jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2022

Como fazer monitoramento estratégico de termos em Diários Oficiais?

Você não precisa monitorar termos nos Diários Oficiais de forma manual! Já existe tecnologia que faz essa tarefa por você. Leia e descubra como!

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 10 meses

Você sabe como os escritórios faziam para acompanhar os processos de seus clientes antigamente, quando não existia Internet? Eles consultavam os Diários Oficiais, que eram todos impressos, com uma lupa. Sim, uma lupa!

Como era necessário aproveitar espaço na impressão, os processos que tinham suas decisões publicadas apareciam nos Diários em letras minúsculas. Os advogados se debruçavam em cima dessas letrinhas e caçavam informações sobre o caso se seus clientes.

Agora imagine se você, um advogado de décadas atrás (com pouquíssimos algarismos na sua OAB), tivesse que consultar diversos Diários Oficiais, do Brasil inteiro. Teria que aproveitar para fazer um verdadeiro mochilão pelo Brasil. Qualquer escritório com pretensões de alcance nacional gastaria bastante nessa época, em tempo e dinheiro, só para obter informação jurídica.

Mesmo após a democratização da internet, realizar o monitoramento de termos em Diários Oficiais ainda era pouco eficiente. Como cada Diário Oficial brasileiro possui o próprio sistema virtual, muitos advogados realizam a consulta manual, em cada um, para ficar por dentro das novidades em seus processos.

A questão é que esse trabalho é desnecessário. Já existe tecnologia avançada para automatizar o monitoramento de termos e, assim, te livrar do trabalho burocrático: Jusbrasil PRO (feito tanto para pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas).

Essa tecnologia opera para aprimorar sua pesquisa jurídica e a gestão de seu escritório. Dentre as várias funcionalidades que possuem se encontra o monitoramento de termos.

Neste artigo, vamos explicar com detalhes a forma correta de utilizá-los, garantindo assim uma melhoria na sua experiência de trabalho.

O que é monitoramento de termos?

O monitoramento de termos é uma atividade essencial na rotina do advogado. Significa supervisionar determinado termo, que pode ser por exemplo o nome de uma parte, nos Diários Oficiais.

Suponha, por exemplo, que você tenha que verificar se existe, em qualquer lugar do Brasil, alguma publicação vinculada a seu cliente. Há alguns anos atrás, você seria obrigado a pesquisar no sistema de cada Diário Oficial, um por um. Era muito comum que os advogados organizassem essa pesquisa em uma planilha do Excel.

Agora, a realidade é outra. Por meio da tecnologia de busca unificada do Jusbrasil, além de aperfeiçoar a sua pesquisa de jurisprudência, você faz essa pesquisa em um único local, de forma muito semelhante à consulta processual.

Qualquer pessoa consegue realizar essa pesquisa de forma gratuita: basta digitar o termo na nossa barra de pesquisa e o sistema o procura em todos os Diários.

Vamos explicar, em seguida, mais detalhes para otimizar sua busca nos Diários Oficiais.

>>> Leia também: 10 dicas para otimizar processos e a Gestão do seu Escritório

Como fazer a busca unificada nos Diários Oficiais

Fazer uma pesquisa unificada em Diários Oficiais é muito simples. Confira!

1º passo: Ao entrar em nossa página inicial, você pode escrever as palavras-chave do assunto que procur a na barra de pesquisa ou clicar na aba “Diários Oficiais”:

2º passo: Nessa página, é possível fazer uma busca específica na seção "Diários Oficiais" pelo campo de busca ou selecionar em quais Diários você deseja pesquisar. É possível também navegar pelos Diários Oficiais de cada estado (item 3). Isso auxilia a direcionar melhor a ferramenta de busca.

3º passo: Os resultados da busca podem ser filtrados por relevância ou data, de acordo com o foco que você procura.

>>> Clique aqui e baixe agora o [Infográfico] Descubra como elevar sua argumentação jurídica com tecnologia

Busca avançada nos Diários Oficiais: monitoramento diário e downloads ilimitados

Mas, e se for necessário realizar essa busca diariamente? Vou ter que preencher, todos os dias, a barra de pesquisa? E quando for necessário baixar o Diário Oficial, tenho que ir até o site de origem?

