jusbrasil.com.br
30 de Junho de 2022

Gestão Jurídica de Resultado: diminua os impactos negativos da pandemia

Saiba como mitigar os impactos da crise com uma gestão jurídica focada em sofisticação de estratégias, otimização do fluxo de trabalho e geração de resultados!

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 8 meses

Como exercitar uma gestão Jurídica que gere de fato resultados para o seu escritório?

Essa questão pode parecer inicialmente um bicho de sete cabeças para os profissionais do direito que decidiram empreender e montar o seu próprio negócio. Afinal, diante da pandemia do Covid-19, mesmo sócios e gestores de grandes escritórios de advocacia, com muita experiência, precisaram repensar estratégias e traçar novos planos para mitigar os impactos negativos gerados na economia, durante o período de lockdown.

Assim, exercitar uma gestão com foco em crescimento e resultados exige que toda a equipe esteja comprometida e assuma a responsabilidade pela execução dos serviços prestados, de forma eficiente.

Desse modo, ao observarmos o mercado, podemos compreender que é a partir da alta performance do advogado, aliado ao uso de ferramentas que tornam o fluxo de trabalho ainda mais otimizado, que o escritório poderá chegar à excelência e tornar efetivo o cumprimento de prazos.

Quer saber como alcançar resultados expressivos e driblar os impactos negativos da pandemia? Nesse artigo, vamos trazer algumas dicas de como fazer uma gestão jurídica de resultados e alcançar o sucesso, mesmo em meio à crise pandêmica.

Acompanhe a leitura!

>>>> Clique aqui e confira [Infográfico] 4 erros que impedem o seu escritório de ser referência

O que significa ter uma gestão jurídica de resultado?

Ter uma gestão jurídica de resultado significa exercitar práticas de organização interna que visam potencializar a qualidade do serviço e melhorar os resultados do escritório, tendo os recursos humanos como principal asset para isso. Para tal, é necessário investir não apenas em tecnologias, mas - principalmente - no capital humano.

Sabe-se que uma boa gestão jurídica requer um olhar holístico sobre o mercado, a concorrência, etc. Além disso, é preciso alinhar as expectativas, ter um planejamento estratégico, investir na qualidade dos serviços e no relacionamento com os clientes.

A princípio, pode parecer que existem muitas funções agregadas à rotina do advogado, e isso não deixa de ser verdade. Mas vamos pensar fora da caixinha?

Certamente você já deve ter percebido como a sua equipe é plural. Cada pessoa possui conhecimentos e habilidades diversas, que podem ser potencializados através de treinamentos.

Por exemplo, além de profissional jurídico, possivelmente você já fez algum trabalho no setor financeiro ou administrativo da empresa. Fato é que o advogado precisa lidar quase sempre com outras atividades.

Sendo assim, se ele estiver preparado, as possibilidades de tomar as melhores decisões aumentarão. Ele irá se destacar num mercado altamente competitivo e alcançará resultados significativos.

>>>> Clique aqui para assistir ao Webinar Gestão Jurídica de Resultado: Pessoas, Financeiro, e Tecnologia com Ticiana Amorim

Gestão de resultados em meio a pandemia

Certamente, há diversos paradigmas que precisam ser quebrados em relação a tecnologia e direito. Porém, estamos caminhando na direção de uma Justiça Digital mais moderna e atualizada em relação às tendências do mundo jurídico.

Afinal, durante a pandemia, muitos escritórios se viram obrigados a investir em soluções jurídicas desenvolvidas por lawtechs e legaltechs para dar continuidade às suas atividades. Assim, houve um avanço no uso da tecnologia por operadores do direito e escritórios de advocacia de todo Brasil, bem como um maior impulso para a utilização de ferramentas de videoconferência e digitalização de arquivos.

Nesse sentido, a aderência a essas novas ferramentas permitiu uma interação maior entre as equipes e demandou ainda mais uma capacidade crítica dos profissionais, sobretudo no que tange à análise de dados jurídicos. Ora, não por acaso, um Relatório da Thomson Reuters aponta que quanto maior for o investimento em tecnologia no direito, menor será o impacto da crise nos escritórios de advocacia.

