jusbrasil.com.br
30 de Junho de 2022
    Adicione tópicos

    Case: como a equipe do TJRO economizou 600 horas mensais com uso de tecnologia

    Descubra como os servidores do TJRO tornaram sua rotina mais produtiva com a economia de 600 horas por mês com o Jusbrasil PRO para instituições públicas.

    Blog do Jusbrasil
    Publicado por Blog do Jusbrasil
    há 10 meses

    O volume de trabalho do servidor público brasileiro não é pequeno, especialmente quando falamos sobre o Poder Judiciário.

    O altíssimo número de processos judiciais no Brasil exige que os funcionários desse setor se desdobrem para finalizar todas as tarefas dentro de um dia de trabalho. Basta verificar os dados do Relatório Justiça em Números, publicado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    Trata-se de um estudo realizado através da inteligência de dados, que levanta informações importantes sobre esse contexto. No Relatório de 2020, constatou-se um acervo de 77,1 milhões de processos em tramitação até o mês de dezembro de 2019.

    Esse número parece enorme, e realmente é. Contudo, representa um avanço em relação aos dois últimos anos: nesse intervalo, o número de processos em estoque foi reduzido em 2,4 milhões, a despeito do aumento de 6,8% de casos novos.

    Além disso, o estudo registra a menor taxa de congestionamento na história, de 68,5%. Como foi possível obter esse resultado?

    Um dos fatores principais está relacionado à aplicação de tecnologia no setor público. Soluções digitais inovadoras, como a digitalização dos processos, são capazes de aumentar exponencialmente a produtividade dos servidores e contribuir para o acesso à Justiça.

    Foi o que percebeu Cleber Silva e Moura, funcionário público que tomou a iniciativa de aplicar tecnologia em seu trabalho através do Jusbrasil PRO. Entrevistamos Cleber para conhecer melhor os efeitos dessa iniciativa, e descobrimos que ela acarretou uma economia de 600 horas mensais por parte de sua equipe.

    Quer saber mais sobre como esses resultados foram alcançados? Confira este artigo e saiba como adentrar ao futuro do trabalho!

    Conheça Cleber, servidor público do TJRO

    Cleber Silva e Moura é Técnico Judiciário na Secretaria Administrativa do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).

    Assim como a maioria dos servidores públicos brasileiros, Cleber e as outras 14 pessoas que trabalham em seu setor têm que lidar com uma grande quantidade de atividades na rotina de trabalho. É necessário realizar - diariamente - tarefas de expediente administrativo, além de fazer pesquisas jurídicas e confeccionar documentos.

    Além da sua equipe, os Magistrados do TJRO também haviam necessidade de otimizar as atividades do seu dia a dia, que não são poucas: minutas de despachos e sentenças, homologações, despachos simples - tarefas de suma importância para o bom funcionamento do serviço público no Brasil.

    Diante desse contexto, Cleber procurou por soluções que auxiliassem o seu time na resolução dessas tarefas de forma mais ágil, elevando também a qualidade da produção do seu setor. Encontrou, então, no Jusbrasil PRO uma forma de alcançar esses objetivos.

    Como era o fluxo de trabalho no TJRO antes do Jusbrasil PRO?

    Quando perguntamos sobre as atividades desempenhadas no setor em que Cleber trabalha, fomos surpreendidos com uma lista detalhada de quatorze atribuições diferentes. De forma resumida, sua equipe precisa, diariamente:

    • Realizar estudos, coletar e armazenar dados;
    • Redigir correspondências e documentos de rotina;
    • Atender ao público;
    • Separar, classificar e arquivar documentos;
    • Preparar relatórios, pareceres e despachos;
    • Efetuar a juntada de documentos e lançamentos nos sistemas eletrônicos;
    • Expedir certidões;
    • Gerenciar os arquivos da unidade;
    • Zelar pela gestão sustentável dos recursos materiais.

    Perguntamos, também, quais eram as principais dificuldades que enfrentavam para realizar as tais atividades. Em resposta, Cleber afirmou que a tarefa mais trabalhosa é a preparação de relatórios, pareceres e despachos.

    Este tipo de trabalho demanda a realização de uma pesquisa jurídica de qualidade que, por sua vez, demanda muito tempo de toda a equipe. Para obter as informações necessárias, recorriam aos buscadores disponíveis na internet.

    A questão é que, em muitos sites encontrados nesses buscadores, a informação não é confiável. Por isso, a pesquisa demora ainda mais tempo.

    Cleber nos contou que antes de assinar o Jusbrasil PRO, ele e os demais membros de seu setor demoravam uma média diária de 2 horas e meia para realizar a pesquisa necessária a esse ofício.

    Por que o TJRO optou pelo Jusbrasil PRO?

