jusbrasil.com.br
23 de Setembro de 2021
    Adicione tópicos

    Guia Prático do Advogado Online: tudo o que você precisa para alcançar a excelência

    Confira esse guia completo de como tornar um advogado online, utilizar técnicas de marketing de conteúdo e conquistar mais clientes.

    Blog do Jusbrasil
    Publicado por Blog do Jusbrasil
    há 3 meses

    Com o avanço tecnológico e a modernização do trabalho à distância, muitas profissões estão migrando do físico para o digital. E na área do direito não foi diferente, o que possibilitou o surgimento do Advogado Online.

    A advocacia online é uma tendência tecnológica que vem ganhando força nos últimos tempos. A proposta é aproximar sociedade civil e advogados, otimizar o atendimento jurídico e melhorar a comunicação entre clientes e profissionais do direito, conectando pessoas à justiça.

    Ter o próprio escritório é algo que demanda tempo e investimento financeiro. Por isso, nesse contexto pandêmico que estamos vivendo, o home office vem sendo vantajoso por vários motivos. A redução dos custos com espaço físico e facilidade na comunicação são apenas alguns exemplos.

    Sabemos que a profissão vem enfrentando dificuldades por causa do aumento da concorrência e desvalorização na prestação dos serviços. Por isso, o advogado que se aventura nessa empreitada deve criar estratégias de Marketing Jurídico para atrair clientes e se estabelecer no mercado.

    Até 2023, o Brasil deve ter aproximadamente 2 milhões de advogados, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 2019, esse número era de 1.237.932, ou seja, havia cerca de um advogado para 170 habitantes.

    Diante desse cenário, é fundamental que o jovem advogado esteja aberto às novas formas de trabalho. A advocacia online é uma alternativa ao profissional que entende que a tecnologia deve andar de mãos dadas com o mercado jurídico para que transformações profundas sejam realizadas.

    • O que é um advogado online?;
    • Saiba como o Jusbrasil para te ajudar a otimizar o seu negócio;
    • Quais são os benefícios em fazer parte do Diretório de Advogados do Jusbrasil?;
    • Como iniciar a jornada no mundo digital?;
    • Dica de marketing de conteúdo: saiba como atrair mais clientes através dessa estratégia digital;
    • Conheça o Jusbrasil!

    >>>Confira os 5 erros mais comuns na hora de estabelecer os honorários advocatícios

    O que é um advogado online?

    O advogado online é aquele profissional que realiza o atendimento de forma digital. Ele não precisa possuir um escritório físico, mas consegue desenvolver o mesmo trabalho convencional, no ambiente virtual. Sendo assim, o cliente realiza a consulta advogado online grátis na internet e pode encontrar diversos profissionais de diversas áreas.

    Hoje é possível presenciar diversas profissões migrando para o digital. Muitos profissionais já conseguem atender no formato remoto, o que traz muitos benefícios, como a otimização do trabalho, redução dos custos e economia de tempo.

    Empresas de tecnologia e startups aproveitaram essa demanda cada vez mais crescente de pessoas utilizando o digital para desenvolver diversas plataformas de gestão. O objetivo é atender aos mais diversos públicos e contribuir para o desenvolvimento deles.

    No setor jurídico, podemos mencionar o Escritório Online, tecnologia jurídica e as ferramentas de armazenamento em nuvem como exemplos de ferramentas. Elas permitem que os atendimentos virtuais sejam mantidos, sobretudo durante a pandemia do Coronavírus.

    Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), há uma parcela significativa de jovens advogados de até 25 anos se formando. Sendo assim, essas pessoas que pretendem seguir o caminho jurídico devem entender que as plataformas tecnológicas são a porta de entrada para uma justiça mais moderna e adaptada ao mundo digital.

    Saiba como o Jusbrasil para te ajudar a otimizar o seu negócio

    O Jusbrasil é uma empresa que surgiu com o objetivo de auxiliar advogados autônomos, escritórios de advocacia, acadêmicos e profissionais do setor jurídico nas suas práticas diárias.

    Ela busca democratizar o acesso à informação, promover um conteúdo jurídico informativo e reduzir as barreiras que distanciam sociedade civil do direito. Só assim será possível construirmos um país mais justo e com cidadãos conscientes.

