jusbrasil.com.br
30 de Junho de 2022
    Adicione tópicos

    Como o acompanhamento processual automático pode melhorar a sua produtividade

    É possível ter dias mais produtivos, que nem sempre têm a ver com concluir uma lista enorme de tarefas, mas com sentir que tudo está no seu devido lugar, acontecendo como deveria acontecer.

    Blog do Jusbrasil
    Publicado por Blog do Jusbrasil
    há 2 anos

    Você pode melhorar significativamente sua produtividade no escritório, pensar com mais inteligência, desenvolver soluções mais criativas e ganhar mais tempo e tranquilidade automatizando o acompanhamento processual do seu escritório.

    Nessa época em que temos muitos livros para estudar, cursos para concluir, clientes para atender e vários processos em andamento, fica fácil de nos perder em algum momento.

    Mas aí você se lembra de que, na verdade, você não pode se perder.

    Existem diversos livros, artigos, palestras, eventos e workshops que tentam dar a resposta ou os melhores hacks para alcançar a alta performance produtiva e viver dias mais tranquilos nessa comunidade lusófona.

    E tem muita coisa boa por aí mesmo.

    Só que, talvez, o grande segredo para conseguir viver dias mais tranquilos seja entender que nós mesmos é quem abraçamos os compromissos que acabam tomando quase todo o nosso tempo.

    Existe até um princípio que explica isso: o Princípio de Pareto, no qual, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

    Em outras palavras, 80% da sua falta de tempo vem de 20% dos seus compromissos e, geralmente, são aqueles que simplesmente abraçamos, sem qualquer reflexão ou que poderiam ser automatizados, como, por exemplo, acompanhar seus processos.

    Levando em consideração o acesso em cada site dos diferentes tribunais, a busca de processo por processo e o preenchimentos dos captchas – aqueles testes para certificar que você não é um robô –, esse monitoramento leva em média 4 horas para atualizar 50 processos.

    Um grande vilão da produtividade, pois acaba tomando o tempo que você poderia utilizar em projetos que são realmente importantes e que, ao concluí-los, te trazem o tão desejado sentimento de dever cumprido.

    E você pode conseguir isso implementando essas 3 dicas.Imagine se você pudesse agora dizer não para tudo aquilo que te afasta das coisas que são importantes para você, e abraçar apenas o que você acredita que te levará para o próximo nível de vida e carreira jurídica.

    Tudo é um processo, claro, e algumas coisas que chegam até nós não dá para deixar de lado ou simplesmente recusar como muitos gurus do desenvolvimento pessoal pregar por aí. São muitos fatores envolvidos e cada um tem a sua realidade.

    Mas é possível ter dias mais produtivos, que nem sempre têm a ver com concluir uma lista enorme de tarefas, mas com sentir que tudo está no seu devido lugar, acontecendo como deveria acontecer.

    E você pode conseguir isso implementando essas 3 dicas.

    1. Coloque o acompanhamento processual no piloto automático

    Existem algumas formas de fazer o acompanhamento processual do seu escritório.

    Uma delas pode ser visitar os sites dos tribunais e consultar os respectivos Diários Judiciais, colocando o número da sua OAB e verificando, um a um, processo por processo, se houve movimentações.

    A outra forma, mais criativa e inteligente, é automatizar as consultas de andamentos dentro de um sistema confiável que te notifique sempre que houver qualquer atualização, garantindo mais tempo, produtividade e tranquilidade.

    Cadastrando o seu nome e número da OAB, seus processos ou nome de pessoas específicas, os robôs são capazes de buscar todas as informações relacionadas nos diários oficiais ou tribunais e disponibilizar na sua caixa de entrada.

    Você não acha que é hora de dizer adeus às planilhas de acompanhamento processual?

    2. Procure concentrar tudo o que você gerencia em uma única ferramenta

    Grande parte do stress da maioria dos advogados e gestores de escritórios de advocacia vem da falta de organização do fluxo de trabalho e das informações que chegam.

    São planilhas para acompanhar processos que apenas uma pessoa tem acesso ou que não são atualizadas corretamente, documentos que vêm e vão em e-mails e, o pior, aquela sensação horrível de que tem alguma coisa que não está sob o seu controle.

    Mas você pode acompanhar seus processos, as publicações vinculadas ao seu nome ou à sua OAB, bem como todos os prazos do escritório em um único lugar, e isso ajuda bastante na sua produtividade.

    O trabalho leva mais tempo quando está desorganizado e, quanto mais estrutura e organização você incorporar ao seu tempo de trabalho, mais fácil será aproveitar melhor o seu tempo de vida.

    3. Tire as coisas da sua cabeça e confie as notificações e lembretes aos aplicativos

    Quando você tem uma ideia ou precisa lembrar de algo em algum momento, como você insere isso na sua lista de tarefas?

    Aquela falsa ideia de que “ah, depois eu lembro"é o ponto de partida para a baixa produtividade. Acreditem.

    Enquanto você está ocupado se lembrando de não esquecer alguma coisa que você precisa fazer, é provável que sua mente não esteja aberta - pelo menos não em sua capacidade máxima - para executar outras.

    Ou melhor, se você está com a cabeça cheia de coisas das quais não pode se esquecer, não há novas ideias, novas soluções, criatividade e momentos tranquilos ou relaxantes, mas apenas coisas que não podem ser esquecidas ocupando sua mente.

    Nesse caso, uma agenda pode te ajudar com isso ou um simples app que contenha sua lista de tarefas e te lembre periodicamente de tudo o que você precisa fazer - mas você precisa criar o hábito de anotar para que isso funcione.

    Quando pensamos nos prazos ou acompanhamentos processuais, você pode ter também um sistema que te envie alertas automáticos sempre que houver alguma movimentação do processo ou quando chegar uma nova publicação atribuída à sua OAB.

    Você só perderá o andamento de um processo se quiser.

    É a maneira mais eficiente de se manter informado de todos os seus processos, sem ficar com aquela pulga atrás da orelha sobre em que pé está determinado processo.

    Conclusão

    A forma de acompanhar os processos diz muito sobre a sua produtividade e crescimento do seu escritório.

    E você pode ser mais produtivo colocando o acompanhamento processual no piloto automático e concentrando todas as que chegam até você em um único lugar.

    O Escritório Online do Jusbrasil, inclusive, pode ser esse lugar que você busca.

    Tenha um trabalho mais organizado e dias mais produtivos clicando aqui.


    Texto de Pedro Custódio

    Informações relacionadas

    Blog do Jusbrasil
    Artigoshá 6 meses

    Jurimetria: o que é e sua importância para o futuro da advocacia

    Blog do Jusbrasil
    Artigoshá 2 anos

    Conheça 5 tecnologias que podem impulsionar os resultados do seu escritório

    Blog do Jusbrasil
    Artigoshá 7 meses

    Planilha de Acompanhamento Processual: baixe agora gratuitamente

    Petição Inicial - TJSP - Ação Agravo de Instrumento com Pedido de Efeito Suspensivo - Execução Fiscal

    Blog do Jusbrasil
    Artigoshá 7 meses

    Como impedir que seu escritório seja vítima de cybercrimes?

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Pela explicação parece ser uma ótima ferramenta. Mas não mostrou ou indicou nome ou nomes de programas e nem custo. continuar lendo

    Eu tenho advise há muitos anos.
    O Jus brasil faz a mesma coisa que que o advise, faz mais, substitui o advise, não substitui, o que faz então? continuar lendo

    Boa propaganda, mas faltou o preço. continuar lendo