jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2022

Conheça os melhores sistemas para escritórios de advocacia em 2022

Saiba como escolher uma tecnologia jurídica de qualidade e quais os melhores sistemas para escritórios de advocacia em 2022.

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 6 meses

Você consegue imaginar como seria advogar sem o apoio da tecnologia? Pois é, isso é algo quase impensável nos dias de hoje. Afinal, os sistemas para escritórios de advocacia facilitam a rotina dos advogados durante o exercício do direito, promovendo mais celeridade à atividade jurídica.

Aliás, já pensou como seria perfeito reduzir a quantidade de papelada do seu escritório e automatizar tarefas que demandam tempo do seu funcionário? Sem dúvidas, a sua equipe poderia se beneficiar e focar no que realmente importa: promover um bom atendimento ao cliente.

Ademais, sabe-se que a rotina de um escritório de advocacia é repleta de tarefas administrativas, como contas a pagar, contas a receber, pagamento de funcionários, etc. Mas, para além disso, o empresário jurídico também deve se preocupar com os honorários advocatícios, com a gestão de pessoas e a gestão do escritório. Ou seja, muitas tarefas que demandam a utilização da tecnologia.

Contudo, a grande vantagem é que o mercado jurídico já possui diversas opções que servem de suporte para escritórios de advocacia. E você já pode decidir qual tipo de software jurídico ou sistema mais se adapta à realidade da sua empresa.

Por isso, confira nesse artigo como escolher a melhor tecnologia que irá te auxiliar nas atividades diárias do seu negócio. Ademais, tenha em mãos uma lista com os melhores sistemas para escritórios de advocacia em 2022.

Acompanhe!

Sistemas para escritórios de advocacia: 7 dicas para fazer uma boa escolha

Escolher um software jurídico completo que atenda às necessidades do seu negócio e ajude a aperfeiçoar o trabalho da sua equipe exige tempo. Dessa forma, é fundamental levar em consideração alguns critérios básicos.

#Dica 1 - Pesquise as vantagens de cada um

Antes de escolher um sistema para advogados, é importante saber o que essa ferramenta representa. Em suma, eles facilitam o cotidiano dos advogados e das equipes em escritórios de advocacia, auxiliando na produtividade e no controle do tempo.

Além disso, eles ajudam na melhora do controle e armazenamento de documentos, padronização de peças jurídicas e auxiliam na gestão de equipes. Afinal, todo processo é automatizado e o profissional do direito pode se dedicar a outras funções, como o atendimento ao cliente.

Vale salientar que os sistemas jurídicos possuem vantagens similares. Por isso, o ideal é pesquisar sobre o diferencial de cada um deles. Assim, você poderá decidir pelo que atende melhor às suas expectativas.

#Dica 2 - Verifique o que precisa melhorar no escritório

Outra dica interessante é que você tenha uma visão holística sobre a sua empresa. Sim, o seu escritório deve ser entendido como uma empresa, com setores e rotinas específicas.

Ademais, é possível que nessa investigação inicial, você descubra uma série de coisas que estão atrapalhando o crescimento do seu negócio. Por exemplo, você pode perceber uma dificuldade no cumprimento dos prazos ou na organização interna.

Da mesma forma, o seu escritório pode estar precisando de uma modernização urgente. Enfim, independente do motivo, certamente a automação jurídica é uma das melhores opções.

#Dica 3 - Observe aspectos como inovação, tecnologia e mobilidade

Atualmente, os melhores sistemas para escritórios de advocacia são desenvolvidos para uso online. Mas como é possível saber qual o serviço de computação que essas ferramentas utilizam?

Por esse motivo, é importante se informar sobre a tecnologia utilizada no software para saber como será a segurança de dados. Além disso, essa é uma maneira de saber quais são os investimentos em modernização do setor jurídico promovidos pelas Lawtechs e Legaltechs que desenvolvem esses sistemas para escritórios de advocacia.

#Dica 4 - Avalie o custo-benefício

Como mencionamos anteriormente, o custo de ter um sistema no escritório não é tão alto quanto se imagina. Porém, saber o quanto custa um plano mensal ou anual de um software jurídico, por exemplo, pode fazer diferença no orçamento, sobretudo para quem está iniciando.

Por isso, é importante comparar os valores, ver as funcionalidades de cada um e entender quais benefícios você poderá ter. Mas de antemão, caso não tenha como investir agora, vale buscar um software jurídico gratuito ou outro sistema mais limitado.

#Dica 5 - Observe se é possível criar e gerir documentos

Produzir boas argumentações jurídicas requer tempo e esforço do advogado. Porém, essa tarefa se torna muito mais fácil quando ele sabe onde encontrar as informações certas.

Dessa forma, é interessante que ele possa contar com um sistema que ofereça modelos e peças prontas para que o advogado possa personalizá-lo. Essa funcionalidade torna a rotina mais produtiva e o atendimento mais ágil.