A resposta para todas essas perguntas é não! Por meio dos Planos de Assinatura do Jusbrasil PRO, você têm acesso ao Escritório Online e pode fazer monitoramento estratégico de termos nos Diários Oficiais.

Muitos usuários do Jusbrasil já estão familiarizados com o Jusbrasil PRO. O que muitos não sabem, no entanto, é que a assinatura Jusbrasil PRO já garante acesso ao Escritório Online!

De forma resumida, o Escritório Online é um dos softwares jurídicos desenvolvidos pelo Jusbrasil voltado para aprimorar o exercício da advocacia. A depender do plano de assinatura PRO que você contrate, através do Escritório Online você pode acessar as seguintes ferramentas:

  • Acompanhamento processual;
  • Calendário virtual do escritório;
  • Armazenamento de documentos na nuvem;
  • Organização de uma lista de contatos do escritório.

Além dessas funcionalidade, o Escritório Online também pode ser utilizado como marketplace de serviços jurídicos, ou seja, ele une você a clientes em potencial, através do Diretório de Advogados.

Viu só? Vale a pena saber tudo que sua Assinatura PRO pode fazer por você! Fale com um consultor do Jusbrasil para saber quais as funcionalidades que estão disponíveis em cada Plano de Assinatura do Jusbrasil PRO.

Confira a seguir como explorar, através deste software, as seguintes funções:

  • Monitoramento de termos nos Diários Oficiais;
  • Download de Diários Oficiais.

Como fazer o monitoramento de Termos nos Diários Oficiais

Por meio desse recurso, nossa tecnologia consegue verificar diariamente se determinado termo apareceu nos Diários Oficiais brasileiros. Assim, você delega essa tarefa para uma ferramenta automatizada.

Primeiro, você deve acessar, em nossa página inicial, o Escritório Online. Basta clicar no botão abaixo, localizado no canto direito da barra superior:

Uma vez no Escritório Online, você deve acessar a Seção Publicações e Andamentos, no Gerenciador do Escritório Online para cadastrar e monitorar o termo.

Importante: confira se você realmente está acessando o Escritório Online correto, ou seja, o ambiente corporativo para o qual foi convidado. Essa verificação pode ser feita clicando no primeiro ícone da barra lateral:

Após acessar o ambiente correto do seu Escritório Online, basta clicar no ícone "Publicações e Andamentos" e selecionar "Acompanhar Termo" . Nessa página, você poderá selecionar dentre as opções:

  • Nome de pessoa,
  • Nome de empresa,
  • Advogado/OAB,
  • Processo ou Termo.

Sempre que houver uma nova publicação, além de acompanhar no Jusbrasil, você pode optar por receber a notificação por e-mail.

Cada usuário do plano Jusbrasil PRO corporativo pode monitorar 1 (um) termo nos Diários Oficiais.

>>> Inscreva-se no [Webinar] O segredo por trás de uma boa argumentação jurídica

Como fazer o download de Diários Oficiais?

Para efetuar o download de um diário oficial, acesse o Jusbrasil utilizando o seu perfil PRO e siga as instruções abaixo:

  • Efetue a busca da informação desejada, em nossa barra de pesquisa;
  • Se desejar, pode navegar através dos Diários disponibilizados e filtrar a data, seção e página correspondente;
  • Acesse a página do Diário Oficial;
  • Para fazer o download, clique no botão azul, localizado no canto superior esquerdo da tela, onde estiver escrito "Fazer download de PDF" (como na imagem abaixo):

Importante: o Jusbrasil apenas disponibiliza os Diários, que são editados e publicados pelo Poder Judiciário. Não produzimos, editamos ou modificamos o conteúdo dos Diários, cuja informação é coletada através de sistemas informáticos automatizados.

Informações relacionadas

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 10 meses

Como acompanhar processos de forma prática e assertiva

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 11 meses

5 Metodologias para acelerar o cumprimento de prazos

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 6 meses

Conheça os melhores sistemas para escritórios de advocacia em 2022

Blog do Jusbrasil
Artigosano passado

Que tipo de líder você é? Saiba quais são as teorias da liderança e como aplicá-las em seu escritório

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 9 meses

Case: como a equipe do TJRO economizou 600 horas mensais com uso de tecnologia

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)