jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2022

Lawtech e Legaltech: 10 soluções jurídicas úteis para seu escritório de advocacia

Você sabe o que é uma lawtech? Confira como a tecnologia jurídica traz soluções que agilizam e aprimoram o exercício da advocacia!

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 11 meses

A tecnologia tem sido a mola propulsora para que diversos setores da economia possam se reinventar durante a pandemia. Não por acaso, termos como Legaltech e Lawtech já se apresentam como parte do dia a dia de advogados de todo o Brasil, com a proposta de revolucionar o mercado jurídico.

Nessa conjuntura, as Lawtechs e Legaltechs são consideradas o Futuro do Direito, visto que elas representam o que há de mais contemporâneo no segmento, que está em plena expansão. Por isso, é fundamental que operadores do direito e advogados entendam as novas demandas que se depreende da Era Digital e se adaptem às necessidades desse novo mercado.

Atualmente, a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) lista mais de 50 startups jurídicas atuantes no Brasil, enquanto o número de empresas que atuam no mercado jurídico em todo mundo chegam a 1.500.

Ora, certamente, a inserção da tecnologia e capacitação profissional para exercer a advocacia em tempos de disrupção digital são os maiores desafios dos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. Nesse artigo, iremos abordar:

  • O que é uma lawtech?
  • Lawtech no Brasil: como se deu o desenvolvimento no cenário nacional?
  • 10 soluções jurídicas desenvolvidas por Lawtechs que podem agilizar o seu dia a dia
  • Quais as vantagens em implementar a tecnologia em empresas jurídicas?
  • Conte com a Lawtech Jusbrasil!

Confira!

O que é uma lawtech?

Lawtech é uma startup jurídica de tecnologia focada em atender as demandas desse mercado e de seus profissionais. Como o próprio nome diz, trata-se da junção entre Law (Direito) e Technology (Tecnologia). Esse tipo de empresa acredita na tecnologia como uma forma de facilitar a rotina de advogados e juristas.

Assim, as lawtech desenvolvem ferramentas ou soluções capazes de descobrir deficiências do setor e promover produtos disruptivos. Portanto, o objetivo é criar serviços que resolvam problemas, auxiliam no andamento dos processos e otimizam o trabalho dos profissionais do direito.

Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a quantidade de lawtechs dobrou de 2015 para o início de 2020. Mesmo sendo um segmento ainda resistente às transformações tecnológicas, o direito é uma das áreas que tem sido impactado pelo avanço tecnológico de forma latente.

Depois de saber o que é uma lawtech, é possível que você esteja curioso para saber o que são legaltechs, não é mesmo? Os dois termos foram criados para atender uma demanda de mercado potente. Porém, vamos te explicar as distinções entre cada um deles.

Lawtechs x Legaltechs

O nome lawtech é utilizado para empresas que desenvolvem soluções jurídicas para o público final, seus clientes. Por outro lado, legaltech é uma startup que cria mecanismos para o próprio mercado jurídico, ou seja, para advogados, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Essa distinção é mais utilizada fora do país. Porém, no Brasil lawtechs e legaltechs são dois termos utilizados para denominar as startups que desenvolvem soluções jurídicas práticas para transformar as rotinas dos advogados.

Com isso em mente, confira a seguir os impactos dessa tecnologia no mercado brasileiro e como seu escritório de advocacia pode se beneficiar de tais soluções.

Lawtech no Brasil: como aconteceu o desenvolvimento no cenário nacional?

Os serviços oferecidos pelas lawtechs tem revolucionado o mercado jurídico de todo o mundo e no Brasil não é diferente! Afinal, a Justiça Brasileira apresenta alguns gargalos em seu funcionamento que podem ser resolvidos de forma prática através da tecnologia.

Ora, segundo o Relatório Justiça em Números de 2020, o país fechou o ano de 2019 com cerca de 80 milhões de processos em tramitação, aguardando alguma solução. Além disso, o Brasil é o terceiro país com mais advogados formados, ficando atrás dos Estados Unidos e da Índia.

Esses números contribuem para o aumento no potencial das lawtechs no país, afinal, as demandas por uma Justiça de excelência, mais ágil e eficiente é uma realidade.

É nesse cenário que nasce a lawtech Jusbrasil!

