jusbrasil.com.br
5 de Junho de 2020

Contratei um correspondente jurídico, e agora?

Tenha o controle de tudo que diz respeito à gestão financeira dos correspondentes jurídicos de seu escritório.

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 5 meses

Correspondentes jurídicos diminuem um dos maiores problemas que escritórios com atuação em diferentes comarcas possuem: os gastos com deslocamento. Rodar centenas e às vezes até milhares de quilômetros para fazer um simples despacho, emitir uma certidão ou mesmo fazer uma audiência com objetivo de recusar um acordo da parte contrária pode acabar se mostrando um desperdício de tempo e dinheiro para sua equipe. Mas esse tipo de trabalho requer alguns cuidados específicos que, se ignorados, podem trazer mais dor-de-cabeça do que economia.

Encontrando os melhores correspondentes jurídicos

Nem sempre é fácil encontrar o profissional certo, na cidade certa e com disponibilidade no momento certo para resolver seus problemas, não é mesmo?

O jeito mais intuitivo de se buscar profissionais para fazer diligências e audiências em outras comarcas é a boa e velha indicação. A vantagem das indicações é que, além de você já ter uma referência que ateste o trabalho do profissional indicado, o apelo da proximidade permite um acompanhamento mais ostensivo e por vezes cria um senso de urgência/responsabilidade na pessoa incumbida da demanda.

Mas poucas pessoas têm uma rede de contatos que inclui advogados do Oiapoque ao Chuí. Na verdade, o mais provável é que você até encontre advogados em comarcas próximas a que você milita ou onde se formou, mas se as suas demandas forem mais distantes do que isso, provavelmente será difícil encontrar profissionais disponíveis apenas ativando a sua própria rede de contatos.

Uma alternativa é recorrer a seccional ou sub-seccional da OAB mais próxima para perguntar por referências. Normalmente os representantes da Ordem mantêm listas de profissionais que trabalham com correspondência jurídica ou conseguem pessoalmente ajudar com determinadas demandas.

O problema aqui é que nem sempre os profissionais encontrados dessa forma têm o costume de fazer esse tipo de trabalho e provavelmente cobrarão valores bem acima do praticado no mercado de correspondentes jurídicos.

Existem também as logísticas jurídicas que possuem extensas listas de contatos nas comarcas mais remotas desse país. Elas conferem ainda mais praticidade e simplicidade para o processo, mas cobram um valor considerável por isso.

Por fim, existem sites e softwares especializados com redes de profissionais distribuídos no país todo. Por trabalharem com uma rede extensa de profissionais que já lidam com o trabalho de correspondentes jurídicos, essa alternativa consegue trazer preços mais competitivos por um serviço com um bom nível de qualidade.

O problema dessa alternativa é que, por ser uma rede construída espontaneamente, nem sempre dá para encontrar profissionais em comarcas mais isoladas - o que, em geral, é compensado encontrando profissionais em comarcas vizinhas.

Contratei um correspondente jurídico, e agora?

Contratar um advogado correspondente envolve muita responsabilidade, afinal, ele será um colaborador temporário que levará o nome do seu escritório com ele. Alguma diligências, como fazer cópias ou emitir certidões, podem até não demandar um nível tão grande de cuidado, mas se você utilizar da advocacia correspondente para realizar audiências ou fazer despachos um pouco mais complexos, vale a pena prestar atenção a alguns detalhes.

A depender da localidade e do profissional contratado, pode ocorrer da pessoa não ter internet e não conseguir responder de maneira tão imediata a dúvidas e anseios dos contratantes. O combinado não sai caro e o ideal, em qualquer dos cenários, é deixar tudo bem esclarecido logo no momento da contratação. Informações como o local, o horário, se vai ser feito reembolso dos gastos, qual forma de pagamento, qual posicionamento do escritório e quaisquer outras observações importantes para o trabalho devem ser apontadas o quanto antes.

Acompanhar o desenvolvimento da demanda também é extremamente importante. Ainda que com tudo acertado com antecedência, imprevistos acontecem e pode ser que o profissional tenha alguma questão que deva ser resolvida em conjunto com o contratante pouco antes ou mesmo durante a realização da demanda.