Por isso, apesar dos impactos negativos do Covid-19, observa-se que o uso de tecnologia contribuiu para a sofisticação das estratégias adotadas por escritórios de advocacia, a partir de decisões Data Driven - isto é - decisões mais bem embasadas e fundamentadas em dados e artefatos.

Ao aliar profissionais excelentes à ferramentas inovadoras os resultados são surpreendentes:

  • Otimização do fluxo de trabalho;
  • Aumento de produtividade;
  • Aprimoramento dos serviços prestados;
  • Crescimento do escritório no segmento em que está inserido.

>>>> Leia também - Growth hacking: Metodologias de Crescimento para seu escritório se tornar referência

Principais aspectos da gestão para negócios jurídicos: fique atento!

Antes mesmo de iniciar uma gestão jurídica de resultado no seu escritório de advocacia, é fundamental pensar nas suas etapas. Aliás, por desconhecerem esse processo, advogados podem acabar negligenciando algumas questões importantes, tais como:

  • Elaborar um planejamento estratégico;
  • Cuidar da gestão financeira;
  • Agir de acordo com o Compliance;
  • Promover a capacitação dos colaboradores;
  • Investir em Marketing jurídico;
  • Potencializar a comunicação interna;
  • Ter indicadores de resultados;
  • Utilizar a tecnologia como aliada.

>>>> Clique aqui e acesse 32 materiais para aperfeiçoar sua atuação no segmento jurídico hoje mesmo

Por isso é importante que o gestor exercite o desenvolvimento de outras habilidades além do que ele já faz. Confira a seguir 8 formas de colocar em prática uma gestão jurídica de resultados.

8 formas de implementar uma gestão jurídica de resultados

Confira a seguir 8 dicas de como implementar uma gestão jurídica de resultados:

#1 Faça seu Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é a parte mais importante da sua gestão jurídica. Nele você deverá inserir:

  • Os objetivos do escritório;
  • Quantos funcionários o local possui;
  • As funções de cada pessoa;
  • A verba disponível para o orçamento;
  • Segmento de mercado;
  • Entre outras informações.

Fazer um levantamento detalhado sobre a situação do local vai te colocar num ponto estratégico, que todo gestor deve estar. Além disso, saber o que acontece na empresa vai fazer com que você evite surpresas desagradáveis, como o descontrole financeiro ou despreparo dos funcionários.

>>>> Baixe agora [KIT] Seminários Exclusivos + Materiais e ferramentas

#2 Cuide da gestão financeira

Outro ponto importante a ser levado em consideração é a vida financeira do seu escritório de advocacia. Essa questão vai muito além de ser bem sucedido ou lucrar muito, mas se você possui controle sobre as suas receitas e despesas.

Por isso, tenha todas as entradas e saídas anotadas, mas também seja transparente em relação às taxas e impostos. Caso contrário, seu escritório pode ser punido pelo Estado ou pela OAB.

#3 Pense nas ações de compliance

O compliance tem como objetivo proporcionar segurança e reduzir as chances de riscos nas empresas. É através dele que a organização tem a segurança de que as normas, regimento interno e regras estabelecidas estão sendo cumpridas.

Aliás, o termo ficou ainda mais conhecido após a promulgação da Lei Anticorrupcao, de nº 12.846/13 e Decreto nº 8.420/15. Em outras palavras, o termo é importantíssimo para aqueles que querem ter uma boa reputação diante do mercado.

Então, você já pode começar em estratégias para colocar em prática, como investir mais na:

  • Gestão empresarial;
  • Transparência;
  • Responsabilidade Social.

#4 Promova a capacitação dos colaboradores

Não há nada melhor do que ter profissionais bem preparados, que vestem a camisa da empresa e representam bem o escritório no qual atuam. Porém, o que muitos não sabem é que investir em cursos profissionalizantes e de capacitação é a melhor forma de reter funcionários e consolidar o escritório.

Como foi dito anteriormente, advogados recebem uma gama de conhecimentos durante a trajetória acadêmica, exceto aqueles que são relacionados à administração, marketing, etc. Quando eles vão para o mercado de trabalho, se deparam com mil e uma funções referentes à profissão, além de outras que são importantes para o bom funcionamento do local.

Por vezes, eles mesmos assumem outras atividades, como cuidar do administrativo, contratação de pessoal, marketing digital. Sem dúvidas, é importante pensar que profissionais capacitados, dominam muito melhor as suas tarefas cotidianas. Então, porque não ajudar os seus colaboradores a se prepararem melhor?