O que é o Jusbrasil?

Jusbrasil é uma lawtech que há 13 anos desenvolve soluções tecnológicas de ponta para auxiliar o profissional do Direito a exercer o seu papel com primor e excelência. Assim, a startup desenvolve serviços, produtos e tecnologia para atender às demandas dos advogados, juristas e operadores do direito que se deparam com a necessidade de se tornarem cada vez mais ágeis, assertivos e eficientes em seu exercício profissional.Desse modo, o Jusbrasil conecta cidadão e Justiça a partir da tecnologia e soluções completas.

10 soluções jurídicas desenvolvidas por Lawtechs que podem agilizar o seu dia a dia

Uma startup jurídica impacta de forma positiva em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Ela desenvolve sistemas que ajudam a realizar a gestão do escritório, organizar os processos e aumentar a eficiência dos profissionais do direito.

Vamos explicar com mais detalhes como é possível otimizar as ações do seu escritório de advocacia ao investir numa lawtech.

#1 Automação e Acompanhamento de processos

Uma das atividades que mais consomem tempo nos escritórios de advocacia é a criação, preenchimento de dados e acompanhamento de processos. Por esse motivo, algumas lawtechs criaram sistemas jurídicos que fazem a gestão de documentos além do acompanhamento processual de forma automatizada e simples.

A economia de tempo é o principal benefício desse software e o profissional pode se dedicar a outras atividades também importantes. Além disso, todo o processo é automatizado, o que significa que as chances de erros ou falha humana são mínimas.

>>>> Clique aqui e conheça o Acompanhamento Processual Jusbrasil

#2 Gestão de escritórios e departamento jurídico

Os Softwares Jurídicos criados por uma lawtech também são grandes aliados nos escritórios de advocacia. Assim, é possível encontrar sistemas que auxiliam na gestão de equipes, de processos, de clientes e ainda integram diferentes áreas da empresa, como o financeiro e outros setores.

#3 Pesquisa de Jurisprudência

Uma verdadeira pesquisa de jurisprudência demanda tempo. Afinal, é preciso consultar sentenças e decisões de inúmeros órgãos diferentes, além de se debruçar na íntegra de cada texto.

Nesse sentido, a tecnologia ajuda a otimizar esse processo de pesquisa através de um banco completo e unificado de jurisprudência que pode ser filtrado por tribunais, regiões do país, assuntos, dentre outras.

Dentre elas, destaca-se a Pesquisa Jurisprudencial Jusbrasil, sistema de busca de jurisprudência que unifica informações de Tribunais de todo o Brasil!

>>>>> Clique aqui e conheça a Pesquisa de Jurisprudência Jusbrasil!

#4 Educação, consultoria e conteúdo jurídico

Assim como em qualquer área do conhecimento, é muito importante manter-se atualizado e saber o que há de novo no mercado jurídico. Por isso, existem diversos portais e sites de notícias específicos para advogados.

Uma lawtech pode oferecer muito mais do que um software jurídico. Ela pode atuar como uma espécie de consultoria ou site informativo, que conduz o leitor às informações acerca do setor no qual está inserido.

#5 Analytics e jurimetria

Você sabia que algumas lawtechs ainda podem oferecer ferramentas de análise dos casos julgados? Elas são capazes de medir o êxito de determinado processo baseado em jurisprudência e de um banco de dados jurídicos.

#6 Monitoramento de dados

As lawtechs têm a função de reunir e organizar informações públicas. Por isso, elas desenvolvem ferramentas de monitoramento e andamento de processos para auxiliar os profissionais nas suas consultas processuais.

#7 Aprimoramento de Compliance

Essas empresas também se dedicam ao cumprimento das normas legais nacionais e internacionais. Ou seja, elas ajudam a disseminar uma cultura organizacional que promove a integridade dentro das empresas, para que elas não sejam penalizadas devido à falta de ética ou por qualquer irregularidade.

#8 Ampliação na rede de profissionais

A tecnologia ainda pode ajudar a aumentar a cartela de clientes de um escritório e até mesmo ampliar o network entre advogados. Afinal, a lawtech permite que encontros aconteçam e que clientes encontrem representantes para os seus processos.

