jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2022

O que devo procurar em um software de contratação de correspondentes?

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
há 2 anos

A integração da tecnologia com a profissão jurídica é uma realidade no cotidiano do profissional do Direito nos tempos atuais. Utilizamos computadores conectados à nuvem para que possamos compartilhar arquivos com todo o escritório de maneira fácil, instantânea, e organizada.

Ferramentas de controle de tarefas, como o Trello e o Todoist substituíram as antigas listas de afazeres anotadas à mão. Softwares de time tracking, conjugados à técnicas como o uso do Método Pomodoro visam o aumento da produtividade, junto à observância exata do tempo trabalhado.

Estamos cada vez mais utilizando ferramentas que nos permitem otimizar nossa gestão de trabalho, e fazem com que o tempo que gastávamos sem o uso da tecnologia seja redirecionado para tarefas intelectuais que exigem maior foco e raciocínio.

Uma área da advocacia que passou por esse tipo de mudança é a contratação de correspondentes, ou seja, contratação de advogados parceiros que realizam diligências em comarcas diferentes daquelas na qual atua o contratante. Com uma advocacia que cada vez mais extrapola fronteiras, a criação de softwares de contratação de correspondentes veio como uma solução tecnológica essencial a fim de evitar métodos antigos.

Saímos da era em que a contratação de correspondentes estava limitada apenas às indicações de outros profissionais ou às listas de contatos das Seccionais da Ordem de Advogado do Brasil, e entramos na era da tecnologia.

Esses softwares funcionam como espécies de “Ubers jurídicos”: fazem a ponte entre o contratante e o correspondente mais adequado para responder à sua demanda. Elencamos, nesse texto, algumas das características essenciais que seu escritório deve ter em mente antes de escolher o software de contratação de correspondentes ideal.

A abrangência da plataforma

O primeiro passo para decidir pela contratação de um software que te conecta à correspondentes jurídicos é, sem dúvidas, entender sua abrangência. Pergunte quantos correspondentes estão cadastrados na plataforma, e quantas comarcas são atendidas.

Ao todo, temos 2.702 comarcas no Brasil - comparar esse número com a quantidade de comarcas atendidas pelo sistema é uma boa técnica que te permite delinear a verdadeira abrangência do software.

Ter noção da abrangência do programa que você visa contratar é de suma importância. Hoje, alguns dos principais fatores de flutuação de preço nesse mercado dizem respeito às demandas de urgência, bem como às demandas a serem realizadas em cidades do interior do Brasil, nas quais é mais difícil encontrar profissionais que realizem o serviço.

Uma plataforma que conte com um número expressivo de profissionais te auxilia a contornar esses desafios, e permite uma média de preço justa. A quantidade elevada de profissionais em comarcas da capital garante a qualidade do serviço, e a abrangência territorial em cidades do interior são essenciais para efetivação de qualquer diligência.

Disponibilização de informações relevantes sobre o correspondente

Uma boa plataforma para contratação de correspondentes jurídicos deve te permitir entender o perfil do correspondente que você está prestes a contratar.

Algumas características são importantes na hora da contratação de um correspondente jurídico, e são valorizadas por grandes escritórios de advocacia, como a diligência do profissional, sua boa capacidade em comunicação, e uma postura ativa em resolução de problemas.

Uma boa ferramenta de contratação de correspondentes jurídicos deve permitir um feedback sobre os correspondentes contratados, de modo que esse tipo de informação esteja facilmente disponível ao contratante. Além disso, informações que dizem respeito ao tempo de resposta do profissional, e às suas habilidades para realizar diligências diversas podem ser valiosas para garantir uma boa contratação.

Isso requer uma avaliação do correspondente em habilidades diversas - realização de audiências, acompanhamento de processos, emissão de guias e negociação. Profissionais possuem habilidades diferentes, e é importante que a ferramenta te permita entender como aquele profissional atua em diferentes áreas, e qual a sua qualidade de entrega para trabalhos específicos.

Procure ferramentas que te permitam salvar uma lista de “correspondentes favoritos”, evitando que você perca o contato e a avaliação de profissionais eficientes que prestaram bons serviços no passado. Essa é outra boa forma de lidar com as necessidades criadas por demandas de urgência.

Uso de inteligência artificial em softwares de contratação de correspondentes jurídicos já é uma realidade

Imagine um software de contratação de correspondente jurídico que procure o correspondente mais adequado para sua demanda, em localização próxima do local de cumprimento da sua diligência? Parece bom, certo?

Agora imagine se você pudesse inserir um valor máximo pelo qual você estaria disposto a pagar pelo cumprimento da diligência, e que o próprio programa fosse capaz de negociar por você.

Esse tipo de programa já existe!

Hoje, a inteligência artificial permite um tempo de resposta ágil para a contratação de correspondentes. Isso se dá via seleção de correspondentes com boas avaliações próximos ao local de cumprimento da diligência, que atenda à critérios como compatibilidade de preço com a oferta do contratante.

Não apenas isso, mas o uso de bots de chat permite que a própria negociação do serviço seja realizada de forma automatizada, poupando tempo do contratante, que pode enviar diversas diligências em lote e deixar que o robô faça seu trabalho para facilitar a escolha do profissional ideal.

Todas essas características estão presentes no Jurídico Certo, software de contratação de correspondentes com mais de 161 mil profissionais jurídicos associados, e com abrangência em todas as comarcas brasileiras. Com um tempo de resposta automatizado de no máximo 90 minutos, e tempo médio de 9 a 12 minutos para encontrar correspondentes jurídicos nas capitais brasileiras, reúne os melhores atributos no que se diz respeito à qualidade de uma ferramenta de contratação de correspondentes.

Conta pra nós: que tipo de serviços você gostaria de ver em um software de contratação de correspondentes? Já usou o Jurídico Certo? Como foi sua experiência?


Texto de Manu Halfeld

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)