#Dica 6 - Verifique se poderá realizar uma gestão de equipe

Como você realiza a gestão da sua equipe diz muito sobre o seu negócio. No entanto, sabemos que essa não é uma tarefa fácil, sobretudo quando existem tantas funções atribuídas à rotina intensa de um escritório de advocacia.

Porém, é muito importante que o sistema escolhido garanta que você consiga acompanhar os passos dos seus funcionários. Ou seja, é fundamental saber se todas as atividades estão sendo realizadas em tempo hábil.

#Dica 7 - Pesquise sobre a empresa

Conhecer o histórico da Legaltech que desenvolve os sistemas para escritórios de advocacia é tão importante quanto saber o tipo de tecnologia que ela utiliza. Por isso, descubra tudo sobre a reputação da empresa, para saber se ela é confiável. Verifique se outros escritórios ou profissionais do direito já utilizaram essa tecnologia e se ela se preocupa com a modernização dos seus sistemas.

>>> Clique aqui e baixe agora a Planilha de Acompanhamento Processual

Melhores sistemas para escritórios de advocacia

Para te ajudar nessa empreitada, listamos alguns dos sistemas para escritórios de advocacia mais bem avaliados. Iremos fazer um apanhado geral, com as funcionalidades de cada um deles e o que você poderá encontrar neles. Certamente você encontrará uma opção ideal que atenda às suas necessidades.

Contraktor

Já essa opção de sistemas para escritórios de advocacia auxilia o escritório na organização de documentos. Ele funciona de forma simples e auxilia o advogado a adentrar no mundo virtual. Ou seja, ele poderá gerir de forma totalmente digital:

  • Certificados;
  • Contratos;
  • Assinaturas.

Projuris

O Projuris é um software jurídico desenvolvido para auxiliar nas decisões estratégicas dos escritórios de advocacia. Ele possui um sistema de tecnologia onde é possível automatizar os processos e realizar a gestão de qualquer lugar.

Através da plataforma, o advogado poderá:

  • Realizar o controle da produção;
  • Fazer atendimentos humanizados;
  • Desenvolver uma gestão através do aplicativo do ProJuris;
  • Etc.

Jusbrasil PRO

O Jusbrasil PRO é uma tecnologia de busca jurídica, que ajuda a otimizar as atividades cotidianas em escritórios de advocacia digital. Além disso, ela traz mais autonomia ao profissional do direito durante exercício da justiça.

Através do Jusbrasil PRO, você terá acesso às jurisprudências de tribunais de todo o país, além de diários oficiais. Também poderá realizar o download de ementas e outros arquivos jurídicos para utilizar nas suas argumentações jurídicas.

Ademais, os planos de assinatura te possibilitam benefícios diferentes, mas que podem ser combinados entre si. São eles:

  • Jusbrasil PRO com foco no acompanhamento processual

Uma das maiores vantagens da tecnologia é poder acompanhar os processos de qualquer lugar. E o plano de acompanhamento processual do Jusbrasil PRO já permite isso. Dessa forma, você poderá ter acesso às atualizações dos processos, de forma prática e assim redirecionar seu tempo para outras tarefas importantes.

  • Jusbrasil PRO com foco na pesquisa de jurisprudência

O plano com foco em pesquisa de jurisprudência permite o acesso à informações advindas de tribunais de todo o Brasil. Sendo assim, o advogado poderá ter acesso às decisões judiciais, baixar ementas e cópias de acórdãos para utilizar nas suas peças. Ou seja, você poderá economizar bastante tempo durante essa tarefa.

>>>> Conheça de perto os planos do Jusbrasil PRO e saiba como alavancar o seu escritório de advocacia

Você está pronto para uma Era mais modernizada?

Apresentamos aqui dicas cruciais de como escolher os sistemas para escritórios de advocacia e como tornar as suas ações assertivas. Além disso, você também pôde conferir alguns dos sistemas para advogados mais utilizados pelos profissionais jurídicos.

Sem dúvidas, compreender a relevância dos sistemas desenvolvidos para auxiliar a atividade dos advogados é muito importante para que novas tecnologias surjam. Aliás, entender as funcionalidades de cada ferramenta também te ajudará a fazer uma escolha mais pontual e melhorar a gestão do seu negócio jurídico.

Certamente agora você está mais preparado para promover uma Justiça Digital mais justa e moderna. Então faça uso da informação para escolher o melhor sistema e chegar ao topo!

>>>>Saiba mais sobre as funcionalidades do Jusbrasil PRO para escritórios de advocacia

Escrito por Liz Santana

Informações relacionadas

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 6 meses

Calculadora de Honorários Advocatícios: baixe agora gratuitamente

Andre Miranda, Advogado
Artigoshá 6 meses

Após o luto, a dor do inventário.

Tudo sobre a indenização para profissionais da saúde infectados pela Covid-19

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 6 meses

Impactos da pandemia no segmento jurídico: tendências para 2022

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 3 meses

Como aperfeiçoar seus serviços jurídicos em meio ao Big Data?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)