jusbrasil.com.br
30 de Junho de 2022

Informação jurídica no Brasil: como se tornar cientista de dados jurídicos?

Em meio à crise epistemológica, entenda por que é importante e como se tornar um cientista de dados jurídicos para seu escritório.

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 2 meses

Com a profusão e o alto volume de dados disponíveis e compartilhados em rede, consistente no fenômeno do Big Data, é comum se deparar com fake news e dados inverídicos. Nesse sentido, um desafio se faz presente ao operador do Direito: onde encontrar informação jurídica confiável?

Sabe-se que os profissionais do Direito precisam buscar dados e informações jurídicas diariamente para a construção e embasamento de suas teses. No mesmo sentido, o advogado e os escritórios de advocacia devem sempre se manter atualizados frente às constantes mudanças legislativas e jurisprudenciais.

Nesse sentido, a tecnologia jurídica é imprescindível não somente para armazenar e tratar esse alto volume de dados jurídicos gerados, mas também para entregá-los com confiabilidade. A esse respeito, existem diversas ferramentas, como softwares jurídicos, que um cientista de dados jurídicos e o profissional do Direito devem contar na hora de realizar a pesquisa jurídica.

Por isso, é tão importante que o advogado saiba onde buscar e coletar informações jurídicas confiáveis para embasar com segurança e confiança a sua argumentação jurídica.

Com isso em mente, preparamos este artigo para apresentar 3 (três) dicas de como coletar e validar a informação jurídica e onde encontrar dados jurídicos confiáveis.

Tenha uma ótima leitura!

>>> Baixe aqui o [e-Book] Guia Prático de Visual Law + Ferramentas: como transformar suas peças jurídicas

O que faz um cientista de dados jurídicos?

Com o uso da Tecnologia no Direito surgiram novas áreas de atuação, automatização de processos judiciais, uso de softwares jurídicos para otimização de serviços, entre outros impactos.

Nesse sentido, surge o cientista de dados jurídicos, uma profissão em alta no mercado, que une o Direito e a tecnologia para analisar, organizar e interpretar dados e informações de natureza jurídica.

Agora que você já sabe o que faz um cientista de dados jurídicos, em seguida, vamos abordar a importância de se dominar o mindset desse profissional. Acompanhe a leitura!

Por que desenvolver habilidades de um cientista de dados jurídicos?

O cientista de dados jurídicos possui inúmeras habilidades e capacidades, das quais listamos a seguir:

  • multidisciplinariedade;
  • estatística;
  • tecnologia jurídica, a exemplo o Big Data;
  • programação e administração de sistemas;
  • gestão de projetos;
  • desenvolvimento de produtos;
  • design; e mais.

De fato, essas habilidades se apresentam conforme as necessidades e funções desenvolvidas. No entanto, considere desenvolvê-las para aprimorar a sua atuação profissional na busca e checagem de informação jurídica. Mas, como desenvolvê-las na prática?

A esse respeito, o advogado online, deve trazer para a sua prática a tecnologia jurídica como um complemento para a sua atuação, além de oferecerem uma melhor experiência ao cliente.

Nesse sentido, aprimore sua prática com análises estatísticas de dados e informações jurídicas e com o uso de ferramentas digitais para coleta de dados confiáveis e, consequentemente, sofisticar a pesquisa, construção argumentativa e atualização profissional.

3 dicas de como coletar, organizar e tratar dados jurídicos confiáveis

Apesar de trazer acessibilidade, facilidade e inovação, a era digital trouxe para o advogado um grande desafio para a pesquisa jurídica que é encontrar informação jurídica confiável.

