jusbrasil.com.br
14 de Agosto de 2022

#JusbrasilRecomenda: 5 obras jurídicas para aprofundar os seus estudos em 2022

Selecionamos 5 obras jurídicas imprescindíveis para a atualização do seu conhecimento jurídico em 2022!

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 4 meses

Quer começar uma leitura ou estudo aprofundado em direito civil nesse final de semana? Nós separamos para você, 5 obras jurídicas imprescindíveis para a atualização do seu conhecimento jurídico em 2022!

O Direito, enquanto ferramenta criada pelo homem para regulamentar as relações sociais, possui uma relação intrínseca ao dinamismo da sociedade. Assim sendo, ao passo em que as relações entre indivíduos são caracterizadas por extrema transformação, o direito também deve acompanhar esse movimento, para cumprir sua função.

Nessa perspectiva, além da tendência natural de transformação das regras que regem a sociedade, desde de 2020 o direito brasileiro tem passado (bem como foi forçado a passar) por um processo de mudança muito acelerado em virtude da pandemia do COVID-19 e as medidas de isolamento social.

Ora, com esta crise sanitária que assolou o mundo, inclusive e especialmente o nosso país, inúmeras novas relações cotidianas foram criadas, relações antigas foram alteradas e com isso surge a necessidade do amparo destas pelo direito. Resolução de contratos de aluguel, inadimplência de obrigações por falta de recursos, novas relações de trabalho são alguns exemplos das inúmeras situações cotidianas que foram modificadas…

Com tantas transformações iminentes, o operador do direito precisa - mais do que nunca - atualizar seu conhecimento jurídico em relação ao Direito Civil e Processual Civil. Pensando nisso, o #JusbrasilRecomenda de hoje traz uma seleção de obras jurídicas essenciais para o seu aprendizado! Leia atentamente e absorva as indicações que escolhemos a dedo.

Vamos nessa ?

>>>>> Clique aqui e acesse gratuitamente os conteúdos jurídicos mais relevantes para 2022

1. Precedentes judiciais e hermenêutica (Lenio Luiz Streck)

Com os debates cada vez mais crescentes sobre a aplicação de precedentes judiciais obrigatórios e vinculantes no sistema judiciário brasileiro, esta obra é um contraponto ao assunto.

Nesse livro, Lenio Luiz Streck busca realizar uma defesa do estado democratico de direito, na medida em que sustenta uma tese que busca resguardar a jurisdição constitucional. Com este intuito, o autor tem como finalidade defender as prerrogativas de juízes e tribunais da República, na medida em que não entende como coerente a obrigação de submissão dos juízes singulares e tribunais às diretrizes estabelecidas por precedentes judiciais.

Deste modo, este livro é uma boa indicação para quem busca aprofundar mais o seu conhecimento sobre precedentes judiciais, tema amplamente discutido na atualidade, sobre uma ótica contramajoritária de um autor com autoridade na matéria.

>>> Encontre outras obras semelhantes aqui

2. Questões Jurídicas Decorrentes da Covid-19 - Volume 03 - Processo, Direito Público e Direito Internacional

Como apontamos acima, a pandemia do novo coronavírus foi um catalisador na transformação das relações sociais, bem como alteração de diversas relações jurídicas. Isto posto, a próxima indicação pauta exatamente sobre essa temática.

“Questões jurídicas decorrentes da Covid-19 - volume 3” é uma coleção de estudos que tem como finalidade identificar e analisar as relações jurídicas afetadas pela crise sanitária mundial, assim como busca apresentar algumas projeções futuras sobre o desenrolar dessas nossas dinâmicas jurídicas.

Nesse sentido, esta coletânea reúne teses de docentes, discentes, egressos e convidados do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Direito Processual da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

>>>> Confira aqui outras obras sobre o impacto do Covid-19 no Brasil

3. Recuperação de crédito

Produzida por um advogado, consultor jurídico e doutor em Direito Processual Civil pela PUC/SP, esta obra tem por finalidade fornecer de forma completa todos os subsídios teóricos e práticos com a finalidade de facilitar o êxito em execuções de pagamento de quantia certa.

Por ser uma obra bem completa, o autor objetiva ao máximo alinhar a teoria com a prática, explicando de forma direta e didática os temas mais vivenciados na carreira do advogado dentro dessa temática. Além de abordar os pontos mais polêmicas sobre a recuperação de crédito, Bruschi também apresenta um grande repertório doutrinário, bem como jurisprudencial, o que torna sua criação literária ainda mais instigante.

Desse modo, por ser uma produção extremamente atualizada, sua leitura é muito recomendada para todo advogado que busca se manter inteirado frente às novidades da matéria, com o fito garantir uma proteção ainda maior dos interesses dos seus clientes.

>>>>> Leia aqui a obra “Recuperação de Crédito”

4. Antecipação da tutela

Produzida por um renomado pós-doutor em direito processual civil, esta obra traz a discussão acerca da teoria da tutela cautelar, bem como os demais conceitos essenciais que a circulam, e a antecipação de tutela jurisdicional.

Sendo uma literatura extremamente embasada, a obra traz um panorama bem completo acerca da teoria da tutela cautelar. Dentre as temáticas abordadas na obra temos a concessão de tutela antecipada de ofício, o problema da estabilização da antecipação da tutela satisfativa antecedente, a autonomia conceitual da técnica antecipatória, a técnica antecipatória e a assunção de riscos no processo, entre outros.

>>>> Leia aqui a obra Antecipação da tutela

5. As Funções da Eficiência no Processo Civil Brasileiro

Esta obra aborda o princípio da eficiência em todos os seus aspectos, princípio o qual encontra-se previsto tanto na Constituição Federal quanto no Código Processual Civil de 2015. Nessa linha de abordagem, o livro traz temas que possuem grande destaque na conjuntura de fatos atuais, tais como: princípio da individualização dos documentos no processo eletrônico, calendarização processual, convenções processuais, meios adequados/alternativos (ADR) à solução de conflitos, o não cabimento de agravo interno em toda e qualquer decisão do relator do recurso, entre outros.

Desse modo, esta produção literária possui sua leitura super recomendada para todo profissional do direito que busca, com sua atuação cotidiana, promover a plena e concreta aplicação desse princípio no sistema processual.

>>> Confira obras doutrinárias sobre o Princípio da Eficiência

Conte conosco !

Por meio do estudo dos conteúdos aqui indicados, esperamos que você possa aprofundar ao máximo o seu conhecimento jurídico sobre as diversas matérias abordadas. Bom final de semana!

Escrito por Vinícius Rodrigues

Informações relacionadas

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 4 meses

Fórum Relações Trabalhistas: Novos Modelos e Impactos para o Mercado. Inscreva-se já!

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 5 meses

Gestão data driven de contencioso: qual a melhor forma de fazê-la?

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 4 meses

5 Tendências em tecnologia no poder judiciário para os próximos anos

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 4 meses

#JusbrasilRecomenda: 5 obras cinematográficas sobre Dados, universo digital e fake news

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 4 meses

Argumentação jurídica: pilares e insights para melhorar a sua capacidade de persuasão

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quero saber o PIS da envençoes que vendi para loja americana submarino shopping tame continuar lendo