jusbrasil.com.br
5 de Junho de 2020

Tecnologia e as ferramentas do advogado 4.0

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 6 meses

Com o boom das legaltechs no Brasil e no mundo, é cada vez mais comum escutar termos típicos da economia e da tecnologia no Direito. Hoje, são vários os cursos, seminários e palestras sobre a chamada advocacia 4.0.

Mas você sabe do que se trata essa nova fase do mundo jurídico?

Fizemos um ebook para trabalhar esse tema de forma prática, com ferramentas que você pode começar a utilizar agora mesmo e ver diferenças reais no seu modelo de trabalho. Clique aqui para fazer o download do ebook “Como usar a tecnologia para se tornar um advogado 4.0”.

As Revoluções Industriais

O mundo passou por uma série de transformações abruptas nos meios de produção. Nos últimos séculos, a forma como lidamos com o trabalho foi reinventada repetidas vezes e os momentos que marcaram essa disrupção ficaram conhecidos como revoluções industriais.

A primeira das revoluções industriais trouxe a máquina à vapor e, com ela, trens e indústrias atingiram um patamar nunca antes visto de produtividade. A segunda, alavancada pela eletricidade, possibilitou a criação de estruturas ainda mais sofisticadas, sendo que a terceira, impulsionada pela digitalização, mudou a forma como enxergamos o mundo.

Agora, a chamada Revolução Industrial 4.0 traz consigo um efeito combinatório de tecnologias e novas formas de se pensar o trabalho em um mundo cada vez mais conectado e influenciado por algoritmos. Hoje, conseguimos embasar quase qualquer decisão em dados, obter e dar respostas imediatas a vontades de nossos clientes e otimizar uma quantidade enorme de procedimentos que antes seriam feitos um a um.

Viver em um contexto onde quase tudo está a um clique de distância também cria expectativas de entregas que acompanhem o ritmo tecnológico dos clientes e que o faça da maneira mais eficiente e humana possível.

É exatamente este o papel do advogado 4.0.

A advocacia 4.0

Saber tudo sobre sua área de atuação, se manter atualizado e ter bom domínio sobre habilidades subjetivas (as soft skills) ainda vai ser um pré-requisito para se consagrar um advogado de sucesso. Conseguir extrair ao máximo os benefícios da nova revolução industrial, entretanto, pode ser a diferença entre ser um advogado na média e alcançar os mais avançados degraus das carreiras jurídicas.

O mercado jurídico brasileiro é um dos mais competitivos do mundo, contando com cerca de 1,2 milhão de advogados e 450 mil funcionários do setor público relacionados ao Judiciário.

Selecionamos algumas das principais ferramentas tecnológicas que podem alavancar a produtividade de advogados independentemente da área de atuação. Separamos esses recursos em ferramentas de aumento de produtividade especificamente criadas para advogados e ferramentas que, muito embora tenham sido idealizadas de maneira mais generalista, servem ao propósito de imprimir maior eficiência ao trabalho de profissionais do Direito.

Para ter acesso a lista completa e às explicações detalhadas de cada um desses recursos disponíveis para advogados, é só clicar aqui e fazer o download do ebook “Como usar a tecnologia para se tornar um advogado 4.0”.

Como sempre, feedbacks são super bem-vindos e esperamos que esse ebook contribua para que a advocacia 4.0 passe a ser uma realidade para o seu escritório!

Usa algum outro serviço que ficou de fora da nossa lista? Deixe seu comentário aqui em baixo!

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)