jusbrasil.com.br
30 de Junho de 2022

7 benefícios comprovados de uma boa gestão do escritório de advocacia

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 2 anos

Geralmente, quando falamos em gestão de escritório de advocacia, logo vem à mente o uso de algum software de gestão ou aplicativos de controle de processos para advogados. Mas essas ferramentas só serão realmente eficazes se você já tiver um método definido de gestão.

Em outras palavras, as ferramentas não são o fim, mas apenas um meio de te ajudar com algo que você já definiu lá atrás: a gestão do seu escritório.

A maioria dos advogados saem da faculdade, passam na OAB e começam a advogar. Com um mar de possibilidades à frente, o jovem advogado consegue uma causa de um parente aqui, outra de um amigo ali e assim vai construindo a sua carteira.

Isso é ótimo! O grande problema é quando não há uma gestão do escritório bem definida, o que atrapalha não só o crescimento do negócio, mas deixa tudo um caos quando esse crescimento acontece.

Quando você percebe, está apenas “tocando” o escritório, sem tempo para nada, sem controle do que entra e sai, sem controle dos processos e da sua equipe, cumprindo prazos no último dia e deixando os clientes esperando uma resposta - às vezes, por semanas.

Isso te parece familiar?

Se sim, você precisa melhorar a gestão do seu escritório de advocacia! E não é necessário um MBA em business ou algo do tipo. Com alguns passos simples você pode melhorar essa parte tão importante do seu negócio jurídico.

E os benefícios de uma boa gestão são incríveis!

No texto de hoje vamos listar 7 deles, para que você não tenha mais dúvidas e se torne um bom gestor em 2020!

Ah, e se quiser aprofundar ainda mais no assunto, clique aqui para garantir sua caga no webinar "Gestão de resultado: pessoas, financeiro e tecnologia", com Tici Amorim.

1 - Você terá objetivos mais claros

Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”

~Lewis Carroll

Essa frase, provavelmente, você conhece. Ela retrata exatamente aquilo que acontece quando você não tem um objetivo bem definido para o seu negócio: você pode parar em qualquer lugar e o seus resultados serão frutos do acaso apenas.

Uma boa gestão do escritório irá mudar isso, pois você terá a clareza necessária das etapas e dos passos a serem seguidos para você alcançar os seus objetivos.

2 - Você terá um método de trabalho

Na faculdade, geralmente, não te ensinam a fazer um fluxograma de trabalho, que estabelece a prestação dos serviços como um projeto a ser gerenciado e executado segundo foi planejado.

Não à toa, a maioria dos advogados têm dúvidas básicas sobre como será o atendimento, como o serviço será prestado, qual preço será cobrado e como garantir a sustentabilidade do negócio ao longo do tempo.

Com uma boa gestão do escritório, esse método de trabalho ficará claro, evitando que você se perca em alguma etapa da execução dos serviços, desde o atendimento às fases de elaboração da peça e recursos nos Tribunais.

3 - Você terá mais controle sobre o tempo

Você já chegou em casa, ao final de um dia de trabalho, exausto, mas com a sensação de que não produziu quase nada, e que necessitaria de mais 24 horas?

Pois é. Controlar o tempo é algo sedutor nos dias atuais. É claro que não podemos controlá-lo no sentido literal da palavra, mas é certo que podemos otimizá-lo.

Uma frase atribuída a Albert Einstein diz que “falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.”

Bom, é aí que entra a gestão de tempo!

Você deve realizar inúmeras atividades repetitivas e apenas operacionais, mas se você puder terceirizá-las, por exemplo, poderá ganhar tempo para se dedicar a outras mais importantes e que estão mais ligadas aos resultados que você busca.

4 - Você terá mais controle dos clientes

Seu negócio precisa de clientes para sobreviver, não é verdade? E você sabe que não adianta ficar parado esperando que eles apareçam, muito menos deixar de cuidar dos que você já possui.

Ter uma boa gestão do escritório de advocacia significa entender que você precisa dedicar tempo - muito tempo - aos clientes. Criar estratégias e diferenciais, ir a eventos, marcar encontros em um café e fazer contatos são coisas tão importantes quanto estudar sobre a sua área de atuação.

O estudo e o relacionamento com o cliente, na verdade, precisam andar juntos, pois não adianta nada ser o melhor naquilo que você faz se os clientes não reconhecem o seu valor ou, pior ainda, se eles não sabem o que você tem a oferecer.

