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30 de Junho de 2022

Marketing Digital para Advogados: Guia completo para ganhar mais notoriedade na internet

Confira 5 estratégias de marketing digital para advogados e saiba como melhorar a atuação do seu escritório de advocacia no ambiente virtual.

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 4 meses

Durante muito tempo, o marketing digital para advogados foi exercido a partir de muitas restrições, previstas no Código de ética da OAB. De fato, havia um grande receio em extrapolar as regras e ser punido pela utilização indevida da imagem pessoal ou do escritório jurídico na internet.

Porém, os tempos mudaram e o mundo do direito está mais flexível. Com a instituição do Provimento 205/21, agora já é possível utilizar uma gama maior dos recursos disponíveis no ambiente digital para divulgar seu escritório e alcançar o seu público-alvo.

Além disso, o mundo contemporâneo tem exigido do profissional jurídico mais expertises em relação ao marketing digital para advogados. Ou seja, criar conteúdos interessantes, desenvolver um bom relacionamento com a audiência e estar atento às novas tendências de mercado são um plus a mais que vão somar à sua carreira.

Desse modo, não há como negar também que a presença online seja essencial para a divulgação dos negócios jurídicos no Brasil. Inclusive, o país está numa das melhores posições para as empresas que desejam prospectar clientes online, com o saldo de 134 milhões de usuários na internet. É o que demonstra a pesquisa TIC Domicílios 2019 ( Cetic.br).

Por isso, se você deseja saber como adentrar na Era Digital, seguindo as diretrizes do Código de Ética e Disciplina da OAB, confira um guia completo sobre marketing digital para advogados. Você conhecerá estratégias incríveis para utilizar no seu escritório de advocacia e alavancar o seu negócio.

Vamos lá!

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O que é marketing digital para advogados?

Marketing Digital para advogados é um conjunto de estratégias utilizadas para firmar o escritório como referência através da produção de conteúdo relevante para a internet. Como resultado, é possível se aproximar do público-alvo, melhorar a qualidade do serviço online e se destacar da concorrência.

Além do boca a boca, essa é uma das melhores formas de ser encontrado pelo seu cliente em potencial. Ou seja, uma boa estratégia digital vai te ajudar a garantir mais clientes, melhorar a sua credibilidade e visibilidade.

A saber, só o Brasil possui 1406 faculdades de direito, enquanto esse número chega a 1200 no restante do mundo. Ademais, segundo informações dispostas no quadro de advogados da OAB, existem mais de 1.300.000 milhão de advogados em todo o país. Ou seja, o equivalente a 15 Maracanãs lotados.

O que se espera é que até 2023, existam mais de 2 milhões de advogados formados, indicando uma saturação do mercado. Então, diante desses números, como é possível aproveitar as oportunidades e se destacar da concorrência?

O primeiro passo é enxergar as oportunidades onde boa parte dos profissionais enxergam apenas ameaças. Estamos nos referindo às possibilidades da relação entre direito e tecnologia, através do marketing digital para advogados.

Aliás, você deve saber que o marketing jurídico já faz parte do futuro do trabalho, mesmo com todas as polêmicas e tabus que cercam esse tema. Enfim, o que queremos dizer é que o profissional que perceber mais rápido a importância do marketing digital para advogados, terá mais vantagens competitivas diante do seu público-alvo. Entenda melhor!

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Porque o marketing digital para advogados é importante?

O marketing digital para advogados é importante pois amplia as possibilidades de divulgação do escritório e ajuda a atrair mais clientes para o seu negócio.

Num mercado tão competitivo como o direito, quanto maior for a sua presença nas redes sociais, melhor será a sua visibilidade. Por esse motivo, é importante produzir conteúdos ricos, se posicionar dentro do seu segmento para assim conseguir fortalecer a sua marca. E sim, o seu escritório é uma marca.