    Por esse motivo, o Jusbrasil vem desenvolvendo uma série de ferramentas inteligentes e úteis que vão tornar o trabalho mais prático e dinâmico. Então, se você quer aderir à advocacia online, confira alguns produtos que precisa conhecer e utilizar no seu escritório.

    Jusbrasil PRO

    O Jusbrasil PRO é uma ferramenta de busca jurídica que alia tecnologia de ponta ao direito. Através dela, o advogado online poderá ter acesso a um acervo completo com conteúdo jurídico, realizar buscas facilitadas e gerar uma economia de tempo e recurso financeiro.

    Além de aumentar a produtividade, a ferramenta oferece ao assinante:

    Entre em contato com a empresa e conheça o Jusbrasil PRO para pessoas jurídicas. Saiba como seu escritório pode se beneficiar com as funcionalidades dessa ferramenta.

    Escritório Online

    Já pensou em abrir um escritório virtual, se destacar e ter vantagens competitivas em relação à concorrência? Ter um escritório físico atualmente é sinônimo de gasto de recursos financeiros e físicos. E não é exatamente isso que um advogado recém formado ou quem busca flexibilização do trabalho está procurando.

    O mundo mudou. E graças ao avanço da tecnologia, hoje é possível ter um escritório 100% virtual, trabalhar de qualquer lugar e gerar uma economia significativa. Por isso, conheça o Escritório Online do Jusbrasil.

    O advogado online terá acesso à área de mensagens, poderá ativar um chat privado e receber crédito para ativar salas. Esse sistema permite que o profissional possa gerenciar os contratos, ter uma agenda e lembretes de compromissos.

    Por fim, essa ferramenta de gestão ainda permite que outros usuários do Jusbrasil e clientes façam a busca por advogado online gratuito em todo o país. A partir do Diretório de Advogados é possível descobrir profissionais de acordo com a especialidade e localidade.

    Diretório de Advogados Online

    Um dos maiores desafios de jovens advogados em início de carreira é atrair clientes e fidelizá-los. Mas não seria perfeito ser encontrado pelo seu cliente de forma simples e rápida, através de uma plataforma digital segura? Isso já é possível através do Diretório Online de Advogados do Jusbrasil.

    Esse sistema permite que qualquer pessoa, seja um cliente em busca de advogado online grátis ou até mesmo outro profissional do direito, possam encontrar um advogado online. Eles ficam categorizados pela sua área de atuação e localidade, e ainda recebem avaliações dos clientes no próprio site.

    Para ter acesso, basta entrar no site do Jusbrasil e clicar em "Diretório de Advogados". Em seguida, a pessoa deverá preencher o Formulário Advogados Online, escolher o advogado online e enviar uma mensagem para ele.

    Quais são os benefícios em fazer parte do Diretório de Advogados do Jusbrasil?

    Os benefícios em se cadastrar no Diretório de Advogados do Jusbrasil são:

    • Utilizar uma plataforma segura
    • Facilidade e mobilidade na comunicação
    • Ver a lista de advogados na região
    • Redução dos custos no início da carreira
    • Ser encontrado pelos clientes

    Entenda melhor!

    Utilizar uma plataforma segura

    Quando o cliente envia sua dúvida ou problema para a plataforma, a mensagem é visualizada pelo advogado, mas os dados deles são preservados. Apenas o nome e a cidade podem ser visualizados.

    Outros advogados da mesma área que a sua também podem entrar em contato com esse mesmo cliente e desbloquear a visualização do nome, e-mail e telefone. Não se preocupe, pois nenhuma informação sigilosa pode circular fora da plataforma.

    Facilidade e mobilidade na comunicação

    A pandemia revelou uma lacuna tecnológica no setor jurídico. Foi preciso reinventar-se e criar novas alternativas para ultrapassar barreiras antes intransponíveis. O uso do digital foi um grande avanço para esse mercado considerado conservador.

    O acesso à internet hoje em dia nos permite entrar em contato com pessoas de qualquer lugar do mundo. Através dela, reduziram-se as distâncias de tempo e espaço, proporcionando uma facilidade na comunicação entre profissional e cliente.