É por isso que empresas já consolidadas no mercado, como Apple, Nike e Coca-Cola investem milhões de dólares para manter seus clientes e divulgar seus produtos.

5 - Você terá uma equipe definida e engajada

Se você reparar, todas as empresas de sucesso possuem alguém responsável pela gestão do negócio ou por alguma área específica.

A própria Apple que acabamos de citar, por exemplo, tem o seu CEO, o diretor administrativo da “Grande China” e o vice-presidente sênior de marketing mundial.

Dentro de um escritório também existem diversas ramificações que precisam ser trabalhadas, como organização, estratégias, desenvolvimento de mercado e relacionamento com o cliente. O ideal é que essas áreas e suas respectivas tarefas sejam definidas e distribuídas de acordo com a personalidade, experiência e capacidade de cada integrante da equipe.

Além de aumentar significativamente os resultados a longo prazo, respeitar essas individualidades contribui para manter a equipe engajada, pois cada um irá trabalhar de acordo com as suas habilidades.

Se você advoga sozinho, pode ser que acumule todas as funções do escritório, mas você pode ter a ajuda de um contador para elaborar o seu planejamento financeiro. Já é um começo.

6 - Você ficará mais tranquilo com a definição das tarefas

Existe coisa pior que prazos e coisas urgentes caindo no seu colo o tempo todo para serem resolvidas?

É claro que algumas situações são impossíveis de prever, como um caso urgente que precisa ser resolvido imediatamente, mas ter uma boa gestão do fluxo de tarefas dentro do escritório é essencial para você ficar mais tranquilo e ter aquela sensação de controle.

E aqui não estamos falando daquele chefe chato que “fica em cima” o tempo todo cobrando a conclusão do prazo, mas, sim, daquele que tem um bom gerenciamento do escritório e sabe da importância de implementar um bom fluxo de trabalho, delimitar prazos, delegar as atividades aos colaboradores corretos e automatizar o que for possível.

Conclusão

Num conceito simples, gerir é organizar um sistema para que você consiga alcançar o seu objetivo. Mas o maior benefício de uma boa gestão não é simplesmente definir um objetivo, mas, sim, todas as etapas e também os passos necessários para alcançá-lo.

Com isso, você tem autonomia para criar e delegar tarefas, eliminar outras e dedicar todos os seus esforços àquilo que faz parte da essência do seu escritório de advocacia, e é isso que lhe dará sustentabilidade e, consequentemente, um futuro brilhante.

Quer saber mais sobre o assunto? Participe do webinar “Gestão jurídica de resultado: pessoas, financeiro e tecnologia”, com Tici Amorim.

Nesse webinar, para além dos temas trabalhados, falaremos sobre tecnologia, precificação de serviços advocatícios, gestão de pessoas e processos e gestão financeira de escritórios.

Empreendedora serial com especializações nas áreas de gestão, marketing e empreendedorismo, Tici sempre atuou na estruturação de negócios e otimização de gestões aliadas à crescimento em vendas.

Ela enxerga a tecnologia como o maior vetor de otimização da gestão em qualquer segmento, principalmente nos tradicionais como Advocacia.

>>> Clique aqui para garantir sua vaga no webinar

Texto por Pedro Custódio

Informações relacionadas

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 2 anos

Gestão eficiente para escritório de advocacia: 4 passos básicos

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 2 anos

Gestão de escritório de advocacia: tudo que você precisa saber sobre isso

Roberta Ferreira Xavier, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo de Proposta de Honorários

Winicius Lima, Advogado
Artigoshá 7 anos

Qual a principal dificuldade que você encontra na advocacia?

ADVBOX Escritório Online, Advogado
Artigoshá 3 anos

Gestão de escritório de advocacia à distância e com excelência

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Uma outra dica que ajuda muito o advogado a manter o foco no que importa é terceirizar tudo que não for a principal atividade do escritório. Existem empresas que oferecem serviço de terceirização financeira, por exemplo, a um preço muito inferior se comparado a contratar alguém internamente. Além de economizar dinheiro, o melhor de tudo é poder contar com profissionais que se sabem exatamente o que estão fazendo e buscam sempre as melhores práticas e tecnologias. continuar lendo