jusbrasil.com.br
14 de Agosto de 2022

Jusbrasil Recomenda: 8 melhores podcasts para acompanhar em 2022

Confira alguns dos podcasts jurídicos mais profundos e interessantes para ouvir em 2022!

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 5 meses

Nos últimos anos, o segmento jurídico ganhou um novo instrumento para ajudar no compartilhamento de conteúdos jurídicos informativos: os podcasts.

A priori, eles são leves e podem ser reproduzidos e baixados em qualquer dispositivo. Além disso, esse é um meio de comunicação democrático e funciona também como uma ferramenta de entretenimento e de estudo interessante para acadêmicos e profissionais do direito na era digital.

Muito mais do que programas de áudio em plataformas virtuais, os podcasts vieram para revolucionar o direito e transformar a transmissão dos saberes forenses, além da sala de aula. E como você já deve ter percebido, o mundo jurídico não está por fora dessa tendência. Hoje existem dezenas de podcasts no Brasil feitos por advogados e advogadas, que compartilham seus conhecimentos no digital.

Para complementar, esse ano o Brasil está na 5ª posição do ranking de países que mais ouve podcast em todo o mundo. Afinal, só no território nacional existem mais de 34 milhões de ouvintes de podcasts, ou seja 8% da população, de acordo com a PodPesquisa 2020-2021, produzida pela Associação Brasileira de Podcasters.

Por isso, nesse artigo preparamos uma coletânea com os melhores podcasts para acompanhar em 2022. Então se prepare para adentrar num mar de opções para você se manter atualizado sobre conteúdos relacionados ao mundo do direito. Vamos lá?

Confira alguns dos melhores podcasts jurídicos para acompanhar em 2022

Selecionamos a seguir alguns dos melhores podcasts jurídicos para acompanhar em 2022. Confira!

1. As advogadas

O podcast foi criado pelas advogadas Mariana Gonçalves e Deborah Alcici Salomão. Através dele, é possível ter um contato com discussões sobre as experiências acadêmicas e profissionais das amigas, o que gera identificação com os ouvintes.

Vale dizer que os diálogos fogem do formalismo típico do direito, pois as conversas costumam ser descontraídas. Além disso, as duas falam sobre os desafios da profissão e sobre as dificuldades encontradas por quem está iniciando na carreira jurídica.

Confira alguns episódios:

2. Justificando

O justificando é uma ótima fonte de informações para advogados e advogadas que desejam se manter atualizados sobre pautas quentes e atuais da sociedade. Os programas são divididos semanalmente, às quintas, e o ouvinte tem acesso a debates sobre política e justiça digital.

2. Future Law Cast

O Future Law Cast traz discussões sobre design, inovação, diversidade, tecnologia, cultura data driven e criatividade, além de outros temas que têm impactado o universo jurídico, como a ciência de dados e cibersegurança. Em outras palavras, o podcast é uma edtech, com o objetivo de melhorar a atividade jurídica dos profissionais do direito.

3. Direito ao Ponto

O direito ao ponto possui episódios diários e é liderado por Lucas Lopes, Roberto Cestari e Ederson Rodrigues, ex-alunos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.

Os episódios tratam sobre diversos ramos do direito, além de importantes debates dos tribunais brasileiros. Conheça alguns dos episódios:

4. Saindo da Caverna

Já esse podcast é voltado para notícias e temas aprofundados e específicos, além de dicas e participações de entrevistados. Ele possui episódios semanais e é produzido por Guilherme Madeira e Flavio Martins, professores da rede Damásio.

Você verá episódios com os temas:

5. Salvo Melhor Juízo

O podcast foi criado pelo historiador Thiago Hansen, pela advogada trabalhista Carolina de Quadros e pelo servidor público do TJPA Gustavo Favini.

Os três amigos se reuniram para realizar debates profundos sobre o mundo do direito. Porém, o grande diferencial é que não há formalismos ou linguagem complexa, o que chamamos de “juridiquês”.