    Sendo assim, a consulta advogado online foi simplificada. O profissional pode responder dúvidas, realizar o acompanhamento processual e responder ao seu cliente rapidamente e de forma virtual. Ou seja, não é mais necessário ir até um escritório para resolver questões que podem ser solucionadas apenas com alguns cliques.

    Ver a lista de advogados na região

    O Diretório de Advogados também possibilita que o cliente e o profissional tenham acesso a uma lista de advogados cadastrados no Jusbrasil. Em alguns minutos, é possível encontrar alguém especializado em determinado segmento e entrar em contato diretamente com ele.

    Você ainda poderá acessar o seu perfil, conhecer as publicações do advogado online e verificar o status do seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Essa é uma opção muito útil sobretudo para escritórios de advocacia que estão em busca de profissionais parceiros para atender clientes que moram em outras cidades.

    Redução dos custos no início da carreira

    Montar um escritório de advocacia é um sonho de muitos profissionais recém formados, mas isso requer tempo e investimento financeiro. E sabemos como abrir uma empresa física no Brasil é um processo complicado e burocrático.

    O Diretório do Jusbrasil abre um leque de possibilidades para que jovens advogados possam se estabelecer no mercado e futuramente abrir o seu negócio num espaço físico. Sendo assim, aproveite esse momento inicial para fazer um trabalho de excelência e conquistar mais clientes, atuando como um advogado online.

    Ser encontrado pelos clientes

    É muito importante salientar que para obter mais visualizações e melhorar a sua reputação e autoridade são coisas que levam tempo. Por isso, insira todas as informações no seu perfil no Diretório, incluindo a sua especialidade e formação.

    Mantenha a produção de um conteúdo jurídico de qualidade, pois são eles que farão você se destacar. Além disso, insira um link para o seu site ou seu perfil nas redes sociais. Caso você ainda não tenha se inserido completamente no mundo digital, confira a seguir como iniciar esse processo e galgar patamares mais altos dentro do direito.

    Como iniciar a jornada no mundo digital?

    Como conquistar mais clientes? Além de utilizar softwares jurídicos, ter um escritório virtual e outras plataformas no seu escritório de advocacia, também invista na presença digital.

    Por isso, tenha uma boa descrição e insira seus contatos no Google, desenvolva um site ou blog com conteúdo informativo e um perfil nas redes sociais. Esses são apenas alguns exemplos de como você pode se inserir nesse ambiente.

    É muito comum ver profissionais experientes receosos de utilizar sua imagem na internet. Mas hoje em dia essa realidade vem mudando. Quem produz conteúdo para um site ou blog tem mais chances de ser encontrado pelo cliente, ser indicado para outras pessoas e ser reconhecido como uma potência na sua área de atuação.

    O mercado jurídico atualmente exige que o profissional do direito seja completo. Por isso, o advogado online precisa estar atento às transformações tecnológicas e tendências do momento e se adaptar a elas.

    Então, primeiramente, faça um levantamento para saber se o seu público-alvo quer ter acesso ao seus serviços também através da internet. Se a resposta for positiva, comece agora mesmo a investir em marketing de conteúdo. Saiba mais.

    Marketing de conteúdo para advogados: como atrair mais clientes através dessa estratégia?

    O Marketing Digital na Advocacia vem se tornando uma das estratégias mais eficientes para conquistar novos clientes e fidelizá-los. Não é por acaso que empresas e profissionais de diversas áreas de atuação já utilizam táticas de atração e desenvolvem o marketing de conteúdo para atingir um público, se posicionar no mercado e tornar-se autoridade.

    Agora que você já sabe como utilizar as funcionalidades do Jusbrasil, confira algumas dicas de Marketing de Conteúdo Jurídico para potencializar a estratégia digital do seu escritório de advocacia. Mas lembre-se de conferir o que diz o Código de Ética e Disciplina da OAB sobre o Publicidade e Marketing na internet antes mesmo de começar a produção.

