jusbrasil.com.br
14 de Agosto de 2022

#JusbrasilRecomenda: 5 obras cinematográficas sobre Dados, universo digital e fake news

Assista à 5 obras indispensáveis para entender a realidade das fake news e a sua ascensão no universo digital.

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 4 meses

Saúde pública, educação de base, superior e democratização do conhecimento. Estas são apenas alguns dos mais diversos avanços proporcionados pelo desenvolvimento da internet e o seu universo digital. Além de facilitar em inúmeras ações cotidianas, o meio virtual proporcionou à sociedade um grande crescimento nas mais diversas e distintas áreas do saber.

Porém, assim como todo avanço gera efeitos positivos para aqueles que o utilizam, a internet, infelizmente, também favoreceu a disseminação de um grande mal para a sociedade no século XXI: as fake news.

As fake news são, em tradução literária, notícias falsas, as quais têm como objetivo disseminar informações incorretas sobre determinado fato, com o intuito de propagar a calúnia e/ou difamação de pessoas, empresas ou até mesmo governos.

Desse modo, é evidente que as fake news, potencializadas pelo meio digital, são um fenómeno em crescimento e precisamos estar atentos para combatê-las.

Pensando nisso, separamos uma lista com obras cinematográficas que retratam a realidade por trás do universo digital, dados virtuais e as famosas fake news. Se eu fosse você, não perderia tempo e assistiria todas nesse final de semana. Confira

>>>> Clique aqui e acesse gratuitamente os conteúdos jurídicos mais relevantes para 2022

#1 Desinformação: a Era das Fake News

Como podemos combater as fake news de forma eficiente? Essa pergunta é respondida no mini documentário “Iniciativas que buscam combater as fake news”, produzido pela TV Justiça.

Nessa obra, além de explicar de forma didatica como surgem as fake news, é exibido um coletânea de casos reais de disseminação de notícias falsas, bem como suas implicações para aqueles que são seus alvos.

Além disso, o documentário mostra algumas iniciativas promissoras para o combate às fake news. Dentre elas está a Comprovar, que visa a reunião dos principais veículos de comunicação no combate às fake news e o Fake Check, aplicativo que tem como finalidade auxiliar na identificação de notícias falsas.

| Assista agora no YouTube

#2 Cercados

Produzido pela Globoplay, o documentário “Cercados” aborda com detalhes o decorrer histórico da pior fase da pandemia do COVID-19, porém sob a ótica da imprensa. Nessa perspectiva, a obra se debruça sobre os bastidores da cobertura completa realizada pela imprensa brasileira durante o primeiro ano de pandemia no brasil, não se poupando em evidência as mais duras imagens registradas.

Cemitérios, hospitais superlotados, protestos ao governo e reuniões de pauta dos principais veículos de comunicação do Brasil são alguns dos momentos mostrados nas mais de duas horas de documentário.

Para além desses pontos, a obra retrata com sabedoria um dos principais debates vigentes durante o período da pandemia: a dualidade entre negacionismo e ciência. Desse modo, assistir a essa brilhante obra é uma grande oportunidade de ter conhecimento sobre o, embora recente, passado histórico do país e entender como o governo se posicionou frente o combate da pandemia.

| Assista agora no Globoplay

#3 Não Olhe para Cima

Produzido pela gigante do entretenimento Netflix e estrelado por grandes nomes do cinema, como Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, “Não olhe para cima” é um filme que retrata o potencial maléfico das fake news em uma sociedade.

Na trama, dois astrônomos fazem a descoberta trágica de que um cometa que orbita o sistema solar está em rota de colisão direta com o planeta Terra. Frente a esse futuro apocalíptico, ambos trazem levam a notícia para o governo e imprensa, os quais descredibiliza a descoberta e proporcionam a criação de teorias negacionistas de que o risco de extinção não é real.

Frente a realidade em que vivemos, na qual há uma grande desavença à ciência e suas diretrizes, é possível ver que “não olhe para cima” faz uma metáfora aos tempos atuais, abordando a descrença da população em notícias comprovadamente embasadas e forte negação à realidade dos fatos.

| Assista agora na Netflix

#4 Privacidade Hackeada

Também disponível na Netflix, “Privacidade Hackeada"é um documentário que tem como principal objetivo deflagrar o famoso caso de manipulação de dados envolvendo a Cambridge Analytica e o Facebook.

Vindo a tona na imprensa mundial em 2016, o caso em questão se pauta no atuação sintomática da Cambridge Analytica, considerada criminosa pela própria envolvida, ao coletar e combinar uma coletânea de dados pessoais de usuários do Facebook com a intenção de desenvolver estratégias para influenciar grupos de interesse dos seus contratantes.

Ademais, como forma de exemplificar tal atuação, o documentário aborda a ascensão na corrida eleitoral do ex-presidente Donald Trump na sua campanha presidencial em 2016, a qual foi pautada em jogos de influência digital e disseminação de fake news contra imprensa e seus concorrentes.

| Assista agora na Netflix

>>>> Clique aqui e baixe o [Infográfico] Painel LGPD nos Tribunais

#5 Rede de ódio (The Hater)

Por fim, trazemos como última indicação essa excelente obra de Jan Komasa. A trama aborda a história de um jovem que passa por uma grande ascensão profissional em uma empresa que tem como propósito propagar o discurso de ódio, fake news e desinformação acerca de figuras públicas e candidatos políticos.

Na obra, fica evidente o quão maléfico notícias falsas podem ser para a imagem pública de indivíduos e instituições, na medida em que é mostrado como estas, além de degradar a vida pessoal dos seus alvos, interferem significativamente no rumo de uma nação.

| Assista agora na Netflix

Conte com a gente !

Em plena crise epistemológica, se torna ainda mais difícil encontrar fontes confiáveis de informação para basear a elaboração de sua tese. Por isso, um de nossos pilares é a transparência e através dela buscamos aperfeiçoar a nossa tecnologia para que você possa sempre acessar de forma unificada, prática e confiável toda a informação jurídica que você precisa em um só lugar. Vamos juntos!

Escrito por Vinicius Rodrigues Avelino

Informações relacionadas

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 4 meses

5 Tendências em tecnologia no poder judiciário para os próximos anos

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 4 meses

Argumentação jurídica: pilares e insights para melhorar a sua capacidade de persuasão

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 4 meses

Descubra qual a verdadeira função da pesquisa jurídica

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 4 meses

[Infográfico] 7 formas de proteger seu escritório de ciberataques

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 4 meses

PL 2.630 e a discussão sobre Dados jurídicos confiáveis

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom dia! Boas indicações, embora não seja o tipo de filme que gosto! Didática ali está sem acento, em outro artigo vi "suspenção" o correto é suspensão. E na série cittada, fatos reais, fato é sempre real, não precisa de colocar os reais! continuar lendo