jusbrasil.com.br
7 de Abril de 2020

Dicas para se manter inovador em um mundo conectado

Compartilhando conhecimento, realizando contratações e ampliando o universo jurídico por meio da Internet.

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 2 meses

Refletir sobre como estamos localizados no mundo e sobre as mudanças constantes no ambiente em que vivemos é uma tarefa importantíssima que auxilia um bom profissional a estar em dia com o presente. É muito comum falarmos sobre o fenômeno do overload de informação dos tempos atuais, ou seja, o fato de que estamos sujeitos à tantas fontes de informação e influências diversas com o uso da Internet que muitas vezes nos vemos desorientados.

Em tempos de fake news, e de instabilidade político-social, a Internet e a digitalização do mundo muitas vezes são apontadas como males sociais. Isso porque, apesar de ter facilitado a vida em diversos aspectos, agora devemos nos preocupar com detalhes importantes que dizem respeito ao nosso direito à privacidade e ao controle da informação massiva que recebemos.

Nesse texto, o que eu pretendo fazer é dar um panorama para você, profissional do mundo jurídico, que te permita “hackear” seu dia a dia e transformar sua vida online em uma jornada educacional e criativa. É hora de tentar ganhar algum controle sobre o nosso próprio fluxo de informações.

Eu controlo aquilo que eu recebo?

É comum falarmos de ‘algoritmos’ com um medo inato. Algoritmos estariam controlando nosso acesso à informação, seriam responsáveis pela manipulação de eleições políticas de extrema importância, e seriam, fundamentalmente, uma forma de controle invisível sobre a vida humana.

Não podemos ver as coisas apenas por essa ótica.

Creio que parte de saber lidar bem com a tecnologia é enxergar que possuímos ferramentas maravilhosas nos dias atuais, e que quanto melhor soubermos lidar com elas, melhor poderemos lidar com nosso próprio cotidiano.

Um algoritmo não é nada mais, nada menos do que uma linha de comando dado ao computador, que o faz obedecer ordens. Pode ser utilizado para realização de análise de dados em massa, e para a criação de perfis. Agora vamos pensar o seguinte: se esse é o modo como muitos dos conteúdos que eu consumo chegam até mim, via redes sociais ou sites da Internet, qual o tipo de perfil está sendo traçado sobre mim e retroalimentado por esses canais?

Isso implica, basicamente, em tentar entender o conteúdo que você tem recebido e parado efetivamente para ler. Tente se perguntar: eu gosto do conteúdo que recebo em minhas redes sociais, ou em meus e-mails? São conteúdos que me auxiliam em minha vida profissional?

Aqui vão algumas dicas objetivas:

- Repare naquilo que você “curte” nas redes e se pergunte se esse material está alinhado com a pessoa que você quer ser, e com seus interesses genuínos. É comum passarmos horas nas redes sociais consumindo um conteúdo que não nos interessa tanto, mas que simplesmente está disponível.

- Estimule conteúdo que tenha a ver com seu interesse profissional atual. Persiga aquilo que você gostaria de aprender. Se você é um advogado trabalhista, e quer ter atualizações sobre os últimos pensamentos sobre a Reforma Trabalhista, procure meios de entrar em contato com o pessoal que está falando sobre isso, e garantir que você seja parte do fluxo que vai receber essas informações. Descubra as revistas digitais que façam esse tipo de discussão, e aproveite para se conectar com autores do Brasil, ou talvez até mesmo do mundo inteiro que pesquisem o mesmo assunto que você.

- Siga pessoas que comentam assuntos que te interessam, mesmo que a opinião delas não seja alinhada com a sua. Isso vai te estimular intelectualmente, e auxiliar na sua construção argumentativa.

- Não tenha medo de procurar por novas formas de receber conhecimento. Isso pode significar se engajar em debates online, procurar por formas eficientes de absorver conteúdo (vídeos, mapas mentais, artigos publicados online), fazer cursos online, ou baixar aplicativos educativos que ajudem com alguma habilidade que você deseja aprender. Por exemplo, há aplicativos que transformam o aprendizado básico de programação em um pequeno jogo interativo, o que pode ser uma boa maneira de gastar seu tempo caso isso seja um interesse profissional ou pessoal.

- Limpe seu e-mail. Às vezes, ficamos com uma caixa de entrada cheia de conteúdos irrelevantes, muitas vezes advindos de sites no qual demos o aceite para receber notícias e propagandas, até mesmo sem querer! Para evitar isso, um costume que eu tenho é possuir um e-mail apenas para cadastros em sites e aplicativos.

- Utilize seu e-mail de forma inteligente: assinar newsletters de sites jurídicos é um bom modo de se manter atualizado como profissional da área e receber as principais notícias. A dica que não pode faltar aqui é a Jusbrasil Newsletter, na qual você pode receber os principais artigos publicados em nosso blog com frequência diária, semanal ou mensal.

Boas ferramentas facilitam meu dia a dia

Entender a tecnologia como uma ferramenta a ser utilizada implica em compreender suas forças e fraquezas. Fato é que muitas das mudanças advindas com as últimas inovações foram positivas para os advogados. A digitalização de processos permite um acesso instantâneo aos autos e possibilitou a expansão de escritórios de modo a extrapolar fronteiras físicas.

A informação sobre questões jurídicas também se encontra muito mais democratizada. Um bom exemplo é o próprio feed de artigos do Jusbrasil diariamente, no qual conteúdo de qualidade é publicado com linguagem simples e acessível, e no qual debates importantíssimos são feitos a todo momento na seção de comentários, conectando profissionais do Brasil inteiro que estejam interessados por um mesmo assunto.

Enquanto no passado a contratação de correspondentes jurídicos para realização de diligências em Comarcas diversas da do advogado contratante era muito mais difícil, devido à escassez de profissionais e até mesmo à dificuldade de se estabelecer contato com um correspondente, hoje há plataformas online que centralizam esse tipo de informação em um só lugar, como é o caso do Jurídico Certo. Isso permite uma facilidade exponencial para encontrar correspondentes em cidades menos populosas, ou encontrar um profissional que auxilie na realização de demandas urgentes.

Entendo alguns dos maiores desafios do mundo atual, e não isento a contribuição da tecnologia para aumentar esses problemas. Mas o fato é que em um mundo de tão distintas possibilidades criadas por nossa cultura de inovação, é valioso avaliar não apenas as dificuldades, mas também se permitir dominar soluções para problemas antigos.

Você tem algum artigo ou autor preferido no blog do Jusbrasil? Acompanha alguma newsletter? Já utilizou o Jurídico Certo? Deixe comentários aqui abaixo e conta para gente sobre como você se mantém atualizado em um mundo de inovações constantes, e quais dicas você têm para outros profissionais.


Texto de Manu Halfeld

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)