    Tenha um site

    Advogados formados dentro da era digital já sabem a importância de estarem na internet para terem sucesso e visibilidade. Porém, é normal encontrar profissionais mais experientes que têm dúvidas sobre os benefícios de um site, por exemplo, e tem medo da exposição.

    Os sites institucionais têm o poder de gerar autoridade para qualquer empresa e com os escritórios de advocacia não seria diferente. Ter uma página na internet vai te ajudar a divulgar o seu serviço, alocar o seu blog e atrair clientes através das landing pages.

    Crie um blog

    O blog ainda é uma das maneiras mais eficazes de se aprofundar em algum tema e produzir um conteúdo completo para o seu cliente. Através dele, as chances do marketing jurídico do seu escritório ser eficiente e você ter sucesso são grandes.

    Por isso, fale uma linguagem que o seu público entenda. Saiba se o foco são pessoas comuns ou outros advogados, pois o tom de voz e termos utilizados devem ser diferentes. Perceba que é esse material produzido que vai te ajudar a construir autoridade na internet.

    Utilize as redes sociais

    É muito comum utilizar as redes sociais para se comunicar com amigos e familiares. É muito comum utilizá-las para se comunicar com amigos e familiares. Além disso, muitas empresas estão utilizando as funcionalidades do Instagram, como os stories, reels e IGTV e criando bons conteúdos nas lives informativas.

    Porém, desenvolver uma estratégia de marketing nas redes sociais pode ser eficiente apenas se o seu público costuma acessar essas mídias. Por isso, leve isso em consideração antes mesmo de começar a produção de conteúdo nesses canais.

    Atendimento via Whatsapp

    O advogado online dispõe de muitos recursos para se comunicar com o seu cliente que deseja realizar uma consulta com advogado online. Um deles é o Whatsapp Business. Mas como utilizar essa ferramenta de forma profissional e sem ferir o Código de Ética da OAB?

    O profissional pode utilizar o Whatsapp para realizar consultas e atendimentos ao seu cliente. Além disso, essa ferramenta ajuda a aproximá-lo da pessoa e reduzir as barreiras da profissão, consideradas inatingíveis.

    Por esse motivo, é importante que o advogado trabalhe bem a sua imagem e imponha limites e horários de trabalho. Ele precisa ser organizado, ter uma comunicação assertiva e oferecer um serviço de qualidade ao cliente. Essa é uma ótima forma de ampliar a comunicação e promover mais uma forma de contato, demonstrando acessibilidade.

    Gostou das dicas? Desenvolver um bom marketing de conteúdo jurídico não é uma tarefa tão fácil. Mas essa é uma forma bastante eficiente de aumentar a sua cartela de clientes e ser entendido como um profissional moderno e assertivo.

    >>>Baixe agora o kit completo de Marketing Jurídico para jovens advogados

    Conheça o Jusbrasil!

    O Jusbrasil é uma startup que tem como um dos principais objetivos criar soluções inovadoras para tornar o exercício da advocacia cada vez mais excelente!

    Entendemos que o trabalho do advogado vai muito além do que vemos. Hoje ele precisa ter acesso às novas plataformas de comunicação no seu ambiente de trabalho. Por isso, desenvolvemos tecnologia que munem o advogado e operador do direito no contexto da Era Digital, atendendo também às expectativas dos seus clientes.

    Adentrar no mundo tecnológico tem sido um desafio para empreendedores e novos advogados. Ter acesso a ferramentas confiáveis traz mais segurança e confiabilidade ao negócio, independente do seu estágio.

    Se interessou e quer aprofundar mais sobre a empresa? Então, conheça um pouco mais sobre nosso trabalho e forma de atuação clicando aqui.

    Escrito por Liz Santana

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Parabéns pelo conteúdo. Muito bom e objetivo. Porém gostaria de fazer uma observação: Porque o jusbrasil não informa aos internautas jusbrasileiros que os advogados que atendem por meio do escritório on LINE, pagando créditos para abrir salas são particulares. Já abri diversas salas gastando meus créditos e o prospecto pensa que eu vou advogar de graça. Por isso fica a dica ao jusbrasil. Informe aos internautas que os advogados do jusbrasil não são defensores públicos. Obrigado! continuar lendo

    👏👏👏 continuar lendo