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21 de Janeiro de 2022

Growth hacking: Metodologias de Crescimento para seu escritório se tornar referência

Conheça as principais metodologias de Growth Hacking utilizadas para promover o crescimento de negócios ao redor do mundo.

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 5 meses

Como gestor do seu escritório de advocacia, você melhor do que ninguém sabe que precisa lidar diariamente com dificuldades comuns a todo negócio. Por isso, para chegar ao próximo passo, e destacar o seu escritório dos demais, é recomendado desenvolver estratégias de gestão aplicadas à metodologias de crescimento.

E de fato, são muitos desafios que o empreendedor brasileiro precisa enfrentar para manter o seu negócio vivo. Não por acaso mais de 70% das empresas fundadas no Brasil abrem processo de falência em menos de 10 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, a taxa de sobrevivência até o quinto ano de atividade é de 47,5%. Segundo o mesmo levantamento, de cada cinco empresas, uma fecha após o primeiro ano de abertura.

Ora, em tempos de “Novo Normal” - auge da disrupção tecnológica - muito da sobrevivência e do sucesso de seu escritório está atrelado à qualidade e agilidade no serviço prestado. Nesse sentido, a tecnologia é imprescindível para: realizar o acompanhamento processual automático e cumprir com prazos, desenvolver uma a pesquisa de jurisprudência assertiva e rápida, ou mesmo para fazer um monitoramento estratégico de termos e assim atribuir agilidade ao seu dia, com a otimização do seu tempo e diminuição de erros.

Por isso, para ajudar você a potencializar o uso da tecnologia em seu escritório para que ele seja referência de mercado, trouxemos neste artigo as principais Metodologias de Crescimento exercitadas por startups e empresas no Brasil e no Mundo: vamos falar de Growth Hacking!

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O que é Growth Hacking?

O Growth Hacking é uma metodologia de Business Intelligence desenvolvida por Sean Ellis em 2010. Ela adota estratégias a partir da análise e tratamento de dados, com foco em gerar crescimento significativo e acelerado do negócio, tendo em vista a identificação dos seus pontos críticos - sejam eles gargalos, questões que precisam de melhora, ou oportunidades.

Primeiramente, o Growth Hacking foi aplicado em startups que estavam no seu estágio inicial e que desejavam se destacar mesmo com um baixo orçamento. Porém, após algum tempo, as técnicas de Growth Hacking passaram a ser utilizadas por empresas de todos os tamanhos e segmentos. O objetivo é crescer a sua operação e alcance, gastando o mínimo possível. Aliás, esse conceito se refere aos "hacks", ou seja, às brechas ou espaços para o crescimento.

Esse modelo de negócios tem como base criar processos de experimentação para saber quais ferramentas possibilitam o crescimento de uma empresa ou marca.

Vale salientar que sua utilização é bem recente, quando comparado a outros modelos de gestão e business intelligence. O termo pareceu interessante para você? Então veja a seguir como incorporar as metodologias do Growth Hacking ao seu negócio e potencializar as suas ações. Dito isso, confira a seguir:

5 Metodologias de crescimento de Growth Hacking para aplicar no seu escritório de advocacia

As principais metodologias de crescimento utilizadas pelo Growth Hacking são:

  • Funil de Growth Hacking
  • Cultura Data Driven
  • Testes A/B ou Experimentos
  • Metodologia do Círculo de Ouro
  • Indicadores de Desempenho (KPIs)

#1 Funil de Growth Hacking

Diferente do tradicional Funil de Inbound Marketing, o qual possui 4 estágios, o Funil de Growth Hacking ou “Funil Pirata”(devido ao acrônimo “AARRR”) adicionou mais uma etapa, tornando-se um funil com 5 fases, sendo a última delas a mais crucial para o crescimento do negócio: aquisição, ativação, retenção, receita e recomendação ou receita recorrente.