Nesse sentido, o marketing digital para advogados se torna uma arma obrigatória para profissionais de sucesso. Através das estratégias certas, será possível:

  • Ser reconhecido como autoridade
  • Novos clientes por indicação
  • Captação de clientes de forma permitida pela OAB

Saiba mais!

Quais os benefícios do Marketing Digital para advogados?

Os benefícios do Marketing Digital para advogados são:

1. Ser reconhecido como autoridade

As pessoas costumam procurar por especialistas para resolver os seus problemas. E quando se trata de apoio jurídico, espera-se que o advogado entenda profundamente sobre o caso do cliente.

Por isso, passar confiança antes mesmo do processo de contratação é o ideal. E não há dúvida de que os meios digitais são aliados para que o profissional se comunique com o seu cliente em potencial.

Então, utilize a tecnologia como apoio nesse momento. Além de contar com sistemas internos e tecnologia de ponta com foco em Jurimetria e Legal Analytics, faça um bom marketing digital para advogados.

Além disso, utilize uma ferramenta com foco em pesquisa jurisprudencial, como o Jusbrasil PRO para te auxiliar a construir um conhecimento jurídico profundo e, por consequência, conteúdos úteis e de qualidade que se destacam dos demais.

2. Novos clientes por indicação

Você já sabe que a indicação é uma das melhores formas de captar novos clientes. Porém, é comum que algumas pessoas desapareçam depois de um atendimento ou serviço por falta de contato do escritório ou do advogado.

Então, como você quer que um antigo cliente te indique se ele não lembra mais de você? Ou pior, como você quer ser bem falado, se não fez o mínimo para cativar aquela pessoa. Lembre-se que o ditado que diz "quem não é visto não é lembrado" também vale para a sua atuação profissional no direito, certo?

3. Captação de clientes de forma permitida pela OAB

Outra vantagem do marketing digital para advogados é ser encontrado através do Google. Contudo, você só será encontrado se utilizar técnicas de atração que sejam permitidas pela OAB.

Veja mais!

Código de Ética e Disciplina na OAB e odo marketing digital jurídico

O art. 39 do Código de ética e Disciplina diz que "a publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão."

Isso significa que é legal divulgar os serviços de um escritório ou advogado para o cliente online, mas com restrições. Sendo assim, o profissional poderá desenvolver conteúdos e publicá-los por meio de artigos científicos, publicações em livros, palestras em eventos ou redes sociais e sites.

Além disso, segundo o art. 46 do Código de Ética e Disciplina, é permitido o uso da internet para levar publicidade ao cliente, mas:

Art. 46. A publicidade veiculada pela internet ou por outros meios eletrônicos deverá observar as diretrizes estabelecidas neste capítulo. Parágrafo único. A telefonia e a internet podem ser utilizadas como veículo de publicidade, inclusive para o envio de mensagens a destinatários certos, desde que estas não impliquem o oferecimento de serviços ou representem forma de captação de clientela.

Ou seja, respeitando os limites do Código da OAB, é possível apostar no marketing digital para advogados. Basta construir um conteúdo orientativo e informativo que seja capaz de atrair a atenção do público-alvo.

Qual o cenário do Marketing digital para advogados no Brasil?

O cenário do marketing digital para advogados no Brasil é positivo, sobretudo para aqueles profissionais que desejam se posicionar no mercado e alcançar novos clientes por meio da oferta de serviços segmentados.

A saber, segundo anuário Análise Advocacia 2021, de todas as bancas participantes do levantamento, aproximadamente 44% delas afirmaram contar com uma equipe de marketing digital para advogados. Duas delas contratam um profissional específico, enquanto 77% terceirizam o serviço por meio de uma agência de marketing digital para advogados.