#5 Tenha indicadores de resultados

Além de criar metas gerais para o escritório, acompanhe o progresso individual de cada colaborador. Também mantenha indicadores para que você perceba quais estratégias estão resultando em aumento da produtividade, ou qualquer outro objetivo.

Dessa forma, o gestor do escritório poderá identificar quais são os profissionais que estão com problema ou dificuldade em alguma demanda. Isso mostra preocupação da liderança, o que é interessante para a equipe como um todo.

#6 Invista em Marketing jurídico

O marketing jurídico é uma ferramenta poderosa para escritórios de advocacia que desejam ter mais clientes e melhorar a reputação no segmento jurídico. Mas vale salientar que toda ação realizada na internet deve estar de acordo com o Código de Ética da OAB.

Por isso, antes de começar a produzir conteúdo, é importante dar uma olhada nos artigos da legislação brasileira que falam sobre publicidade e marketing. Além disso, se for preciso, contrate algum profissional da área de marketing para que ele possa potencializar as ações do escritório e trazer novidades à área.

#7 Potencialize a comunicação interna

Além de investir em marketing jurídico ou canais de comunicação com o público, é importante pensar na comunicação interna, a fim de alcançar uma Gestão Jurídica de Resultado. Por isso, crie canais para que haja uma interação para que todos os envolvidos nos processos saibam o que ocorre internamente.

Ou seja, você pode fazer:

  • Grupos de Comunicação nas Redes Sociais;
  • Boletim Diário;
  • Estatuto Interno;
  • Revistas ou jornais de circulação interna.

Sem dúvidas, essa é uma ótima opção que irá impactar a comunicação interna e o trabalho de todos. Além disso, a sua equipe jurídica se sentirá mais importante e como consequência, poderá ter mais comprometimento.

#8 Utilize a tecnologia como aliada na pesquisa jurídica

A pesquisa jurídica faz parte do cotidiano dos profissionais do Direito. Porém, a rotina corrida dos advogados não permite que eles realizem com precisão essas tarefas, que demanda tempo e atenção.

Então, para que o escritório alcance os resultados esperados, é importante que o local utilize um software jurídico ou sistemas eficientes. Hoje existem diversas tecnologias que trazem mais celeridade ao dia a dia do advogado.

Jusbrasil PRO: conheça as possibilidades para o seu Escritório de Advocacia adentrar na era digital

Chegar ao sucesso através da Gestão Jurídica de Resultado requer uma atenção especial a todas as etapas do processo. Ou seja, esse cuidado deve ser desde o planejamento até a inserção de softwares e tecnologias que auxiliam o advogado na rotina diária e no desempenho do profissional, como o Jusbrasil PRO.

O Jusbrasil PRO é uma tecnologia de busca jurídica que oferece uma autonomia ao profissional que precisa otimizar o seu tempo. Ela possibilita um melhor controle do tempo e um aumento da produtividade, através da unificação da informação jurídica e relevante em um só lugar.

Sendo assim, existem duas principais funcionalidades oferecidas pelos planos de assinatura do Jusbrasil PRO:

  • Pesquisa jurisprudencial: Reunimos decisões de mais de 560 sistemas de tribunais e pré-formatamos mais de 40 milhões de ementas para você;
  • Acompanhamento processual:Buscamos atualizações em mais de 400 Diários Oficiais e mais de 250 sistemas dos tribunais para você acompanhar.
  • E mais! Você também pode aderir a um plano de assinatura que oferece essas duas principais funcionalidades.

>>>> Conheça os planos de assinatura do Jusbrasil PRO para escritórios de advocacia

Informações relacionadas

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 8 meses

Relatório Justiça em Números CNJ: um panorama sobre a atividade jurídica no Brasil

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 8 meses

[e-Book] Guia Prático de Visual Law + Ferramentas: como transformar suas peças jurídicas

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 8 meses

[e-Book] Guia Completo de Termo de Acordo Extrajudicial + Kit de modelos e peças

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 8 meses

Direito Processual Civil: Manual Completo para estudantes e operadores do direito

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 5 meses

O que é Legal Analytics e como implementar no seu escritório?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)