Além disso, o podcast traz outras abordagens de outras áreas, como literatura, cultura e filosofia. E para embasar as afirmações, o podcast recebe autoridades jurídicas e especialistas em cada episódio.

6. Direito 4.0

As principais vertentes desse podcast são criatividade, tecnologia jurídica e inovação. Não por acaso, esses são os três pilares que estão revolucionando o mundo jurídico e transformando as novas formas de lidar com as demandas do direito.

O podcast é liderado por Gustavo Miranda, que traz de forma dinâmica como a tecnologia se aplica ao direito. Os assuntos abordados são metaverso, jurimetria, tecnologia no direito, compliance, gestão jurídica, empreendedorismo, entre outros.

Confira alguns episódios:

7. Fala Doutor!

O podcast foi criado pelo advogado Renato Porto e é direcionado para advogados iniciantes e pessoas que estão estudando para concurso público. Nele, o também professor aborda temas atuais relacionados ao mundo jurídico, bem como as novidades desse segmento, como as decisões do STJ e as mudanças na legislação.

Ademais, os áudios são extraídos de vídeos produzidos para o Youtube. Ou seja, o ouvinte pode escolher entre uma plataforma de vídeo ou de áudio para se informar.

8. The Lawyerist Podcast

Mas se você deseja romper as barreiras da língua e se aventurar por outras linguagens, conheça o Lawyerist Podcast. Nele você pode acompanhar discussões com advogados bem sucedidos e entrevistas interessantes, abordando temas do universo do direito.

Veja alguns dos temas abordados nos episódios:

>>>>Advogados e estudantes: Confira 32 conteúdos para aperfeiçoar sua atuação no segmento jurídico em 2022

Conte com o Jusbrasil para aprofundar o seu conhecimento jurídico

Há mais de 13 anos, nos dedicamos para contribuir com a construção de um conhecimento jurídico profundo e com a sofisticação das discussões no âmbito judicial. Nossa principal missão é levar informação relevante de forma democrática para toda a sociedade. Conte com a gente!

Escrito por Liz Santana

Informações relacionadas

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 5 meses

Precedentes judiciais e o sistema judiciário brasileiro

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 5 meses

Due dilligence: o que é na prática e como fazer com assertividade

Matheus Balthazar, Estudante de Direito
Artigoshá 5 meses

Breve análise sobre o julgamento do acórdão do Recurso Extraordinário nº 1.307.334 pelo STF.

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 5 meses

Guia para Transformar o BPC em Aposentadoria (ou não)

Paula Argolo
Artigoshá 7 anos

Para se inspirar: conheça o perfil dos 10 advogados mais poderosos do Brasil

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Contratei com os Srs uma advogada trabalhista e estou com dificuldades para receber meu pagamento ganho no processo trabalhista! Todo mês há atraso e agora não me responde! Chato isso não? continuar lendo

Olá, Eduardo! Tudo bem? Vamos levar sua questão para nosso time de suporte, assim podemos ajudá-lo como for preciso. continuar lendo

Excelente indicação, uma pena que praticamente todos os autores não publicam conteúdo há um bom tempo. continuar lendo

Precisa conhecer o JusTáPop, caro José Carlos. continuar lendo

Esse tipo de mídia tem crescido bastante nos últimos anos, e conquistado os mais diversos públicos: só no terceiro trimestre de 2020, houve um aumento de 200% no consumo de podcasts por parte de usuários do Spotify, um dos maiores agregadores desse tipo de conteúdo, e que conta com quase 1,9 milhões de podcasts.

Assim como os programas de rádio, é possível discutir, em um podcast, sobre todos os tipos de temas: cultura, filmes, política, economia, lazer… e por que não Direito?

Sim, é possível discutir Direito de uma forma acessível e descomplicada por meio de podcasts, e o JusTáPop se propõe a fazer exatamente isso! continuar lendo