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23 de Setembro de 2021

[ebook] Gestão para pequenos e médios escritórios de advocacia

O que todo advogado bem sucedido gostaria que fosse dito para ele no seu início de carreira.

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 2 anos

Não é fácil se dedicar por 5 anos em uma graduação, treinar oratória para fazer as melhores sustentações orais, passar horas e mais horas lendo e se atualizando para se destacar em sua área e ver um retorno que simplesmente não condiz com todo esse esforço.

A preparação de profissionais do direito se concentra em uma preparação técnica voltada para a excelência jurídica. Acontece que muitas vezes essa excelência não basta para tirar um escritório do vermelho e, ainda que com clientes satisfeitos, os negócios simplesmente não decolam.

Para te ajudar, a Tici Amorim, gestora de produtos do Jusbrasil e empreendedora, fez um ebook com as dicas que ela gostaria de ter ouvido no início da carreira dela. Vamos falar um pouco sobre os conteúdos que são tratados no ebook, mas se quiser pular para o download dele é só clicar aqui.

O começo de tudo: pessoas

Mais pessoas significa mais sucesso para um escritório, certo?!

Se sua resposta para essa pergunta foi positiva, você precisa ler esse artigo até o final.

Um dos aspectos mais negligenciados por administradores de pequenos e médios escritórios é a gestão eficiente de pessoas. Recrutar em um mercado com mais de 1,2 milhão de funcionários e um número ainda maior de estudantes pode ser uma bênção e uma maldição, a depender da postura de seu escritório.

É tentador crescer a equipe com tanta mão-de-obra disponível no mercado.

Mas será que esse é o caminho certo para seu escritório?

Contratar funcionários ou estagiários significa um maior gasto organizacional e se você quiser que esses novos profissionais gerem mais valor para seu escritório do que apenas servir um cafezinho, você precisa trabalhar pelo crescimento deles.

> A única coisa pior que treinar seu funcionário e ele sair, é não treiná-lo e ele ficar

Henry Ford

Tudo sempre vai recair sobre um número

Não adianta vir com o papo de que advogados não sabem fazer contas. Se você quiser fazer o seu escritório decolar, o básico de finanças tem que estar na ponta do lápis.

Saber quanto entra e quanto sai é um princípio básico (e incrivelmente ignorado) para a gestão de um escritório. Afinal, todo escritório cobra honorários, paga funcionários, recebe boletos de conta de luz e tem que fechar o mês em dia com o aluguel.

Ter esses números de maneira estruturada é fundamental para qualquer negócio - escritórios de advocacia incluídos.

Gestão de processos e clientes

O cliente chega no escritório, conta sua história, você ajuíza aquela peça perfeita e agora é só esperar a liberação do alvará, não é mesmo?

Não precisa de muito mais do que dois dias em um escritório para saber que a frase anterior está longe de ser verdade. Do ajuizamento de uma ação até o adimplemento das obrigações existe um mundo de acontecimentos e atividades a serem desempenhadas e a perda de um prazo pode significar um prejuízo enorme para seu cliente.

Acompanhar todos os andamentos e tarefas pode ser um verdadeiro desafio. Mas a tecnologia está aí para ajudar e, com as ferramentas certas, um bom advogado pode gerir uma carteira extensa de processos confiante de que não vai perder nenhum prazo.

A verdadeira gestão para pequenos e médios escritórios de advocacia

Se este artigo despertou sua curiosidade, pode ter certeza que o ebook da Tici vai ajudar - e muito - no desenvolvimento de uma gestão eficiente para seu escritório.

Este ebook faz parte de uma série de conteúdos sobre gestão de escritórios que vamos lançar ao longo dos próximos meses. Siga nosso perfil e clique aqui para baixar o ebook para receber esses conteúdos em primeira mão diretamente no seu email!

(também odiamos spam, pode ficar tranquilo que só vamos entrar em contato com conteúdos semanais de qualidade e sem encher a sua caixa de entrada!)

2 Comentários

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Essa frase do Ford é poderosa!!!
Sou um profissional bem maduro, com vasta experiência em Processo Civil e vivência no meio forense.
Fui contratado para dar uma ajuda em um escritório de um colega que estava desorganizado.
Um dos principais problemas era esse.
Alta rotatividade de funcionários e sem treinamento. continuar lendo

É tudo de que preciso, vez que sou sozinho, além de me comprometer com a Jusbrasil definitivamente. continuar lendo