Assim o Funil de Growth Hacking pode ser entendido como a jornada que o cliente irá passar no seu escritório de advocacia durante a prestação de um serviço. Por isso, cada fase deve ser pensada e planejada para que a pessoa seja bem recebida e o negócio possa crescer a partir de ciclos saudáveis de venda.

Compreende agora a importância da última fase? Ela é a mais importante para a sustentabilidade do negócio. Afinal, quando o cliente fica contente com o seu atendimento ou serviço, as chances dele te indicar para outras pessoas são grandes. Em outras palavras, eles se tornam os grandes embaixadores e promotores da sua empresa.

Por esse motivo, é fundamental oferecer um serviço de qualidade e que seja referência. Ter atenção ao cumprimento dos prazos, realizar argumentações jurídicas bem fundamentadas em pesquisas de jurisprudência são apenas alguns exemplos de como ter assertividade nas ações.

Os planos de assinatura do Jusbrasil PRO podem te ajudar a alcançar esse objetivo e fazer com que o seu atendimento seja de excelência. Certamente o seu cliente perceberá esses investimentos e seu escritório se tornará uma referência.

#2 Cultura Data Driven: “In Data We Trust”

A Cultura Data Driven fomenta o uso levantamento, tratamento e análise de dados com o de transformá-los em informações relevantes para os projetos e embasamento de tomadas de decisão. Essa é uma ciência que tem como base métodos estatísticos, científicos e análises de algoritmos que, quando aplicados no Big Data (dados brutos), fornecem informações importantes para a utilização.

Em outras palavras, os escritórios de advocacia que decidem atuar na cultura Data Driven utilizam tecnologias que estruturam os dados jurídicos brutos e os transformam em informações importantes para a tomada de decisões.

Infelizmente, a maioria das empresas ainda não sabem lidar com os dados que são coletados através de ferramentas ou sistemas. E esses dados se tornam muito mais importantes quando se trata da formulação de estratégias de crescimento através do Growth Hacking.

As vantagens de aplicar essa perspectiva no seu escritório são inúmeras:

  • Tomar decisões mais estratégicas e assertivas;
  • Personalização do relacionamento com o cliente;
  • Redução dos custos e do tempo gasto na busca de informações, já que elas estarão unificadas.
  • E muito mais!

Como consequência, haverá o aumento da conversão. É assim que seu escritório pode gerar mais oportunidades e se destacar da concorrência.

Por isso, seu escritório deve contar com a ajuda de sistemas que realizam a unificação de dados, como o Jusbrasil PRO. Através dele, a depender do plano de assinatura contratado, o advogado poderá realizar a pesquisa de jurisprudência e o acompanhamento de Diários Oficiais de todo o país, apenas consultando o site.

Além disso, o profissional poderá utilizar os modelos prontos de ementas nas suas argumentações e reduzir o tempo gasto na busca por informações jurídicas.

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#3 Testes A/B ou Experimentos

Um dos pilares centrais do Growth Hacking é o método científico dedutivo. Isso porque, após o levantamento e tratamento de dados é possível enxergar gargalos e oportunidades para o seu negócio. Mas como saber qual estratégia adotar ou mesmo se ela é eficaz?

A partir de hipóteses. Para que o seu negócio encontre o modus operandi que mais gera crescimento dentro da sua realidade, é importante que você refine os seus processos internos e externos, operacionais e estratégicos.

Dentro do Growth Hacking o que impulsiona tal sofisticação é o levantamento de hipóteses a partir de uma fundamentação lógica e de dados, e posteriormente, a validação ou refutação de tal hipótese.Desse modo você vai encontrar de forma fatídica e científica o que realmente faz sentido para o seu escritório.

Assim, como no método científico, os experimentos e testes A/B são cruciais para a validação ou refutação das hipóteses.

Do ponto de vista prático, o passo a passo seria assim: 1) análise de dados e coleta de informações, 2) geração de ideias, 3) priorização de experimentos 4) execução de testes 5) acompanhamento dos experimentos 6) análise dos resultados 7) coleta de aprendizados - super importante para a sustentabilidade de próximas hipóteses e testes e o mais importante: aperfeiçoamento do seu negócio.