Ademais, desde que a OAB liberou novas regras para publicidade na advocacia, houve um crescimento e valorização desse mercado. É o que afirma Clarisse Chiqueto, jornalista especializada em corporate affairs pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e consultora de marketing da Chiquetto Comunica. Segundo ela:

"Nos últimos anos houve um crescimento grande do marketing jurídico no Brasil, tendo acelerado ainda mais na pandemia. Há uma demanda maior do que a oferta de profissionais especializados, inclusive. Esse crescimento reflete bem a valorização da área, e como o mercado jurídico, em geral, começou a perceber a importância de se comunicar com seus stakeholders nas mais diversas frentes - não apenas via site, newsletters e eventos presenciais, mas também por meio de redes sociais, podcasts, lives", diz Clarice.

Para a jornalista, há uma demanda crescente dentro dos escritórios de advocacia por profissionais na área de marketing. Contudo, não há advogados internos preparados para lidar com o volume de tarefas e com expertise em marketing digital para advogados. Por isso, contratar uma empresa de marketing digital para advogados pode trazer resultados mais assertivos.

Ademais, vale salientar que 57% dos advogados são a favor da propaganda em mídias sociais, jornais, revistas, TV, rádio e internet, enquanto 42% estão contra, segundo pesquisa inédita do Instituto Data Folha.

É melhor ter uma equipe interna de marketing ou contratar uma agência de marketing?

Para Vinícius Araújo, analista de marketing do ASBZ Advogados, a decisão entre terceirizar os serviços do escritório ou investir numa equipe interna de marketing depende muito de cada negócio. Enquanto os custos para contratar uma empresa podem compensar inicialmente, treinar um funcionário que já possui um vivência organizacional pode ser mais assertivo.

"O principal diferencial de se ter profissionais especializados ocupando-se das questões de marketing é o dinamismo nas atividades diárias e estratégicas. Um profissional focado em marketing dentro do escritório consegue participar ativamente de reuniões, projetos, e consegue contribuir mais por entender e vivenciar a cultura do escritório a fundo", diz o analista de marketing.

Independente da sua escolha, é importante dizer que o advogado que publicar informações úteis ao seu cliente na internet e descomplicar os termos jurídicos, será visto como um herói para pessoas que estão em busca de solução de problemas. Afinal, as leis são complexas para quem não possui o conhecimento jurídico.

Mas porque o marketing digital para advogados ainda é um tabu no Brasil?

O marketing digital para advogados ainda é um tabu no Brasil pois, infelizmente, ainda há uma preocupação antiga entre os profissionais brasileiros sobre a publicação de informações com soluções para problemas jurídicos. Esse medo é baseado no pensamento de que o cliente irá buscar um advogado que cobra mais barato.

Porém, esse é um pensamento ultrapassado, que coloca os profissionais numa espécie de competição ou corrida por qualquer cliente que apareça. Mas, se você analisar mais friamente, perceberá que que o cliente que está buscando o preço mais baixo, talvez não seja o público do seu escritório do futuro.

Sendo assim, ao entender isso, você saberá quem é o seu cliente em potencial e saberá que ele está disposto a pagar pelos honorários advocatícios dos seus serviços.

Além disso, há um subaproveitamento das mídias pagas para advogados. Segundo pesquisa da Agência Javali, não houveram grandes investimentos em anúncios nas mídias sociais de empresas jurídicas do país nos últimos meses. Para exemplificar, apenas dois fizeram anúncios no Instagram recentemente.

Como é possível perceber, ainda há muita insegurança quanto ao impulsionamento de posts nas redes sociais. Além disso, escritórios de pequeno e médio porte não possuem conhecimento e recursos necessários para executar campanhas publicitárias de forma mais profissional.

"Na minha opinião, a subutilização da publicidade paga em redes sociais é um sintoma da atual fase de amadurecimento do marketing jurídico brasileiro. Com a superação recente de importantes obstáculos regulatórios, o setor agora enfrenta desafios de eficiência, adaptação e expertise", diz Leandro Ramos, administrador e especialista em marketing digital para advogados.

Apesar desses entraves, o marketing digital para advogados oferece diversas alternativas ao profissional jurídico. É o que falaremos mais adiante.

5 Estratégias de marketing digital para advogados

Existem várias formas de elaborar estratégias de marketing jurídico para advogados. Por isso, listamos alguns passos para você conquistar mais clientes e obter sucesso. Confira!

