jusbrasil.com.br
20 de Outubro de 2021

Contratando bons correspondentes jurídicos em tempos de pandemia

Dicas para encontrar o profissional ideal para a demanda do seu escritório em tempos de Covid-19.

Blog do Jusbrasil
Publicado por Blog do Jusbrasil
ano passado

Mesmo com a suspensão dos serviços presenciais da justiça causada pelo Covid-19, o serviço de contratação de correspondentes jurídicos continua necessário e essencial no Brasil.

Estamos vivendo um cenário com alto volume de demandas, ocasionado pelas grandes mudanças econômicas, sociais e legais que a pandemia gerou ao país. Os correspondentes jurídicos têm se reinventado para continuar a prestar um serviço de qualidade aos maiores escritórios brasileiros.

Sustentações orais em audiências virtuais, elaboração de pareceres especializados, e auxílio com o marketing jurídico dos escritórios: essas são algumas habilidades mais procuradas atualmente em um profissional.

Separamos, aqui, algumas dicas para que você sempre encontre profissionais qualificados para os serviço de diligências.

Defina: qual aptidão você procura?

O mercado de correspondentes jurídicos tem se tornado cada vez mais especializado.

É importante ter noção de que profissionais diferentes possuem habilidades diferentes. Alguns são especialistas em realizar sustentações orais de qualidade, enquanto outros possuem aptidões voltadas para a redação de peças jurídicas e elaboração de pareceres dentro de uma determinada área do direito.

Se você precisa contratar um correspondente jurídico, reflita: qual a habilidade mais importante para realizar aquela tarefa? Seria oratória? Boa capacidade de negociação? Ou, quem sabe, conhecimento e experiência sobre um tópico específico?

Acione seus correspondentes favoritos

Os correspondentes jurídicos que prestavam serviços ao seu escritório antes da pandemia do Covid-19 provavelmente estão passando por uma etapa de reinvenção profissional para se adaptarem à digitalização crescente da justiça.

Se você já tinha uma lista de profissionais de confiança, busque-os para realizar diligências que possam liberar tempo para que seu escritório foque em tarefas mais centrais.

Elaboração de pesquisas e pareceres atualizados sobre as mudanças normativas e jurisprudenciais com a pandemia, realização de protocolos digitais, sustentações orais no formato virtual, emissão de guias e atualizações dos andamentos do processo: essas são algumas tarefas que podem ser delegadas para os correspondentes jurídicos.

Tenha um checklist em mãos

Um problema bem delimitado é um problema semi-resolvido.

Essa frase do Charles Kettering está nas paredes de um dos escritórios do Jusbrasil e se aplica a praticamente todos os problemas - da elaboração da tese mais sofisticada até a lista de compras da semana.

Por isso recomendamos que você tenha em mãos uma lista das habilidades e atributos que você procura em um correspondente e da prioridade de cada uma deles - lembrando sempre que atributos mais escassos levam a valores melhores.

Você precisa de uma resposta rápida? A pessoa precisa ter desenvoltura para resolver algum problema? É importante que tenha alguma especialização?

Essas e outras perguntas precisam estar na ponta da sua língua ao buscar por um profissional para sua demanda! Fizemos um checklist modelo para te ajudar nisso, se quiser conferir é só clicar aqui.

Encontre profissionais bem qualificados online

O trabalho no mundo digital se fortaleceu muito com a pandemia. O próprio sistema de justiça está investindo na digitalização crescente dos processos e realizando atendimentos virtuais a fim de resguardar a saúde dos profissionais da área jurídica.

Por sorte, o ambiente virtual é também o melhor lugar para encontrar profissionais qualificados para auxiliarem o seu escritório.

No LinkedIn, ao buscar "advogado correspondente", você encontra profissionais de todo o Brasil, Em seus perfis, é possível acessar as experiências profissionais passadas desses advogados.

O Jurídico Certo, por sua vez, é um software de contratação de correspondentes jurídicos que possui mais de 164 mil advogados cadastrados.

Uma vantagem do Jurídico Certo é a ferramenta de avaliação de correspondentes jurídicos. Quando você utiliza o Jurídico Certo, você tem acesso acesso às opiniões dadas por outros escritórios de advocacia que já contrataram aquela pessoa, bem como avaliações específicas do desempenho do correspondente para diferentes demandas.

Seu escritório tem contratado diligências? Como você vê a reinvenção da profissão de correspondência nos tempos atuais?

Conte para nós nos comentários e aproveite a oportunidade para conhecer melhor o Jurídico Certo.


Texto de Manu Halfeld

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)