    Cleber Silva descobriu o Jusbrasil PRO através das mídias digitais. Após conversar com um de nossos representantes, ele realizou a contratação do plano idealizado para instituições governamentais. Dessa forma, ele e sua equipe ganharam acesso a todas as funcionalidades da ferramenta.

    Assim, o funcionário público explica o principal fator que o levou a optar por pela solução Jusbrasil. “Pela gama de jurisprudência que pode facilitar na preparação de relatórios, pareceres ou despachos por parte da chefia imediata”, diz Cleber.

    De fato, o vasto acervo de jurisprudência disponibilizada pelo Jusbrasil PRO é o maior de todo Brasil!

    Havia, também, necessidade de encontrar uma plataforma de pesquisa com informações confiáveis e recursos que otimizam o fluxo de trabalho. Assim, o plano de assinatura PRO não apenas cumpre esses requisitos, como ajuda também em outros aspectos de gestão, através do Escritório Online.

    A plataforma do Jusbrasil funciona como um grande banco de dados, que une em um só lugar toda a informação jurídica que o funcionário pública precisa para executar suas atividades diárias. Através da barra de pesquisa, é possível encontrar:

    • Ementas e jurisprudências completas;
    • Andamentos processuais provenientes de todos os tribunais brasileiros;
    • Informações sobre leis, decretos e outras normas;
    • Artigos e modelos de documentos, feitos por profissionais qualificados.

    Foi a partir disso que desenvolvemos o Jusbrasil PRO, uma ferramenta que aplica inteligência artificial aos dados que reunimos. Assim, a depender do seu plano de assinatura, é possível:

    São funcionalidades indispensáveis na rotina de servidores, advogados e quaisquer profissionais jurídicos que procurem aumentar a produtividade e qualidade do trabalho. Fale com um consultor e descubra tudo que

    >>>> Fale com um consultor exclusivo e descubra tudo que o Jusbrasil PRO pode fazer pelo seu setor

    O que mudou após aderir ao Jusbrasil PRO?

    A principal mudança percebida por Cleber e sua equipe foi em relação à otimização de tempo. Segundo nos contou, a tarefa de preparar relatórios, pareceres e despachos tomava muito tempo de cada um da sua equipe. “Era uma média de 2 a 2,5 horas”, relembra.

    Agora, após a contratação do Jusbrasil PRO a atividade passou a ser finalizada em apenas meia hora! Isso representa um ganho de duas horas mensais, por pessoa, por dia de trabalho. Se considerarmos uma equipe de 15 pessoas, o total de tempo economizado com a assinatura do Jusbrasil PRO equivale a 600 horas mensais.

    Esse tempo foi realocado na revisão final e ajuste fino das minutas confeccionadas. Por isso, o padrão de qualidade do trabalho também foi elevado e o dia a dia da equipe se tornou muito mais produtivo!

    Relatou, também, que a adaptação da equipe em relação ao uso do Jusbrasil PRO foi eficiente e amistosa. Quando questionado sobre o principal benefício que observou para a realidade de seu órgão público, Cleber respondeu:

    “Auxiliou muito na elaboração de argumentações jurídicas consistentes e fundamentais para a atuação com excelência. Isso ocorreu em função da pesquisa jurídica bem executada, que é um instrumento indispensável na construção de minutas de despachos, decisões e acórdãos”, explica.

    Assine o Jusbrasil PRO e faça parte desse movimento!

    O presente caso é um exemplo concreto sobre os vários benefícios de se aplicar tecnologia no trabalho jurídico.

    Os servidores públicos brasileiros encontram-se diante de uma missão difícil: dar conta de uma quantidade considerável de atividades diárias, para fazer com que a máquina pública funcione de forma eficiente.

    É também uma missão nobre, uma vez que esses trabalhadores contribuem diretamente com o acesso efetivo à Justiça. É também o principal objetivo do Jusbrasil, que procura alcançá-lo através da disseminação de informação jurídica.

    É com esse propósito que desenvolvemos tecnologia de ponta, como o Jusbrasil PRO. Ela é destinada a descomplicar sua rotina, ao mesmo tempo que contribui para uma sociedade mais justa e igualitária.

    Se interessou pelos benefícios do Jusbrasil PRO? Clique aqui e fale com nossos especialistas e assine agora mesmo!

    Escrito por Túlio Campos

    Informações relacionadas

    Lívia Sousa, Advogado
    Artigoshá 10 meses

    Tenho direito aos bens adquiridos durante o relacionamento?

    Luciana Frade, Advogado
    Artigoshá 10 meses

    O direito de arrependimento do art. 49 do Código de Defesa do Consumidor

    Blog do Jusbrasil
    Artigoshá 11 meses

    Como acompanhar processos de forma prática e assertiva

    Blog do Jusbrasil
    Artigosano passado

    5 Metodologias para acelerar o cumprimento de prazos

    Blog do Jusbrasil
    Artigoshá 7 meses

    Conheça os melhores sistemas para escritórios de advocacia em 2022

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)