#1 Invista em sites responsivos para advogados

A primeira etapa da sua estratégia de marketing digital para advogados é criar um site responsivo para o seu escritório de advocacia. Isso porque, ele funcionará como uma espécie de "cartão de apresentação" do seu negócio na internet.

Além disso, com um site responsivo, é possível que o seu cliente veja o seu site de qualquer dispositivo, seja um tablet, computador ou smartphone. Ou seja, você ainda poderá melhorar a experiência do usuário.

Mas não esqueça de colocar o seu número para contato, endereço, entre outras informações sobre o seu escritório, certo? E também distribua landing pages com formulários para que o visitante possa preencher com o contato dele, ok?

#2 Capriche no marketing de conteúdo

Investir no marketing de conteúdo é uma das melhores formas de conquistar autoridade na internet e atrair novos clientes. Contudo, existem diversas formas de chamar a atenção do seu cliente.

Sendo assim, você pode criar textos incríveis para o seu blog, ou desenvolver materiais ricos para enviar ao seu cliente. Além disso, busque trabalhar de forma mais profissional possível e divulgar a sua audiência que deseja ver.

Caso seja necessário, contrate uma agência de marketing digital para advogados que tenha credibilidade e te ajude a definir a sua persona. Além disso, a advocacia digital requer autoridade, boa reputação e credibilidade. Sendo assim, como diz Qamar Zaman, advogado especializado em marketing jurídico:

“A chave para atrair novos clientes é se tornar uma autoridade em sua área de atuação. Ao produzir conteúdo relevante para os clientes, que os ajudem a entender seus problemas jurídicos e visualizar soluções, o escritório se torna benquisto pelos leitores, que lhe atribuem credibilidade e o conduzem ao sucesso”.

#3 Conheça o SEO para sites de advocacia

É praticamente impossível falar sobre sites responsivos e conteúdo para escritórios, sem falar de SEO. Mas porque essa técnica é tão importante hoje em dia?

Simples. Estar bem posicionado no Google pode fazer toda a diferença no seu negócio. Além de ser facilmente encontrado pelo seu clientes, você será visto como uma referência no seu segmento.

Por isso, é fundamental conhecer as estratégias que envolvem o SEO, desde a busca pela palavra chave, até a otimização do conteúdo em si. Por isso, antes de sair postando por aí, conheça bem as regras que devem ser aplicadas e evite sofrer punições do Google.

#4 Comece a fazer e-mail marketing

Outra estratégia de marketing digital para advogados é o e-mail marketing. Porém, para você dar início, é importante que tenha um formulário de contato na sua landing page. A partir daí, será possível ter acesso ao e-mail, telefone e outros dados do seu cliente em potencial.

Contudo, vale salientar que qualquer contato com o seu visitante só deve ser feito se ele autorizar, certo? Afinal, a prática de enviar spam pode não só deixar a sua empresa com uma imagem ruim diante dessa pessoa, como também gerar punições da OAB.

Mas se você tiver a permissão para entrar em contato com o visitante, poderá enviar e-mails com materiais ricos, conteúdos do blog, entre outras ações para gerar confiança.

A saber, segundo levantamento de 2019 do Campaign Monitor, profissionais de marketing que utilizam campanhas segmentadas de e-mail marketing possuem um aumento de 760% na receita. Além disso, foi verificado que 78% desses profissionais notaram um aumento do engajamento através do e-mail no ano de 2020.

#5 Tenha uma estratégia nas redes sociais

Não há dúvidas de que as redes sociais tenham ganhado um destaque enorme no Brasil, sobretudo durante a pandemia. Só para se ter noção, o país possui 150 milhões de usuários nas redes sociais, ou seja, 70,3% da população.

Em relação ao tempo conectado, o brasileiro costuma passar cerca de 10h08 navegando nas redes sociais. A maioria do acesso é feito em computadores e smartphones. Então, nada mais salutar do que estar onde as pessoas estão, não é mesmo?