Alguns softwares de contratação de correspondentes jurídicos já são programados para notificar o profissional no dia e algumas horas antes do prazo da demanda, para garantir que tudo vai ocorrer como planejado. Dependendo do sistema utilizado, o contratante pode inclusive acompanhar se o correspondente visualizou a notificação ou não - e buscar alternativas caso ele não tenha respondido.

Definir claramente a forma de pagamento do advogado parceiro é essencial para evitar surpresas na realização da demanda. Alguns profissionais preferem o pagamento antecipado, outros o fazem de maneira parcelada antes e depois do serviço e tem aqueles que aceitam receber tudo ao concluir a demanda. É imprescindível combinar se o deslocamento, as cópias e outros custos também serão reembolsados e como.

Fazer a gestão financeira de correspondentes pode ser um desafio e existem alternativas que viabilizam o pagamento em uma única fatura mensal, simplificando bastante a vida dos gestores.

Após realizada a demanda e feito o pagamento, é importante fazer um balanço da performance do correspondente. Ele respondeu de maneira ágil? Foi solícito às demandas feitas ao longo do trabalho? Passou confiança no desenvolvimento do serviço?

Se você se sentir confortável, passe o feedback para o advogado parceiro, com pontos positivos e pontos a melhorar! Fomentar sua rede de contatos nunca é demais e criar um relacionamento com os correspondentes jurídicos é um ótimo meio de conseguir que suas demandas sejam realizadas de maneira ainda mais segura e eficiente! Se possível, crie uma lista de favoritos e faça a nutrição dessa lista conforme forem surgindo mais demandas nas comarcas dos profissionais que estão nela.

Esperamos que este artigo ajude a melhorar ainda mais a contratação de advogados correspondentes do seu escritório. Quaisquer dúvidas ou sugestões são sempre bem-vindas, deixe aqui seu comentário ou entre em contato com a gente por aqui.

Texto de Kadu Mourão

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parei de atuar como correspondente faz um tempinho.
Foi bom e pagou muitas contas minhas.
Recomendo!
Há plataformas sérias.

O problema eram os valores cruéis que alguns escritórios ou empresas queriam pagar.
Me causava revolta.
Tive que dizer muitas vezes: - Sou uma Advogada e não uma office girl, Doutor! Me respeite!

Continuo com as parcerias antigas e que pagam em dia, observando a Tabela da minha seccional e sem pechincharem os meus honorários.

Odeio barganha e falta de valor ao meu sério e compromissado trabalho.

Valeu, Kadu! continuar lendo

Excelente texto!

Recentemente tive uma experiência muito boa com um advogado correspondente. Além dele ter se saído muito bem na audiência, por ser especialista na área, falamos até em parcerias depois.

Essa interação entre Jusbrasil e Jurídico Certo é legal porque possibilita que você conheça um pouco mais sobre o advogado correspondente, acessando o próprio perfil e lendo seus posts.

Fiz exatamente isso nesse caso que deu muito certo!

Abraços! continuar lendo

Em caso de interesse em correspondente na Paraíba e Estados vizinhos, favor entrar em contato, Dr. Será um prazer! continuar lendo

Oi, @gomesren!

Poxa vida! Muito obrigado pela sua disposição!

Seria um prazer também ter algum processo rolando nesse lindo Estado da Paraíba 🙏

Abraços! continuar lendo

Dr. Pedro.
Também tenho interesse em ser correspondente em Belo Horizontes e comarcas próximas.
email: [email protected] continuar lendo

o problema é quando vc contrata o correspondente através de uma plataforma "confiável", faz o pagamento, o correspondente nao realiza o trabalho, e a plataforma nao lhe reembolsa e muito menos lhe atende ou retorna suas reclamações... continuar lendo

Em caso de interesse em correspondente na Paraíba e Estados vizinhos, só entrar em contato, Dr. continuar lendo

Acredito que o maior problema é o valor oferecido, um absurdo. Oferecem preços insignificantes, como R$ 10,00 para cópias ou protocolos, pagamento ainda mensal, e há alguns colegas que aceitam ainda. Pagam um valor muitíssimo abaixo, isso quando pagam, e ainda com várias exigências. continuar lendo