jusbrasil.com.br
28 de Novembro de 2021

Como funciona a inteligência artificial na área jurídica?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que faz com que sistemas e máquinas possam simular o pensamento e a atividade humana. Confira como isso é aplicado no segmento jurídico!

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 2 meses

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que faz com que sistemas e máquinas possam simular o pensamento e a atividade humana. Ela tem permitido o surgimento, por exemplo, de robôs com capacidade de resolver problemas e aplicações em diversas áreas, como a inteligência artificial jurídica.

Essa aplicação permite desenvolver programas, sistemas ou aplicativos que simulam o raciocínio de um advogado online ou outro profissional do Direito. Ou ainda, é capaz de realizar tarefas importantes da rotina de escritórios de advocacia.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe neste artigo um breve apanho sobre as vantagens da inteligência artificial no setor jurídico e algumas aplicações práticas no setor!

Quais as vantagens da inteligência artificial jurídica ?

O uso da inteligência artificial no setor jurídico surgiu como uma solução mais eficiente para enfrentar as dificuldades que afetam os profissionais desse setor. Esses desafios consistiam, por exemplo, em longos atrasos tanto na consulta quanto conclusão dos processo judiciais, assim como a falta de precisão na busca de informações jurídicas.

Com a adoção da inteligência artificial, foi possível melhorar o controle dos prazos dos processos, facilitar a consulta das ações, além de aprimorar o gerenciamento das atividades do escritório, as quais podem ser feitas a distância.

>>>> Clique aqui e baixe o Kit Completo de Transformação Digital para Escritórios de Advocacia

Quais são as formas de empregar a IA no meio jurídico?

A aplicação da inteligência artificial no meio jurídico só se tornou possível com o desenvolvimento de softwares e plataformas digitais de alta qualidade e desempenho. Vamos conhecer, a seguir, algumas das aplicações mais comuns dessa tecnologia na área do Direito.

Auxílio à gestão do escritório

Os softwares desenvolvidos a partir da inteligência artificial são bastante úteis e promovem a resolução de problemas na gestão dos escritórios de advocacia. Isso porque esses softwares fornecem informações importantes e centralizadas.

Algumas delas são indicadores e status das tarefas, fatores fundamentais para o gerenciamento do escritório. Outro exemplo é que os softwares podem ajudar no controle de informações processuais, na gestão financeira e no gerenciamento da agenda do escritório.

>>>> Clique aqui e baixe o [kit] Tudo sobre Direito e Tecnologia

Big Data jurídico

O Big Data é um conjunto de ferramentas que promove organização, segmentação e identificação de padrões de maneira automatizada. Essa tecnologia, desenvolvida a partir da inteligência artificial, tem a capacidade de transformar os dados em informações valiosas e disponibilizá-las de maneira centralizada, o que auxilia o trabalho dos advogados.

Por meio da Big Data jurídico, os profissionais da área do Direito podem, por exemplo, ter acesso rápido ao banco de dados organizado e atualizado. Isso ajuda a tomar decisões de maneira mais rápida e certeira.

>>>> Clique aqui e baixe o [Infográfico] 5 formas de aplicar Big Data no seu escritório

Lawtechs

Essas são empresas que desenvolvem tecnologias aplicáveis na área do Direito. Elas foram viabilizadas graças ao aprimoramento das técnicas de inteligência artificial. As lawtechs permitem criar, por exemplo, o escritório de advocacia digital, o qual realiza atendimento de maneira remota e online.

Além disso, esse modelo permite a flexibilização dos processos, uma vez que os dados estão presentes em nuvem. Dessa maneira, o advogado tem a possibilidade de acompanhar os processos em qualquer lugar e a todo momento.

Essas foram algumas informações sobre inteligência artificial jurídica. É importante destacar que o profissional interessado em aplicação da IA em seu negócio necessita contratar uma empresa especializada. Somente um parceiro de qualidade poderá oferecer soluções inteligentes para auxiliar de maneira moderna e eficiente a sua atuação.

Conheça o Jusbrasil PRO

O Jusbrasil PRO é uma tecnologia de busca e pesquisa jurídica que oferece ao operador do direito acesso ao acervo de jurisprudência mais completo de todo o Brasil. Reunimos decisões de mais de 560 sistemas de tribunais e pré-formatamos mais de 40 milhões de ementas para você.

Fale com um consultor e conheça os planos de assinatura do Jusbrasil PRO para pessoas jurídicas!

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Foi um avanço na tecnologia, que aumentou as possibilidades de soluções favoráveis ao usuário! continuar lendo

Os software jurídicos estão distantes de uma verdadeira revolução que simplifique e facilite a solução dos conflitos na sociedade. continuar lendo

Na Estônia já tem computador que com IA decide processo de até 8.000 Euros. Admissibilidade dos processos no STF, STJ e TST e tudo feito por inteligência artificial. Até para quem quiser ir direto ao judiciário a IA ajuda: Tem um plataforma www.euprocesso.com.br que usa e ajudar quem quiser. Ou seja a vida do advogado vai mudar e muito. Preparem-se. continuar lendo