Nesse sentido, as redes sociais são uma ótima maneira de alcançar o seu público em potencial e estabelecer conexão com clientes já existentes. Por isso, essa é uma estratégia muito eficiente para fazer marketing digital para advogados.

>>>>Veja também: 32 conteúdos para aperfeiçoar sua atuação tecnológica no segmento jurídico

Dicas importantes para alavancar seu conteúdo

Diante das informações apresentadas, certamente agora você conseguirá iniciar sua estratégia de marketing digital para advogados. Porém, é possível que você encontre algumas dificuldades para conciliar a parte operacional com as estratégias e marketing digital. Por isso, separamos algumas dicas para você ficar atento.

Fuja das métricas de vaidade

No início, pode parecer que o aumento progressivo das curtidas e seguidores nas redes sociais do seu escritório significam sucesso. Porém, as métricas de vaidade não significam nada se não vierem acompanhadas por conversões reais.

Contudo, não estamos dizendo que as boas métricas devem ser ignoradas, muito pelo contrário. Até porque, através delas, podemos ter acesso à informações como o ROI (Return Over Investiment) e o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) da empresa.

Ademais, existem outras métricas que você deve estudar. Mas a priori, atente-se a essas que mencionamos. Sem dúvidas, elas serão a base para revelar se todo o investimento em marketing digital para advogados tem sido um bom ou mau negócio.

Construa um conteúdo relevante

Como já foi dito, o conteúdo será a base para o sucesso da sua estratégia de marketing digital para advogados. Por isso, construa uma boa comunicação com seu cliente e se expresse de forma acessível a todos.

Mas o que queremos dizer com isso? A resposta é: evite o "juridiquês". Sabemos da importância dos termos jurídicos dentro dos tribunais. No entanto, quando for se comunicar com seu cliente, seja didático e pense no entendimento dele.

Tenha uma identidade visual

A identidade visual do seu negócio é muito importante, desde o logotipo, até o layout do site e cards das redes sociais. Por isso, invista em cores e fontes sóbrias, que passem autoridade, elegância e profissionalismo ao seu cliente.

Tente causar uma boa impressão ao seu visitante. Caso contrário, a falta de cuidado nesse sentido poderá prejudicar a sua apresentação digital e sua imagem profissional.

Seja constante e ativo nos meios digitais

Não basta apenas ter um perfil nas redes sociais e não ser presente. Sendo assim, fazer parte de uma comunidade é contribuir também com informações úteis para a sua audiência.

Por isso, ter um cronograma de conteúdos é essencial e faz parte de uma das estratégias de marketing digital para advogados. Além disso, isso reforça a sua disponibilidade como advogado online.

A falta de constância pode indicar que o seu escritório encerrou as atividades. Então, leve à sério a sua comunicação digital, tenha foco, compromisso e organização.

Tenha bons relacionamentos

Além de ser constante nas redes sociais, é muito importante que você tenha empatia com a sua audiência. Afinal, hoje o cliente está em busca de empresas com que tenha identificação e compatibilidade em relação aos valores pessoais.

Por isso, estude um pouco sobre ESG, cultive bons relacionamentos e busque cativar a atenção de quem te segue. Sem dúvidas, o retorno será positivo e você terá mais pessoas indicando os serviços do seu escritório.

E por falar em interações virtuais, você conhece a Comunidade Jusbrasil?

De fato, estar no ambiente online pode aumentar a sua credibilidade e autoridade diante do seu público e alcance. Não por acaso, na internet alguns buscam realizar pesquisa jurídica e transmitir informações de qualidade, enquanto outros querem apenas feedback ou serem reconhecidos.

Na Comunidade Jusbrasil, além de artigos jurídicos, você pode compartilhar teses, modelos, contribuindo para posicionar o seu escritório como referência no segmento.

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Aprofunde seu conhecimento e elaboração de teses com Jusbrasil PRO

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Escrito por

Liz Santana

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