Dicas de como inserir o seu escritório no mundo digital

    Pronto para iniciar uma revolução digital no seu escritório de advocacia? Listamos algumas dicas fundamentais para você inserir a sua empresa no mundo digital.

    #1 Contrate um Software Jurídico

    Um dos pilares da Justiça Digital é a utilização de softwares jurídicos de qualidade na tomada de decisões. Esse sistema pode reduzir erros cometidos pela falha humana ao promover a automação de processos. Por isso, indicamos a contratação da ferramenta Jusbrasil PRO na trajetória da sua empresa.

    #2 Implemente o Escritório Online

    O Escritório Online da Jusbrasil é uma solução para advogados autônomos e escritórios de advocacia que desejam migrar para o ambiente digital. Através dele é possível se conectar com outros profissionais de todo o país e ser encontrado por novos clientes.

    Os benefícios são chat privado, ativação de salas por meio de créditos, agenda online, entre outras funcionalidades. Você ainda poderá acessar as informações de qualquer computador, em qualquer lugar, tornando assim seu escritório em algo mais moderno e funcional.

    #3 Utilize o armazenamento em nuvem

    Armazenar documentos em nuvem já é algo comum para muitas empresas. Hoje contamos com diversos serviços que nos permitem salvar, editar e movimentar arquivos, realizar o backup, como o Dropbox, Google Drive, entre outros.

    Essas ferramentas são eficazes e essenciais para todo o escritório que deseja reduzir o espaço físico, o uso de papel e economizar.

    #4 Invista em Marketing Jurídico

    Enfim, porque não investir no Marketing de Conteúdo Jurídico para o seu escritório de advocacia? Essa é uma alternativa moderna que vem gerando aceitação de muitos profissionais do direito.

    Você poderá se destacar da concorrência, gerar um conteúdo de qualidade e atrair a atenção de clientes de todo o país de forma virtual. Mas fique atento às Diretrizes do Código de Ética da OAB para não ser penalizado por ferir as regras da Ordem dos Advogados. Compreender bem esses processos e regras irá garantir um excelente trabalho jurídico.

    Ao seguir essas dicas, certamente você terá um negócio de sucesso. Assim poderá conquistar mais clientes e se tornar uma referência dentro do meio jurídico.

    Seja Jusbrasil PRO!

    O Jusbrasil surgiu com a proposta de oferecer o melhor conteúdo para profissionais do ambiente jurídico e proporcionar uma ponte para a tecnologia no direito. Por isso, desde o início, a empresa vem desenvolvendo ferramentas para reduzir as barreiras burocráticas e tornar o acesso às informações jurídicas para o público em geral mais facilitado.

    Se você considera as formas de trabalho utilizadas no seu escritório um tanto tradicionais e ultrapassadas, é hora de promover uma transformação digital na sua empresa. Transformar tudo o que você conhece sobre atendimento ao cliente através do software jurídico completo da Jusbrasil.

    O Jusbrasil PRO possui um acervo completo de informação jurídica. Utilizamos a tecnologia jurídica para otimizar o seu tempo e promover uma maior produtividade nos escritórios de advocacia.

    Sem dúvidas, essa ferramenta pode ajudar o profissional ou escritório a alçar voos mais altos dentro do setor jurídico. Confie nesse sistema que é bastante seguro, inteligente e que traz praticidade ao dia a dia de todos.

    O que você está esperando para se tornar agora mesmo um membro PRO? Clique aqui para assinar e descobrir mais vantagens em utilizar o software jurídico da Jusbrasil dentro do seu escritório de advocacia.

    Escrito por Liz Santana

    Informações relacionadas

    Blog do Jusbrasil
    Artigosano passado

    Escritório do Futuro: conquiste clientes, otimize tempo e foque no Direito com a tecnologia

    Blog do Jusbrasil
    Artigoshá 2 anos

    Tecnologia e as ferramentas do advogado 4.0

    Conheça 6 pontos sobre o Marco Legal das Startups

    Blog do Jusbrasil
    Artigoshá 8 meses

    Tecnologia Jurídica: inovações e tendências para 2022

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Jurisprudênciaano passado

    Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Apelação Criminal: APR 0001491-83.2018.8.26.0625 SP 0001491-83.2018.8.26.0625

    4 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Não quero comentar quero cancelar assinatura com jusbrasil. continuar lendo

    Como faço pra cancelar assinatura com jusbrasil continuar lendo