Pensando nisso, preparamos 3 (três) dicas técnicas essenciais para coletar, organizar e tratar dados em processos, jurisprudências e doutrinas e para a construção do discurso e atualização profissional. Confira:

  1. Escolha sites especializados e renomados;
  2. Cheque a veracidade da informação jurídica coletada;
  3. Invista em tecnologia de análise;

Em seguida, vamos abordar cada uma dessas dicas estratégicas. Confira:

#1 Escolha sites especializados e renomados

Sabe-se da infinidade de informações disponíveis na internet e a velocidade de reprodução destas. No entanto, como saber se as fontes são confiáveis para pesquisa?

A esse respeito, opte sempre por acessar sites específicos para o profissional do Direito, que são os sites jurídicos. Neles, o advogado terá acesso a decisões, legislações, jurisprudências e atualizações com maior confiança que as fontes não especializadas encontradas pela internet.

>>> Clique aqui acesse: Tecnologia Jurídica: inovações e tendências para 2022

#2 Cheque a veracidade da informação jurídica coletada

Se você busca dados jurídicos sem contar com ferramentas especializadas na coleta e organização, aliado à primeira dica de optar por sites confiáveis, considere sempre checar a veracidade da informação jurídica coletada.

Isso porque além de poder se deparar com uma informação inverídica, é possível estar diante de dados não atualizados, como por exemplo uma decisão que já foi sobreposta por outra, mas não se encontra disponibilizada na fonte utilizada.

Nesse sentido, para otimizar essa busca e checagem da veracidade da informação jurídica, afinal, sabemos que a rotina do advogado e escritórios é bastante corrida, preparamos a terceira dica, que é o uso de tecnologia de análise. Não deixe de conferir!

#3 Invista em tecnologia de análise

Uma pesquisa realizada pelo Migalhas apontou que 97% dos escritórios de advocacia de sucesso utilizam algum tipo de software jurídico ou ferramenta de apoio em pesquisas jurídicas.

Nesse sentido, o uso da tecnologia de análise para pesquisa jurídica é imprescindível para que seja possível:

  • Processar e armazenar grande volume de dados em segundos;
  • Automatização do modus operandi;
  • Refinamento as estratégias;
  • Otimização da rotina dos escritórios de advocacia;
  • Buscar informações jurídicas confiáveis e atuais.

Dessa forma, ter a tecnologia como ferramenta é fundamental para a coleta eficaz de dados verdadeiros e para a completa imersão do seu escritório de advocacia na realidade da informação digital.

Para tanto, adote uma ferramenta digital para pesquisar com qualidade e veracidade, o que também irá otimizar a rotina do seu escritório de advocacia.

Com isso em mente, vale a pena compreender:

>>>> Veja também: onde encontrar informação jurídica confiável

Onde encontrar informação jurídica confiável?

Encontrar dados e informações jurídicas confiáveis para construir teses e sustentações embasadas é uma tarefa difícil para quem não utiliza uma tecnologia de busca unificada.

Diariamente, os profissionais jurídicos precisam pesquisar bastante para encontrar dados verídicos e fontes seguras em meio a uma infinidade de conteúdos disponíveis nas redes.

Desse modo, para otimizar a rotina e auxiliar na prática dos advogados, o escritório de advocacia que deseja se destacar no mercado e manter a credibilidade dos serviços jurídicos prestados, deve utilizar uma ferramenta de pesquisa jurídica completa, que oferece recursos como:

  • Biblioteca atualizada;
  • Pesquisa avançada de jurisprudência;
  • Conteúdo jurídico ilimitado;
  • Decisões, acórdãos e ementas formatados;
  • Modelos de peças, templates de contratos;
  • Acompanhamento de Diários Oficiais de todo o Brasil;
  • Guias práticas e informações;
  • Recursos adicionais.

Então, quer saber buscar dados de forma rápida e com garantia de confiabilidade? Conheça a seguir o Jusbrasil PRO: Pesquisa Jurídica e encontre todos os benefícios mencionados e muito mais!

>>> Clique aqui e descubra qual a verdadeira função da pesquisa jurídica

Jusbrasil PRO: informação jurídica com praticidade e confiabilidade

O Jusbrasil PRO possui a maior fonte de informação jurídica do Brasil e será seu aliado para encontrar dados jurídicos atuais e confiáveis e destacar o seu escritório do futuro.