Como aplicar isso na prática?

Um exemplo muito prático de como engendrar testes A/B, e de como eles podem auxiliar o seu escritório a crescer é o uso de jurisprudências específicas e argumentos para tipos de casos parecidos.

Ora, ao longo dos anos de experiência atuando em alguma área do Direito, você já deve ter observado que existem casos que são muito similares entre si. Ao acessar o acervo de jurisprudência mais completo do Brasil você pode embasar com assertividade as suas hipóteses de argumentação ao cruzar jurisprudências e os casos de seus clientes.

Assim, ao validar ou refutar suas hipóteses de argumentação você vai aprimorando a sua construção argumentativa.

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#4 Metodologia do Círculo de Ouro

Também conhecida como Golden Circle, a metodologia do “Círculo Dourado” ou “Círculo de Ouro” teve início com o inglês Simon Sinek, criador do livro "Porquê - Como Grandes Líderes Inspiram a Ação". Não se trata de uma metodologia necessariamente nascida do Growth, mas ela casa completamente com toda a proposta.

Simon organiza o círculo em "O quê", "Como" e "Porquê". Ou seja, segundo sua teoria, as pessoas sabem o que fazem, porém, poucas sabem como fazem, e a minoria sabem o porquê fazem. Sendo assim, aqueles que sabem responder a essa última pergunta são mais suscetíveis a terem sucesso nos empreendimentos.

Essa metodologia também permite a criação do planejamento estratégico para o negócio. Mas para isso, é necessário que a empresa tenha acesso aos seus dados para elaborar ações assertivas. Ou seja, é muito importante que o advogado tenha uma visão holística do seu negócio para conseguir bons resultados.

#5 Indicadores de Desempenho (KPIs)

No mundo dos negócios, os indicadores de desempenho são métricas imprescindíveis para compreender a performance e rendimento de estratégias utilizadas. Além disso, elas também são um termômetro para a saúde do seu negócio, pois nos ajudam a saber quais delas são mais relevantes para a sua realidade.

Verificar os KPIs (Key Performance Indicators) permite analisar os padrões, melhorar a tomada de decisões e a rapidez dos resultados que você busca. Eles são usualmente divididos em:

  • Indicadores de produtividade;
  • Indicadores de qualidade;
  • Indicadores de capacidade;
  • Indicadores estratégicos.

Hoje em dia é muito comum que os empreendimentos implementem uma cultura analítica, de modo que, é possível medir de forma assertiva se o seu escritório atingiu os objetivos que foram estabelecidos para o crescimento do negócio. Além disso, os indicadores podem avaliar não só a performance geral da empresa, como também departamentos específicos.

Talvez seu objetivo seja conseguir mais clientes ou melhorar a comunicação com eles. Por esse motivo, estabeleça objetivos claros e compartilhe as informações com os colaboradores do escritório. Reavalie semanalmente os seus resultados e o progresso do seu negócio.

Essas ferramentas são essenciais para mensurar o crescimento do seu escritório de advocacia. Por isso, dê uma atenção especial e faça os ajustes necessários nas suas estratégias.

Metodologias de crescimento na prática: como se tornar uma referência através do Jusbrasil PRO

Diante desse artigo, você já deve ter percebido que o cenário atual jurídico exige que o advogado-gestor (dono ou sócio) esteja atualizado em relação às novas tendências de mercado. Por isso, entender e se ornamentar com ferramentas que te ajudem a sofisticar a operação do seu escritório é fundamental.

É por isso que os planos de assinatura do Jusbrasil PRO para escritórios e pessoas jurídicas têm crescido tanto em todo o Brasil! Afinal, o principal objetivo dessa tecnologia é tornar o trabalho dos operadores de direito mais prático, produtivo, funcional e de excelência.