É o caso do Escritório Online da Jusbrasil, que tem a função de conectar profissionais entre si e facilitar a busca por advogados que estejam cadastrados no sistema. Sendo assim, o cliente poderá encontrar e enviar mensagens para advogados que estejam listados no diretório.

#9 Inteligência artificial

Algumas lawtechs desenvolvem inteligência artificial e dispositivos de machine learning para também otimizar a rotina e tornar a performance do advogado cada vez mais assertiva. Sendo assim, elas desenvolvem ferramentas para busca de processos e jurisprudência com mais precisão, dentre outras possibilidades.

#10 Resolução de conflitos online

Algumas lawtechs ainda desenvolvem soluções focadas em resoluções de conflitos durante um processo judicial. Ou seja, o advogado terá acesso a ferramentas online que fazem a mediação e negociação de acordos.

Assim, confira a seguir:

Quais as vantagens em implementar tecnologia jurídica na sua rotina?

As vantagens em contar com uma lawtech são o aumento da eficiência, a redução dos custos, e a transparência no serviço. Confira como cada benefício se aplica na prática.

Aumento da Eficiência

Através de soluções jurídicas é possível otimizar as ações do dia a dia do advogado. Afinal, ferramentas tecnológicas otimizam atividades mais burocráticas o que permite que o advogado tenha mais tempo para atividades analíticas. Desse modo, isso se reflete no aumento da produtividade e da eficiência de seu desempenho.

Redução dos Custos

Com os softwares jurídicos desenvolvidos pelas lawtechs é possível reduzir as despesas nos orçamentos dos escritórios. Afinal, com a implementação de tecnologia é possível diminuir a aquisição de materiais e equipamentos, como papel timbrado, dentre outros.

Transparência no Serviço

Outra grande vantagem é que a tecnologia possibilita a sistematização de serviços e transparência de informações. Ou seja, o sistema jurídico se torna mais acessível para todos.

Nesse sentido, encontrar uma lawtech que desenvolva ações que estejam alinhadas com o seu objetivo é crucial para o sucesso da sua carreira.

>>>>Conheça a ferramenta Jusbrasil PRO e seus benefícios

Conheça a lawtech Jusbrasil!

Nosso maior objetivo é tornar a prática do direito mais próxima da tecnologia e tornar essa junção presente na rotina de profissionais de todo o país!

Hoje contamos com mais de 1,6 milhões de usuários acessando nossa plataforma e mais de 900 profissionais utilizando nossos produtos. Tudo isso só mostra o quanto somos especialistas no que fazemos e como podemos progredir ainda mais na nossa proposta de trazer mais autonomia aos clientes.

Se você se interessou por algum serviço que mencionamos nesse artigo, conheça mais sobre nossa empresa! Entre em contato com o Jusbrasil e descubra como nossa lawtech pode tornar sua rotina excelente e prática.

Escrito por Liz Santana

Informações relacionadas

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 11 meses

5 Metodologias para acelerar o cumprimento de prazos

Ruth Dayane Rodrigues da Paz, Estudante de Direito
Artigoshá 3 meses

Lawtechs e Legaltechs e o futuro dos juristas brasileiros.

Blog do Jusbrasil
Artigosano passado

5 softwares jurídicos de qualidade que você precisa conhecer

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 10 meses

5 medidas para adaptar o seu escritório à LGPD hoje mesmo!

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não sou advogada e por isso peço gentilmente que me exclua do contato com a jusbrasil..NÃO tenho.firma, comércio ou qualquer outro estabemento comercial. Por isso não tenho interesse em manter contato e nem me afiliar a jusbrasil e nem ser informada sobre qualquer processo jurídico de algum cidadão que esteja com processo na jusbrasil. Por gentileza não façam mais contato comigo para o meu email continuar lendo

Por gentileza nada da jusbrasil me interessa por favor não enviar qualquer informação para o meu email não sou advogada e não sou comerciante e nem tenho imobiliária e qualquer outro estabelecimento. Peço a v.sas que respeitem o meu pedido. continuar lendo

já assinamos o jurisbrasil jurisprudência que é uma ótima ferramenta de trabalho. extremamente útil. E entendemos mais que estas outas soluções são necessárias ao exercício da advocacia.
Vamos estudar as propostas.
Muito obrigado por ora continuar lendo

parabens, otimos esclarecimentos. obrigado continuar lendo