Nesse sentido, a partir da pesquisa unificada e centralização de informações você terá as seguintes vantagens:

  • acesso ao acervo jurisprudencial mais completo do mercado, com decisões de mais de 560 sistemas de tribunais;
  • acesso a mais de 40 milhões de ementas e documentos pré-formatados;
  • uma tecnologia de busca sofisticada, que torna sua pesquisa mais prática e otimizada;
  • milhares de peças de processos reais e modelos da comunidade disponíveis a partir de uma só busca

Novidades! Seguimos sempre com o intuito de aperfeiçoar ainda mais a sua pesquisa jurídica. Por isso, trazemos melhorias para você que pesquisa no Jusbrasil todos os dias. Confira a seguir as novidades do Jusbrasil PRO: Pesquisa Jurídica!

>>> Clique aqui e confira tudo que o Jusbrasil PRO pode fazer pelo seu escritório!

Novidades do Jusbrasil PRO

  • Identificação do tema da ação nos títulos da petição inicial

  • Identificação da classe de peças diretamente no título

  • Nova funcionalidade para filtrar documentos por “tipo de documento”;
  • Encontrar documentos do processo nas páginas de Jurisprudência;
  • Encontrar Súmulas do TST e tags de classificação nos acórdãos;
  • Acessar à petição inicial nas peças do mesmo processo;
  • Ver qual o tema da ação nos títulos da petição inicial;
  • Identificar a classe de peças diretamente no título.
  • E mais: milhões de novos documentos para você, como súmulas e precedentes vinculantes. Confira mais detalhes sobre as novidades do PRO

Portanto, considere essa tecnologia que torna a coleta e utilização de dados mais completa, prática, e claro, confiável.

Além dessas, confira outras novidades e melhorias do Jusbrasil PR O para você!

>>> Clique aqui e descubra tudo que o Jusbrasil PRO pode fazer pelo seu escritório!

Conte com a gente!

Há mais de 14 anos, o Jusbrasil se dedica a transformação da vida das pessoas através da informação jurídica!

Com o propósito de organizar informações importantes para a Justiça Digital e facilitar a pesquisa jurídica, desenvolvemos tecnologias para oferecer coleta, checagem, estruturação e disponibilidade de dados confiáveis para todo o Brasil.

Assim, o Jusbrasil se tornou a maior fonte de informação jurídica e possui mais de 1,6 milhão de pessoas acessando a plataforma diariamente e mais de 900 mil advogados utilizando os produtos e soluções.

E então, vamos juntos?

Informações relacionadas

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 2 meses

Documentos jurídicos: tudo o que você precisa saber!

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 2 meses

#JusbrasilRecomenda podcasts sobre direito imobiliário

Petição Inicial - TJSP - Ação de Reparação de Danos Materiais e Morais por Acidente de Trânsito - Procedimento do Juizado Especial Cívelprocedimento do Juizado Especial Cível

Tribunal de Justiça de São Paulo
Jurisprudênciahá 8 meses

Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Recurso Inominado Cível: RI 102XXXX-16.2021.8.26.0002 SP 102XXXX-16.2021.8.26.0002

Jeferson Freitas Luz, Advogado
Artigoshá 2 anos

O que é considerado legítima defesa no Brasil?

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Já sou cliente Jusbrasil e agora vou ampliar meu vínculo usando o PRO, pois vi que é muito útil e produtivo. continuar lendo

Muito bom, tudo oq contém esta página....
muito aproveitável este artigo. continuar lendo

Boa tare já sou cliente paga todo mês so não estou conseguindo acessar os conteúdo e cópiar. meu telefone. Por favor me ligue.(62) 9 9239-6565

Atenciosamente,

Giovane Alves de castro
oab/go 17.337 continuar lendo