Através dele, a depender do plano de assinatura que contratado, você acessa a:

  • Acesso e download de Tribunais de todo o Brasil e Diários Oficiais;
  • Download e cópia de modelos de peças jurídicas;
  • Acompanhamento e atualização de processos;
  • Pesquisa de Jurisprudência ilimitada;
  • E ainda: Gerente de conta exclusivo para contas com mais de 5 logins.

E o melhor é que com apenas um único plano de assinatura todo o seu escritório ou departamento pode criar o seu próprio login e acessar aos benefícios de ser PRO.

Além disso, assinantes PRO também têm acesso ao Escritório Online. Essa ferramenta de gestão pode ser utilizada juntamente com a funcionalidade PRO e otimizar as ações do seu escritório de advocacia.

Através do Escritório Online, a depender do plano de assinatura contratado, você poderá realizar o acompanhamento processual de forma ainda mais prática e assertiva, fazer um acompanhamento estratégico de termos em Diários Oficiais e ter acesso a uma agenda conectada e a documentos centralizados num só local.

A depender do seu plano, você também pode ter acesso ao Diretório de Advogados, onde poderá ser encontrado por clientes e profissionais de diversas partes do país.

Quer transformar o seu negócio referência de mercado e um verdadeiro Escritório do Futuro? Entre em contato para saber mais sobre todos horizontes que o Jusbrasil PRO pode abrir para você!

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Escrito por Esther Gomes e Liz Santana

    4 Comentários

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    O meu “funil pirata” funciona assim:

    1. A melhor propaganda é o boca a boca. Essa máxima já é velha conhecida na advocacia e realmente dependemos muito disso pra conquistar clientela

    2. Comece a recusar causas as quais você já sabe por experiência própria que pouco ou nada dão de retorno e muito ocupam do seu tempo

    3. Use com inteligência o “copia e cola”. Em casos análogos, use o próprio HD pra montar a ação porque anda muito mais depressa que iniciar o atendimento do cliente a partir do zero. Pra otimizar isso, monte seu próprio banco de petições com aquelas que contêm teses e argumentos que alcançaram o sucesso na ação

    4. Não trabalhe no modo automático. Pense em tudo que vc faz de forma consciente, do primeiro atendimento ao cliente até o momento de entregar o resultado da ação. Crie um passo a passo do seu próprio modus operandi e aí vc descobrirá o quê funciona e o quê não funciona e deve ter tal prática abortada do seu “sistema”

    5. Transforme o resultado de todos os passos anteriores em um mapa (mental ou gráfico, de preferência) e conheça todo o relevo de seu escritório, assim vc saberá quais os caminhos que realmente levaram suas causas ao sucesso e evitará os caminhos acidentados e tortuosos que só serviram para sugar tempo e dinheiro e renderam péssimos resultados financeiros e pra agravar, provavelmente não trarão o melhor retorno: item 1 – propaganda do boca a boca

    6. Identifique gargalos em relação às demais demandas do escritório: custos com aluguel, impostos, conta de energia, salário de secretária, serviços de internet, softwares, faxineira, etc. Mapeie tudo e descubra onde está o gargalo, a sangria de recursos que podem e devem ser evitados. De repente vc está pagando por um software que vc não usa, ou descobre que não precisa de duas secretárias, que vc e seu sócio podem muito bem se virar com uma só, e por aí vai, ou que uma simples reunião de sócios para combinar que cada um seja responsável pela limpeza e organização de sua estação de trabalho (no escritório e na cantina, inclusive) irá reduzir o custo mensal de faxineira pela metade, etc. continuar lendo

    Parabéns Dr.a, sua visão é bastante prática e organizada! continuar lendo

    Parabéns pela proposta. Empresas de qualidade crescem com divulgação da qualidade de seus produtos qualificados. Somos pequeno e um tanto quanto cético ao nosso futuro, dado situações impeditivas, embora desejosos de superá-las. continuar lendo